Quem criou o método Catartico?

Perguntado por: Beatriz Monteiro  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre. E, agindo assim, Freud cria um método privilegiado para o conhecimento psicanalítico.

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

Porque Freud abandonou o método catártico?

Essa técnica consistia em pressionar a testa do paciente na tentativa de trazer ao consciente os conteúdos inconsciente. Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes.

Como Freud abandonou o método catártico e a hipnose e desenvolveu a técnica de associação livre?

Freud desenvolveu a associaçao livre com seus pacientes de uma forma gradual, possivelmente entre 1892 e 1898, e como resultado de experimentaçao de diversos outros métodos pré-psicanalíticos, como a hipnose, a sugestao e o método catártico.

Qual era a função da hipnose através do método catártico?

O USO DA HIPNOSE COM FINALIDADE SUGESTIVA

Paralisias, cegueiras, estados de ausência de consciência, tiques nervosos, alucinações, entre outros sintomas, caracterizavam as crises de histeria. Pela experiência com hipnose6, Charcot concluiu que existia um caráter fisiológico presente na manifestação histérica.

O método catártico | Christian Dunker | Falando daquilo 3

39 questões relacionadas encontradas

O que é catarse hipnose?

Catarse significa purificação. Para a religião, a catarse é considerado um estado de purgação espiritual. Já para a psicanálise, a palavra está relacionada à liberação de sentimentos ou emoções reprimidas.

Qual a diferença entre método catártico e associação livre?

O método catártico é considerado, por muitos estudiosos, como uma transição entre a sugestão hipnótica e a associação livre (este último, o método definitivo de Freud). Outros estudiosos consideram como o mesmo (ou quase o mesmo) método da sugestão hipnótica.

O que levou Freud a abandonar a teoria do trauma e a hipnose como método de tratamento e adotar a teoria da fantasia e o método da associação livre?

Freud foi substituindo progressivamente o método da hipnose e o método catártico – que utilizava no início – pela associação livre. Essa evolução foi motivada por um objetivo muito concreto: evitar que o paciente fosse sugestionado.

Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?

Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.

Quando Freud desistiu da hipnose?

Freud não abandonou a hipnose

Segundo Peter Gay (1989), as sessões com a paciente Emmy permitiram a Freud ver que a hipnose era de fato “inútil e sem sentido”. Uma afirmação questionável, ainda mais quando se observa o trabalho desenvolvido por Charcot, Breuer e etc.

O que é catarse para a psicanálise?

A Catarse é um conceito filosófico que significa limpeza e purificação. Esse conceito é muito amplo, uma vez que é utilizado em diversos ramos do conhecimento: artes, psicologia, medicina, religião, educação, dentre outros. Do grego, o termo catarse (kátharsis) significa “purificação”.

O que é repressão na psicanálise?

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Este material indesejável não está geralmente sujeito à recordação voluntária consciente.

Como Freud definiu a histeria?

Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez,comportamentos disfuncionais, desordens convulsivas "funcionais", doenças psicossomáticas ou transtornos de personalidade.

Como identificar uma catarse?

A catarse emocional é um processo no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura, por isso, costuma fazer parte de situações onde o mal-estar é muito intenso. Justamente por ser uma expressão intensa da emoção, para muitas pessoas costuma ser perturbadora e, inclusive, podem vir a pensar que a catarse é perigosa.

Como se faz uma catarse?

Para criar o rascunho do seu projeto no Catarse basta seguir este passo a passo:
  1. Faça seu login no Catarse. ...
  2. Clique em "Comece seu projeto" (no topo esquerdo da tela)
  3. Clique em "Comece Já"
  4. Escolha a modalidade de financiamento do seu projeto. ...
  5. Informe o Título e a Categoria do seu projeto e clique em "Comece seu rascunho"

Como praticar a catarse?

Há pesquisas que comprovam o que muitas empresas já adotam momentos para provocar a catarse em em sues funcionários: descontrair-se no ambiente de trabalho contribui para que a pessoa desenvolva com mais qualidade suas funções. O Segundo exemplo são as artes (em geral). As músicas, por exemplo.

Qual o método usado pela psicanálise freudiana?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que é o método psicanalítico?

O método psicanalítico é o que o psicanalista deve colocar em movimento para que uma análise possa ser levada adiante, pois, engendra, do lado do paciente, uma outra experiência com sua fala, diferentemente da cotidiana.

Quais foram as técnicas que Freud escolheu para lidar com os pacientes que tinham a mente doente?

Em 1886, Freud abriu seu consultório em Viena para atender pacientes com distúrbios nervosos. Ele tentou usar a hipnose de forma terapêutica, mas acabou desenvolvendo outra técnica: tratar pessoas com a chamada talking cure (tratamento pela palavra), que se tornou a base de toda psicoterapia.

Qual a função da associação livre para a psicanálise?

Para Freud, seria a técnica psicanalítica por excelência, a técnica que o psicanalista mais usaria em clínica. Com a associação livre em psicanálise, aumentariam as chances de acessar o inconsciente do paciente na terapia clínica.

Qual a importância da associação livre no percurso analítico?

A associação livre tornou-se a regra fundamental da técnica psicanalítica e, ao passo que excluía um material rico em lembranças e imaginação e uma ampliação da consciência comum às sessões de hipnose, possibilitava, por outro lado, a descoberta de um importante material de investigação: as ocorrências involuntárias ...

Como aplicar o teste de associação livre de palavras?

Como isso se aplica?
  1. O teste consiste em apresentar ao paciente 100 palavras de estímulo.
  2. Antes de cada palavra, a pessoa deve dizer em voz alta a primeira coisa que vem à mente de forma rápida e automática.
  3. O terapeuta escreve o termo evocado e também deve estar ciente de outros fatores.

Quanto tempo dura uma catarse?

No Catarse Assinaturas você não precisa definir um prazo de campanha, você pode ficar captando por quanto tempo quiser e encerrar a campanha quando fizer mais sentido para você.

Como se iniciaram os estudos de Freud com a histeria?

Freud aponta o método de Bernheim como algo para distrair o paciente em vez de ser algo efetivamente eficaz. Sem contar que notou que o recalque servia como defesa nos pacientes ao desconforto e sentimentos degradantes que tinham.

Como a histeria era vista antes de Freud?

A partir da metade do século XIX, a histeria passou a ser vista mais como resultado de alterações no sistema nervoso do que do útero. Além disso, apareceu a noção de hereditariedade mórbida. Foi esse o cenário que o médico Sigmund Freud encontrou ao receber sua bolsa para estudos na Salpêtrière, em Paris.

Artigo anterior
O que segundo Marx caracteriza uma classe em si?
Artigo seguinte
Por que e como os seres vivos crescem?