O que é dilatação linear e superficial?

Perguntado por: Mara Vera Torres Pinto Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

Esse fenômeno é chamado de dilatação térmica. Caso ocorra em apenas uma dimensão, a dilatação é linear. O aquecimento de placas ou chapas de materiais diversos caracteriza a dilatação superficial, que ocorre sobre uma área.

Qual a diferença de dilatação linear e superficial?

Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a ...

O que é uma dilatação linear?

Dilatação térmica linear é um fenômeno em que um corpo de formato alongado sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura.

O que é uma dilatação superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

O que é dilatação linear exemplos?

Dilatação Linear é o aumento de volume que acontece em apenas uma dimensão, no seu comprimento. É um processo exclusivo dos materiais sólidos submetidos a aquecimento térmico. Um exemplo simples de ocorrência de dilatação térmica pode ser observado nos trilhos de trem.

Entenda a DILATAÇÃO LINEAR | TERMOLOGIA

16 questões relacionadas encontradas

Como calcular dilatação linear exemplos?

O Cálculo da Dilatação Linear

É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.

Qual dos exemplos abaixo é um exemplo de dilatação superficial?

Exemplos: 1. Uma chapa de metal, cujo aumento de temperatura faz com que ela expanda em comprimento e em largura.

O que é dilatação superficial exemplos?

Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.

O que é contração superficial?

Quando um objeto que possui dimensões de largura e altura é submetido a uma variação de temperatura, ele sofre variação em suas dimensões. ... Analogamente, quando resfriamos o mesmo objeto, diminui-se a agitação molecular, as moléculas ficam mais unidas e ocorre a contração superficial.

O que é dilatação dos sólidos?

A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno que ocorre quando corpos que se encontram no estado sólido ou cristalino são expostos a uma grande variação de temperatura, de modo que as suas dimensões de comprimento, área ou volume são alteradas.

O que significa ∆ l?

A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material.

O que é dilatação volumétrica exemplos?

Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

Quais são os 4 tipos de dilatação?

Tipos de dilatação térmica
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Qual a relação entre os coeficientes de dilatação linear e superficial?

Os coeficientes de dilatação superficial e volumétrico de um mesmo material homogêneo (feito de uma única substância) são, respectivamente, o dobro e o triplo do coeficiente de dilatação linear.

O que é uma contração térmica?

Contração ou Dilatação térmica é a alteração dimensional ocasionada por variação de temperatura.

O que significa contração na física?

O aumento do volume de uma material provocado pelo aquecimento se chama dilatação térmica. Interrompido o aquecimento, a barra irá resfriando gradualmente e, enquanto isso ocorre, irá voltando ao volume original. A redução do comprimento de um material quando sua temperatura diminui é denominada contração térmica.

Quais os corpos sofrem dilatação superficial?

Todo corpo que possua dimensões de altura, largura e profundidade pode sofrer dilatação térmica quando entrar em contato com o calor.

O que é ºC 1?

Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.

Como se dá a dilatação de um líquido?

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Onde ocorre a dilatação volumétrica?

A dilatação volumétrica ocorre nas três dimensões de um corpo que apresenta um volume inicial qualquer. A determinação da variação do volume (ΔV) sofrida pelo corpo depende do volume inicial (V0), do coeficiente de dilatação volumétrica (γ) e da variação de temperatura (ΔT).

Qual é o significado do coeficiente de dilatação linear 23 10-6 º C 1 para uma barra de alumínio de 1 m de comprimento?

Podemos afirmar que, de certa maneira, o significado do coeficiente de dilatação linear α= 23*10-6°C-1 para uma barra de alumínio com 1 m de comprimento é que: --> a cada aumento de 1º C na temperatura, ocorre a dilatação de ΔL=23*10⁻⁶.

Como calcular dilatação dos sólidos?

Dilatação Térmica
  1. Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura.
  2. ΔL = L0.α.Δθ
  3. ΔL: Variação do comprimento (m ou cm) L0: Comprimento inicial (m ou cm) ...
  4. ΔA = A0.β.Δθ
  5. ΔA: Variação da área (m2 ou cm2) ...
  6. β = 2 . ...
  7. ΔV = V0.γ.Δθ
  8. ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3)

Como se pode comprovar a dilatação linear de um sólido?

Essa característica dos materiais pode ser representada por um número chamado de coeficiente de dilatação que é obtido experimentalmente e que informa quanto uma unidade de comprimento da substância se dilata ao sofrer variação de temperatura de 1°C.

Quais são os três exemplos de dilatação térmica?

Exemplos de dilatação térmica
  • Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios;
  • Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica;
  • Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

Artigo anterior
Como saber se uma pessoa tem um imóvel?
Artigo seguinte
Como trabalhar interação social?