Para que serve a nitretação?

Perguntado por: Gaspar Gaspar  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Quais as vantagens da nitretação?

A nitretação é um tipo de tratamento térmico que difunde o nitrogênio na superfície de um metal para endurecê-la. A vantagem desse processo é que possui redução de distorção em comparação com a cementação. Esse tratamento térmico ainda fornece uma alta resistência superficial e núcleo dúctil.

O que é nitretação e onde é aplicada?

A nitretação é um processo aplicado em aços carbono, incluindo os aços ligados à Cr e Mo, a também os aços inoxidáveis. Geralmente, para os aços, é utilizado um forno com atmosfera de N2 para nitretação a plasma, ou NH3, quando a nitretação é a gás [1, 2].

Qual a dureza da nitretação?

As amostras foram temperadas em óleo após serem mantidas a 850 °C por vinte minutos. O reveni- mento ocorreu a 550 °C por duas horas. A dureza final das peças foi de 350HV. A temperatura de revenido foi escolhida em 550 ºC para evitar um revenimento significativo durante a nitretação.

Qual é a principal vantagem de se utilizar a técnica de nitretação no tratamento térmico?

Um dos principais benefícios da nitretação é que ela não altera as dimensões do material, ou seja, não causa deformações significativas. Isso é especialmente importante em aplicações onde a precisão dimensional é essencial.

explicando nitretação

40 questões relacionadas encontradas

O que ocorre no processo de nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Como aumentar a dureza de um metal?

Cementação. A cementação é um tratamento térmico usado para aumentar a dureza da camada superficial de um material. Envolve a introdução de carbono na superfície do material e posterior aquecimento a uma temperatura elevada. O resfriamento rápido, como na têmpera, é então aplicado para endurecer a camada de superfície.

Qual a profundidade da nitretação?

A nitrificação pode ser realizada por métodos de banho de gás ou sal. A temperatura adequada para o trabalho é de 500ºC a 530°C, e sua duração varia de quarenta a noventa horas. A esta temperatura, o amoníaco (NH3) é decomposto e o nitrogênio na camada superficial da peça atinge uma profundidade de 0,15 mm até 0,80 mm.

Quais as vantagens e desvantagens da cementação em relação a nitretação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.

O que aumenta a dureza do aço?

Além disso, o cromo contribui para a dureza e a resistência ao desgaste do aço. Como um elemento de liga poderoso, está presente em pequenas quantidades em certos aços estruturais. Sua adição é focada também em aumentar a temperabilidade do aço e a resistência ao escoamento do material.

O que é nitretação a gás?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! A nitretação gasosa é um tratamento termoquímico que busca adicionar nitrogênio na superfície de uma peça de aço por via gasosa. A adição de nitrogênio não só melhora a resistência ao desgaste da peça, como também melhora sua resistência à corrosão e à fadiga.

Como funciona a nitretação a plasma?

Na nitretação a plasma, descargas elétricas uniformes são realizadas na superfície da peça. Um pequeno arco elétrico é formado, como numa solda. Esta “ligação calórica” permite que o nitrogênio gasoso penetre na superfície do aço. Uma fina camada nitretada, a camada estrutural, então, é formada na peça.

O que é a Boretação?

A boretação é um processo termoquímico de difusão para endurecimento superficial, este tratamento é muito importante dentro da indústria, e tem por sua ideia difundir boro na superfície do material formando boreto de ferro. Está pode ser feita através de meios líquidos, sólidos ou gasosos.

O que significa revenimento?

O que é revenimento? O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.

O que é o aço d2?

O aço d2 é um aço indeformável, com teores elevados de carbono e cromo, temperável ao ar e também em óleo. Caracteriza-se por alta dureza e alta resistência ao desgaste, associadas à mediana tenacidade.

O que é o recozimento do aço?

O recozimento de aço é um processo pelo qual peças confeccionadas nesse material têm a sua dureza reduzida. Esse procedimento nada mais é do que um tratamento térmico e também pode ser utilizado para normalizar materiais cujas tensões internas são resultados de processos de forjamento, trefilação ou laminação.

Para que serve a cementação?

A cementação tem como utilidade enriquecer a superfície da peça com carbono, e isso é realizado inserindo uma peça em um meio rico em carbono para que ocorra a difusão de carbono para superfície do material (CHIAVERINI, 1988).

Onde se aplica a cementação?

Cementação: Aplicado a peças que precisam apresentar dureza superficial em metais de camadas espessas, resistência à fadiga e que serão submetidas a cargas de impacto elevadas, como as turbinas eólicas e de bombas.

Qual dos objetivos abaixo não corresponde aos objetivos da nitretação?

💡 1 Resposta. O objetivo que não corresponde aos objetivos da Nitretação é "Reduzir a dureza superficial para evitar as quebras devido a baixa ductilidade".

O que é nitretação virabrequim?

"A nitretação é um tratamento de imersão aonde a peça no caso o vira é imerso durante um certo período em um banho de cianatos e carbonatos de metais alcalinos,esse banho tem a função de elevar a dureza e a resistência térmica do metal o banho penetra até uma certa profundidade muitas retificas dizem q até a segunda ...

O que é Nitrocarbonetação?

Nitretação / Nitrocarbonetação: Tratamento termoquímico em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio e uma pequena quantidade de carbono.

O que é o processo de recozimento?

O recozimento é um tratamento térmico que envolve aquecer um material a uma temperatura específica e, em seguida, resfriá-lo de forma controlada. Esse processo visa alterar a estrutura cristalina do material, eliminando as tensões internas e restaurando suas propriedades originais.

Qual a principal função do revenimento?

O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.

Como aumentar a dureza de um material?

A maneira mais comum de aumentar a resistência ao desgaste de um componente é através da realização de tratamentos térmicos. Estes processos geram alterações na estrutura do metal para aumentar a sua dureza. Em muitos casos, a dureza pode melhorar a resistência ao desgaste por abrasão e erosão de uma superfície.

O que é têmpera e para que serve?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

Artigo anterior
Quanto tempo demora um jogo de futsal?
Artigo seguinte
O que são medidas de eficiência para sistemas operacionais?