Como identificar uma concordância nominal e verbal?

Perguntado por: Santiago Guilherme Moura Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Dicas concordância verbal e nominal
Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como saber se é concordância verbal ou nominal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

O que é concordância nominal de exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Concordância – Nominal e Verbal - Você vai aprender I Português On-line

17 questões relacionadas encontradas

O que se destaca na concordância verbal?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

São mais de 10 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Quais as regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

Quais os principais casos especiais de concordância verbal?

Concordância Verbal – Casos especiais de alguns verbos
  • a) Quando o sujeito é um dos pronomes: o, isto, isso, aquilo, tudo, o verbo ser concorda com o predicativo: ...
  • b) Quando o predicativo for um pronome pessoal. ...
  • c) Quando o sujeito for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo ser concordará com o sujeito.

Como fazer pra entender a concordância verbal?

Sujeito posposto ao verbo

Para os sujeitos compostos que aparecem depois do verbo, a concordância verbal é opcional. Normalmente, conjuga-se o verbo de acordo com o núcleo do sujeito mais próximo a ele. No entanto, pode-se optar por conjugá-lo no plural, permitindo que o verbo faça referência a todos os núcleos.

Como não errar na concordância verbal?

Quando o sujeito é simples, haverá concordância do verbo de acordo com o número e pessoa. Exemplo: Roberto foi ao estádio de futebol. Como “Roberto” está na terceira pessoa do singular (ele), o verbo deve estar conjugado na mesma pessoa. Exemplo: Os casais se reuniram na igreja.

O que é 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Como saber qual é o verbo da frase?

Falamos agora mesmo que o verbo é justamente o que transforma uma frase ou período em uma oração. Por isso, dizemos que ele é um dos termos essenciais da oração, fazendo parte do predicado.

O que é verbo exemplos frases?

Frases verbais são frases que contêm verbos. Podem ser constituídas por uma ou mais orações, ou seja, por um ou mais verbos. Uma frase é um enunciado que apresenta um significado completo, sendo considerada a unidade mínima da comunicação linguística.

E é um verbo?

Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.

O que é a terceira pessoa?

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

O que é segunda pessoa?

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

O que é a primeira pessoa?

O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.

Como identificar erro de concordância?

Erro de concordância verbal

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

O que é um erro de concordância?

Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.

Como aprender concordância?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quais são os casos especiais de crase?

Casos especiais e facultativos do uso da crase
  • - Nas circunstâncias em que a palavra distância estiver determinada, o uso da crase será obrigatório. ...
  • - No sentido de chão firme, opondo-se a bordo, o uso da crase não é recomendado; ...
  • Retornamos à terra de meus avós há três meses.

Deve existir ou devem existir?

Em devem ser, devem atua como verbo auxiliar e ser atua como verbo principal.
...
Os verbos auxiliares sofrem flexão em número, pessoa, tempo e modo, concordando com o sujeito:
  1. devem ser;
  2. deve ser;
  3. deveria ser;
  4. deverá ser;
  5. deverão ser;
  6. devessem ser;

Qual de nós concordância verbal?

Quando o sujeito contiver as expressões de nós, de vós ou de vocês, deve ser analisado o elemento que surgir antes dessas expressões: Se o elemento que surgir antes das expressões estiver no singular (qual, quem, cada um, alguém, algum…), o verbo deverá ficar no singular.

Artigo anterior
Quais são as técnicas de interpretação teatral?
Artigo seguinte
Como distribuir carga horária de 44 horas?