Qual a ligação química do cloro?
Perguntado por: Lorena Oliveira | Última atualização: 15. Mai 2024Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)
Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos.
Qual tipo de ligação na CL?
A ligação iônica acontece entre um metal e um ametal; no caso do cloreto de sódio, o metal sódio (Na) doa um elétron para o ametal cloro (Cl), ficando assim ambos estáveis eletronicamente.
Qual e a fórmula química do cloro?
Representação do elemento químico cloro (Cl). O cloro (Cl) pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como família dos halogênios. Em temperatura ambiente, é um gás (Cl2) de coloração amarelo-esverdeada, odor característico e altamente irritante ao trato respiratório e aos tecidos oculares.
Qual tipo de ligação química existe no gás cloro?
Questão A ligação química existente entre os átomos de cloro na molécula do gás cloro é do tipo covalente. dupla apolar.
Qual o tipo de ligação química?
Existem três tipos de ligações químicas:
a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas; a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência; a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.
#4 - Como Ajustar o PH e o Cloro da Piscina
Quantas ligações o cloro pode fazer?
Como o cloro possui 6 elétrons na camada de valência, então, possui três pares de elétrons não ligantes e pode realizar até 3 ligações covalentes dativas.
Quais são as 4 ligações químicas?
- Ligação iônica ou eletrovalente.
- Ligação covalente ou molecular.
- Ligação covalente dativa ou coordenada.
- Ligação metálica.
Qual o tipo de ligação química é formada entre alumínio e cloro?
é um composto covalente, pois a reação violenta com água é característica desses compostos. é um composto iônico, já que é formado pela ligação de um metal (alumínio) com um ametal (cloro).
Quantas ligações o carbono faz com o cloro?
4 ligações entre o carbono e os átomos de cloro (as ligações são simples porque o átomo de cloro só necessita de uma ligação para atingir o octeto); Nenhum elétron não ligante no átomo central (todos os elétrons da camada de valência do carbono estão sendo utilizados nas ligações com os átomos de cloro).
Quais são os tipos de cloro?
Você encontrará cloro para venda no mercado em formato líquido, granulado, flutuante ou mesmo em pó. O líquido, como é de se supor, tem fácil dissolução e baixo investimento. Entretanto, seu teor de cloro ativo é baixo. O granulado, geralmente o mais comprado, necessita ser dissolvido antes de aplicado na água.
Qual e a origem do cloro?
O cloro em sua forma pura foi descoberto em 1774 por Carl Wilhelm Scheele, um químico de ascendência alemã e sueca. Foi produzido em uma reação de óxido de manganês (IV) com ácido clorídrico.
Qual e a ligação covalente?
A ligação covalente é o tipo de ligação química estabelecida via compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre dois átomos, de modo que ambos atinjam a estabilidade. Na ligação covalente, os dois átomos compartilham igualmente os elétrons, não havendo processo de doação ou recebimento de elétrons entre eles.
Quem faz ligação covalente?
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.
Como fazer uma ligação química?
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica. Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido e eles normalmente apresentam um alto ponto de fusão e ebulição.
Qual e a ligação mais fraca?
A força intermolecular do tipo dipolo induzido é a mais fraca entre as interações de duas ou mais moléculas. Elas também podem ser chamadas de forças de London e são as mais comuns quando se trata de compostos covalentes apolares.
Como se faz o cloro?
O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).
Qual o tipo de ligação química do CO2?
CO2: O dióxido de carbono (CO2) é composto por um átomo de carbono (C) ligado a dois átomos de oxigênio (O). Cada átomo de oxigênio compartilha dois pares de elétrons com o átomo de carbono para formar uma ligação dupla. A representação da ligação covalente no CO2 seria: O=C=O. 2.
Qual e mais forte ligação iônica ou covalente?
Sabe-se que, de forma geral, as ligações covalentes são mais fortes do que as ligações iônicas. Entretanto, os compostos iônicos geralmente apresentam elevadas temperaturas de fusão, enquanto que a maioria dos compostos covalentes simples tem baixas temperaturas de fusão.
O que e uma ligação não covalente?
Uma interação não covalente difere de uma ligação covalente na medida em que não envolve o compartilhamento de elétrons, mas envolve variações mais dispersas de interações eletromagnéticas entre moléculas ou dentro de uma molécula.
Quais são os aviões mais usados?
O que é água purificada ou destilada?