Que fatores são importantes para que uma doença ser considerada uma doença relacionada ao trabalho?
Perguntado por: Érica Soraia Correia de Monteiro | Última atualização: 7. April 2025Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)
As doenças ocupacionais, segundo a Organização Mundial da Saúde, são problemas de saúde decorrentes da exposição a fatores de risco da atividade do trabalho. Podem ocorrer devido à falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), condições precárias no ambiente ou insalubridade.
O que é necessário para que uma doença seja considerada do trabalho ou profissional?
A doença de trabalho tem previsão legal no inciso II do artigo 20 da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991, que a define como enfermidade adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
São consideradas doenças relacionadas ao trabalho?
- Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
- Distúrbio Relacionado ao Trabalho (DORT);
- Surdez definitiva ou temporária;
- Sofrimentos psíquicos (Ansiedade e estresse);
- Dermatite alérgica de contato;
- Asma Ocupacional;
Como comprovar que a doença está relacionada ao trabalho?
- Exame clínico (físico e mental)
- Exames complementares.
- História clínica e ocupacional.
- Estudo do local de trabalho.
- Estudo da organização do trabalho.
- Dados epidemiológicos.
Quais são os principais fatores causadores das doenças ocupacionais?
- Movimentos repetitivos;
- Postura inadequada;
- Pressão psicológica;
- Levantamento exagerado e excessivo de peso;
- Sedentarismo;
- Pressão por resultados inatingíveis, especialmente;
- Assédios no ambiente de trabalho;
- Situações de alto nível de estresse;
Doenças Ocupacionais
Quais são os fatores ocupacionais?
- Riscos físicos;
- Químicos;
- Biológicos;
- Ergonômicos;
- Acidentais.
O que são fatores ocupacionais?
O que são fatores ocupacionais de risco? São uma série de situações que podem comprometer a saúde do trabalhador. Pode-se dizer que essa série de situações é extensa, pois vai desde uma cadeira com péssima ergonomia até mesmo a falta de equipamentos para trabalhar com maquinários pesados ou grandes alturas.
Como caracterizar doença profissional?
A caracterização da doença profissional é a constatação, mediante avaliação pericial, de doença adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Pode ser realizada a qualquer tempo, após indicação feita exclusivamente por médico perito.
O que não pode ser considerado como doença do trabalho?
Também não são consideradas doenças do trabalho aquelas que não motivam a incapacidade laborativa, ou seja, aquelas que não acometem o trabalhador a ponto de fazer com que ele não seja mais capaz de exercer as suas funções laborais ou profissionais.
Quais os tipos de doenças atribuídas ao trabalho?
A síndrome do esgotamento profissional (burnout) e os transtornos de ansiedade e depressão, além da COVID-19 caso tenha sido contraída no ambiente laboral, estão entre as novas doenças incluídas.
O que é uma doença ocupacional dê exemplos?
Doença ocupacional é todo e qualquer processo de prejuízo à saúde, caracterizado por um diagnóstico médico, relacionado direta ou indiretamente com o trabalho. Por exemplo, acidentes de trabalho em que, durante o expediente, o colaborador se envolve em algum tipo de trauma e lesão, podem suscitar doenças ocupacionais.
Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.
Quais os impactos das doenças relacionadas ao trabalho na vida dos trabalhadores?
Além dos aspectos físicos, a saúde mental dos trabalhadores também é uma preocupação central da saúde ocupacional. O estresse crônico, a pressão excessiva e o assédio no ambiente de trabalho podem contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
É considerado uma doença profissional?
A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
O que se equiparam a doenças do trabalho de acordo com a lei 8213 91?
Ao lado da conceituação acima, de acidente de trabalho típico, por expressa determinação legal, as doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se a acidentes de trabalho.
Quais são consideradas doenças do trabalho segundo o INSS?
A lista continua com os problemas de visão, asma ocupacional, antracose pulmonar, dermatose ocupacional, perda auditiva, doenças psicossociais – depressão, estresse, ansiedade, síndrome do pânico, Síndrome de Burnout –, enfermidades na coluna, nos ombros, encurtamento de tendões e dores crônicas.
O que diz a Súmula 378 do TST?
No exame do recurso de revista da empresa, o relator, ministro Breno Medeiros, explicou que, nos termos da Súmula 378 do TST, os pressupostos para a concessão da estabilidade são o afastamento superior a 15 dias e o consequente recebimento do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença ...
Quais as 3 principais de afastamentos do trabalho?
- 4 principais causas de afastamento do trabalho. ...
- 1 – Doença ou acidente físico. ...
- 2 – Doença ou transtorno mental. ...
- 3 – Licença-maternidade. ...
- 4 – Invalidez (ou incapacidade permanente) ...
- 5 ações para o RH ajudar a reduzir o número de afastamentos do trabalho.
Qual é a Lei referente a doença do trabalho e doença ocupacional?
A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
O que é fator de risco ocupacional?
Já o Perigo ou Fator de risco ocupacional, é a fonte com potencial e causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.
Quais são os 4 tipos de riscos ocupacionais?
- Riscos físicos.
- Riscos químicos.
- Riscos biológicos.
- Riscos ergonômicos.
- Riscos acidentais.
O que é uma doença ocupacional?
A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce.
O que são os fatores de risco?
Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.
Quais são os 5 tipos de risco ocupacional?
- Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
- Riscos ergonômicos. ...
- Riscos físicos. ...
- Riscos químicos. ...
- Riscos biológicos.
Quais são as doenças que mais afetam os trabalhadores?
LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde.
Como tirar mancha de parede não lavável?
Como saber se está sendo roubado na conta de luz?