O que não é uma doença ocupacional?

Perguntado por: Teresa Juliana Leal de Melo  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

Também não são consideradas doenças do trabalho aquelas que não motivam a incapacidade laborativa, ou seja, aquelas que não acometem o trabalhador a ponto de fazer com que ele não seja mais capaz de exercer as suas funções laborais ou profissionais.

Quais doenças não são ocupacionais?

Doenças que não podem ser consideradas doenças ocupacionais

Confira quais são: Doenças degenerativas: câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoartrose, osteoporose, degeneração dos discos vertebrais, hipertensão arterial, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Coreia de Huntington, entre outras.

São consideradas como doenças do trabalho exceto?

São consideradas como doenças do trabalho, exceto:
  • A. Estresse.
  • B. Ansiedade.
  • C. Fadiga.
  • D. Doença Degenerativa.
  • E. Sofrimento Mental.

Quais são as doenças que não produza incapacidade laborativa?

– a que não produza incapacidade laborativa; – a doença endêmica (gripe, dengue, conjuntivite, etc.), salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Qual a diferença de doença do trabalho e doença ocupacional?

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

O que é Doença Ocupacional?

23 questões relacionadas encontradas

Quando a doença é considerada ocupacional?

A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce.

O que é considerada uma doença ocupacional?

A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Como comprovar que a doença está relacionada ao trabalho?

Como provar adoecimento pelo trabalho
  1. Exame clínico (físico e mental)
  2. Exames complementares.
  3. História clínica e ocupacional.
  4. Estudo do local de trabalho.
  5. Estudo da organização do trabalho.
  6. Dados epidemiológicos.

Quais são consideradas doenças do trabalho segundo o INSS?

A lista continua com os problemas de visão, asma ocupacional, antracose pulmonar, dermatose ocupacional, perda auditiva, doenças psicossociais – depressão, estresse, ansiedade, síndrome do pânico, Síndrome de Burnout –, enfermidades na coluna, nos ombros, encurtamento de tendões e dores crônicas.

O que é uma doença ocupacional dê exemplos?

Ou seja, a doença ocupacional se refere a todas as enfermidades causadas pelo tipo de serviço que o trabalhador executa. Por exemplo, um soldador que está exposto diretamente à luz excessiva da solda ou faíscas, corre o risco de ter problemas na visão.

Qual a diferença de doença ocupacional e não ocupacional?

A Doença do Trabalho, diferentemente da ocupacional, não é ocasionada pela função do trabalhador ou por seus instrumentos de trabalho em si, mas sim por algum agente do qual ele esteja exposto em seu ambiente de trabalho.

Qual o valor de uma indenização por doença adquirida no trabalho?

Já a indenização por danos materiais consistirá no pagamento mensal de 50% do salário-base da empregada (R$ 1.045,00) pelo período de 29/10/2020 a 17/8/2021, datas de início e fim da incapacidade, respectivamente.

Qual doença dá mais tempo de atestado?

1 Dor nas costas

Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos em função do problema.

Como comprovar doença ocupacional no INSS?

A doença do trabalho precisa ser comprovada por laudo médico pericial que demonstre a relação entre o problema de saúde e as condições do ambiente de trabalho.

Qual a doença ocupacional mais comum?

LER e Dort

Começamos a lista falando de duas das doenças ocupacionais mais frequentes entre os trabalhadores brasileiros. Trata-se da Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Quais as 10 principais doenças ocupacionais?

Conheça as 10 principais doenças relacionadas ao trabalho e saiba como evitá-las
  1. DORTs. ...
  2. LER. ...
  3. Síndrome de burnout. ...
  4. Surdez definitiva ou temporária. ...
  5. Dorsalgia. ...
  6. Varizes. ...
  7. Transtornos mentais (depressão/ansiedade/estresse pós-traumático) ...
  8. Transtornos das articulações.

Qual é o Cid de doença ocupacional?

CID 10 - Z56 - Problemas relacionados com o emprego e com o desemprego - iClinic.

Qual a doença que mais afasta o trabalhador?

Dor nas costas (dorsalgia)

A Secretaria de Previdência registrou 83,7 mil casos de afastamentos apenas em 2017.

Quem tem doença ocupacional pode ser indenizado?

A doença ocupacional também pode dar direito a uma indenização ao trabalhador. Ela pode ser por danos materiais, morais ou os dois. Por isso, fique atento ao que diz a lei sobre o assunto. A indenização por danos materiais visa a ressarcir o trabalhador dos gastos decorrentes da doença ocupacional.

Como deve ser comprovada a existência de incapacidade para o trabalho?

Para comprovar a incapacidade, você deve apresentar documentos médicos que atestem a incapacidade para o trabalho, tais como:
  • laudo médico ou atestados médicos com o CID da doença;
  • exames médicos e prontuários médicos que comprovem que o segurado não tem condições de exercer a atividade laborativa que exercia.

Como funciona a estabilidade por doença ocupacional?

Se a doença ocupacional for comprovada, a empresa deve custear o tratamento, incluindo exames e medicamentos. O trabalhador também tem direito à estabilidade de 12 meses no emprego após receber alta do INSS e retornar às atividades.

Quais as 3 principais de afastamentos do trabalho?

  • 4 principais causas de afastamento do trabalho. ...
  • 1 – Doença ou acidente físico. ...
  • 2 – Doença ou transtorno mental. ...
  • 3 – Licença-maternidade. ...
  • 4 – Invalidez (ou incapacidade permanente) ...
  • 5 ações para o RH ajudar a reduzir o número de afastamentos do trabalho.

Qual o limite máximo de atestado por mês?

A legislação trabalhista brasileira não estabelece um limite para o número de atestados médicos que podem ser apresentados à empresa. O que existe é um limite de dias de afastamento que devem ser custeados pela empresa, de 15 dias pela mesma doença.

Qual é a maior causa de afastamento do trabalho?

As dores nas costas (dorsalgia) são uma das principais causas de afastamento por doenças físicas. Para evitar essas situações: Investimento em Ergonomia: Garanta que os ambientes de trabalho, sejam eles físicos ou de escritório, possuam equipamentos ergonômicos, como cadeiras adequadas e monitores na altura correta.

Quem sofre de transtorno de ansiedade pode trabalhar?

Quem tem crise de ansiedade pode trabalhar? A pessoa que tem crise de ansiedade de forma leve a moderada pode sim desenvolver suas atividades laborais. Entretanto, existem aquelas pessoas que a ansiedade está em um estágio tão avançado que ela começa a ter complicações, e isso as impede de trabalhar.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o tratamento com leuprorrelina?
Artigo seguinte
Como usar pedra de polir fogão a lenha?