Que com função de substantivo?

Perguntado por: Juliana Anna de Freitas  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

O 'QUE' substantivo poderá exercer as diversas funções sintáticas dessa classe de palavra, ou seja, com função substantiva que pode ser sujeito, objeto direto, indireto, predicativo etc. Dica: equivale a 'alguma coisa'. Exemplo: Aquela menina tem um quê de mistério.

Quando o que tem função de substantivo?

Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.

Que com função de substantivo exemplos?

A palavra que será substantivo quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre antecedida por artigo (um), pronome adjetivo ou numeral e é sempre acentuada (quê). – A decisão do tribunal teve um quê de corrupção.

Qual a classificação do que?

A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
  • Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
  • a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
  • b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
  • c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)

Qual é a função da conjunção que?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Substantivo [Prof Noslen]

20 questões relacionadas encontradas

Qual a função do que na frase?

PRONOME INTERROGATIVO

Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas.

Que como sujeito?

É importante lembrar que, em análise sintática, o pronome reto que antecede o que é sujeito da oração principal. Já o sujeito da oração subordinada é o próprio que, por isso a necessidade de manter em harmonia os elementos da oração subordinada. Fomos nós que antecipamos o resultado da pesquisa eleitoral.

O que na função de sujeito?

O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

Quando o que é preposição?

Preposições são palavras invariáveis que servem para unir termos e estabelecer entre eles diversas relações. As preposições essenciais são aquelas que, originalmente, sempre exerceram tal função gramatical. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem sob, sobre, trás.

O que é um adjetivo com função de substantivo?

O adjetivo é uma classe gramatical cuja função é classificar e qualificar o(s) substantivo(s) que o acompanha(m) na sentença. Os adjetivos variam em gênero e número de acordo com o(s) substantivo(s) que qualificam, além disso, podem variar em grau.

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Em qual frase a um adjetivo com função de substantivo?

Resposta: A frase "O garotinho tinha olhos verdes" contém um adjetivo com função de substantivo. Explicação: Nesse caso, o adjetivo "verdes" está sendo utilizado para descrever e substituir o substantivo "olhos".

O que pode substituir a palavra que?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

O que pode substituir o quê?

3 jeitos fáceis de entender quando se usa "quê" em vez de "que"
  • Pronome interrogativo, em fim de frase: Veja também. Quais foram os 10 idiomas mais estudados no mundo neste ano, segundo ranking do Duolingo. ...
  • Interjeição de espanto ou protesto: "Quê! ...
  • Nome substantivo, partícula "quê" substantivada, pluralizável:

Que e suas funções?

Que - Conheça as funções dessa palavra
  • Substantivo: precedido de determinantes e acentuado. ...
  • Pronome Interrogativo: ...
  • Pronome Relativo: substitui o antecedente e corresponde a: a qual, as quais, etc. ...
  • Advérbio: (de intensidade) - equivale a quão, como, e acompanha adjetivo e advérbio.

Como saber se o que tem função de sujeito?

É possível identificar o sujeito de uma oração analisando, primeiramente, se o termo em questão está realizando e/ou sofrendo a ação do verbo. Nesse caso, deve haver concordância verbal, ou seja, o sujeito deve concordar em número (singular ou plural) com o verbo do enunciado.

Que como conjunção?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Vejamos, pois, este outro exemplo: Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias.

Que tipo de conjunção e que?

Iniciam orações com relação de causa, motivo da oração principal. São conjunções subordinativas causais “que”, “porque”, “como”, entre outras.

O que é função sintática exemplo?

As funções sintáticas ajudam a determinar a relação entre as palavras e a forma como elas se inter-relacionam para transmitir um significado específico. Por exemplo na frase "João comprou um carro", temos: "João" desempenha a função de sujeito da oração, pois é sobre ele que se faz uma declaração.

Qual é a função de um advérbio?

O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância.

Qual é a função de um verbo?

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.

Artigo anterior
Qual livro da Uerj 2021?
Artigo seguinte
Quando o verbo não pode ser flexionado?