Quem paga batida de carro?

Perguntado por: Tomás Oliveira  |  Última atualização: 4. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)

Regra Geral: Em muitos casos, o condutor do veículo é considerado o principal responsável pelos danos causados em um acidente de carro. Isso se deve ao fato de que o condutor tem o controle direto do veículo e deve obedecer às leis de trânsito e dirigir de maneira segura.

Quem bate em um carro é obrigado a pagar?

Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado. No entanto, se o acidente foi causado por negligência do condutor, a empresa pode cobrar os custos do reparo dele.

Quem paga no acidente de carro?

O culpado pelo acidente deve uma indenização para a vítima. Porém, se ele possuir seguro do veículo, o responsável pelo pagamento será a própria seguradora. Neste caso, destacam-se as indenizações abaixo.

Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?

O culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto? Sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto. Essa responsabilidade recai sobre o causador do acidente, tenha ele um seguro ou não.

O que a lei fala sobre batida de carro?

Em um acidente sem vítima, deve observar o disposto no artigo 178 do CTB, segundo o qual, inexistindo vítimas, o condutor deve adotar as providências necessárias para remover o veículo do local, desde que essa medida seja necessária para assegurar a fluidez do trânsito.

ENGAVETAMENTO DE CARROS - QUEM PAGA O PREJUÍZO?

35 questões relacionadas encontradas

O que o causador do acidente deve pagar?

A regra é muito simples: -> Quem deu CAUSA ao acidente é o RESPONSÁVEL pelo pagamento dos prejuízos, INDEPENDENTEMENTE do culpado ou vítima terem ou não seguro dos carros.

O que fazer se alguém bater no meu carro?

Bateram no meu carro: o que fazer? Passo a passo
  1. Garanta sua segurança e de todos os envolvidos. ...
  2. Verifique a gravidade do que aconteceu com o carro e se é possível rodar nele. ...
  3. Converse com os envolvidos e não admita nem coloque culpa. ...
  4. Troque informações necessárias. ...
  5. Faça um registro de fotos e vídeos de tudo que aconteceu.

De quem a seguradora cobra o prejuízo?

Quem é o credor originário para cobrar os prejuízos é o próprio segurado. Mas, quando o segurado aciona a apólice de seguro, ele deixa de ser o credor originário, passando o seu direito ao segurador. Em muitos casos, o responsável pelos danos, se exime da responsabilidade, cabendo ao segurado acionar a seguradora.

Como a seguradora cobra o culpado?

Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.

Quando bate o carro paga franquia?

Perda parcial. Caso você sofra um sinistro coberto pelo seu seguro que resulte em perda parcial, você deve realizar o pagamento da franquia. Tenha em mente que isso significa acidentes que causam danos inferiores a 75% do valor do veículo segurado.

Como saber quem está errado em uma colisão?

Vejamos: "Normalmente, em colisões de veículos, culpado é o motorista que caminha atrás, pois a ele compete extrema atenção com a corrente de tráfego que lhe segue à frente. Mas a regra comporta exceção, como a frenagem repentina, inesperada e imprevisível do veículo da frente". (RT, 363/196).

Quem bate na lateral do carro é o culpado?

Qualquer motorista pode ser culpado em um acidente de colisão lateral/frontal, tanto o carro que sofreu a colisão lateral como o carro que bateu na lateral do outro.

Como cobrar o prejuízo de um acidente de trânsito?

Para tanto, basta que ambos compareçam a uma delegacia, ou façam o registro virtual, citando todos os detalhes, anexando fotos do local e dos veículos após o acidente. É importante também colher os dados de testemunhas.

Sou obrigado a pagar peças originais?

A responsabilidade é toda do fabricante ou do importador (no caso de não haver fabricante em território nacional), que devem oferecer peças originais e novas, segundo o artigo 21 do CDC.

Sou obrigado a levar o carro na oficina da seguradora?

A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.

É necessário apresentar 3 orçamentos?

Quantos orçamentos devem apresentar? Não existe regra específica que determine a realização de 3 (três) orçamentos, porém, a realização de mais de um orçamento obedece ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade, pois garante que o pagamento do dano seja no valor mais justo possível.

Quando o seguro cobra do culpado?

A seguradora poderá cobrar o reembolso do culpado pelo valor que ela pagou no reparo do seu veículo. Mas, o valor que você pagou de franquia, deverá ser solicitado por você ao culpado. Essa é uma prática comum entre as seguradoras, seja a Azul Seguros, seguro Liberty, entre outras.

Quem bate na traseira tem que pagar?

Colisão na traseira de veículo gera obrigação de ressarcimento — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Em quais situações o seguro não cobre?

Fraude e Estelionato: A Seguradora não cobre danos decorrentes de atos fraudulentos ou criminosos, como simular um acidente ou apresentar documentos falsos. Habilitação Vencida ou Inexistente: Dirigir sem a devida habilitação ou com a carteira vencida invalida a cobertura do seguro.

Quem bate na traseira é o culpado?

Entendimento do TJDFT. Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

Tem que pagar franquia para terceiros?

Existe franquia de seguros contra terceiros? Você deve estar se perguntando se o seguro contra terceiros tem franquia. A resposta é não, ou seja, se você se responsabilizar por algum acidente de trânsito, não é preciso pagar nenhuma quantia a mais para a seguradora.

O que acontece se eu bater em um carro que tem seguro?

Devo acionar qual seguro? Caso o motorista que bateu no seu carro tenha seguro, poderá acionar o mesmo para pagar os reparos de seu veículo. No caso dele não ter, você poderá solicitar que o mesmo pague o valor da franquia da sua apólice do seu seguro e assim amenizar o prejuízo com os reparos.

É necessário boletim de ocorrência para acionar o seguro?

Com todos esses dados, é hora de avaliar a situação e se for necessário, acionar a Justos para que você tenha todo o suporte nesse imprevisto. Além disso, o boletim de ocorrência é opcional para acionar o seguro auto. Se preferir, pode fazer um B.O online e apresentar à seguradora.

O que acontece depois de registrar um boletim de ocorrência de trânsito?

Após o registro do boletim de ocorrência, o documento é encaminhado para a delegacia responsável, onde será analisado por um delegado. Dependendo da gravidade e natureza do incidente, a investigação pode ser iniciada imediatamente.

Quem paga a franquia em caso de colisão?

A franquia é a parte do prejuízo que o segurado deverá arcar em caso de sinistro. Por isso, dependendo da situação, não vale a pena acionar o seguro, pois, se o valor do conserto for menor do que o da franquia, o seguro não se responsabilizará.

Artigo anterior
Quantos por cento têm de mata no Brasil?
Artigo seguinte
Como diminuir o espaço entre a boca e o nariz?