O que é a primeira lei de Ohm?

Perguntado por: Fábio Martim de Pinheiro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo.

O que é a primeira lei Ohm?

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Qual é Lei de Ohm?

A Lei de Ohm é uma fórmula utilizada para calcular a relação entre a tensão, a corrente e a resistência num circuito elétrico. Para os alunos de eletrónica, a Lei de Ohm (E = IR) é tão importante e fundamental como a equação da relatividade de Einstein (E = mc²) é para os físicos.

O que significa U e ri?

São dispositivos que fornecem energia elétrica aos circuitos onde são inseridos.

O que é a segunda Lei de Ohm?

A Segunda Lei de Ohm é usada para calcular o valor da resistência elétrica e depende de alguns fatores geométricos do corpo. De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.

1ª Lei de Ohm - Brasil Escola

44 questões relacionadas encontradas

O que diz a 2ª Lei de Ohm Qual é a fórmula para calculá lá?

A Segunda Lei de Ohm cita em seu enunciado que a resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante, é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal, além de depender do material que foi feito.

O que é a segunda lei de Kirchhoff?

2ª lei de Kirchhoff: lei das malhas

A segunda lei de Kirchhoff afirma que a soma dos potenciais elétricos ao longo de uma malha fechada deve ser igual a zero.

O que significa a fórmula U ri?

A equação U = R.i é frequentemente denominada de 1ª lei de Ohm, mas essa equação é utilizada para definir o conceito de resistência e pode ser também aplicada para materiais não ôhmicos.

Como usar a fórmula U ri?

Por exemplo, se quisermos calcular o potencial elétrico (U), basta tamparmos o U na figura acima, dessa forma, veremos que U é igual à corrente elétrica (i) multiplicada pela resistência (R). De maneira similar, se tamparmos a corrente elétrica (i), veremos que ela pode ser calculada pela divisão de U com R.

Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?

A corrente elétrica é utilizada em circuitos e, devido ao material que a conduz, pode produzir luz, calor e campo elétrico. Para calcular o seu valor, é possível relacionar a quantidade de carga pelo tempo (i = ΔQ/Δt ou i = n.e/Δt) e pela potência (P = U.i ou P = R.i2).

Como fazer o cálculo da Lei de Ohm?

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

Qual é o limite de validade da Lei de Ohm?

Esta lei é válida para certas faixas de temperaturas e de campo elétrico aplicados. Desta forma, os resistores são considerados ôhmicos porque obedecem à lei de Ohm dentro dos limites de tensão aplicados no local do circuito ao qual compõe.

O que é a DDP?

A diferença de potencial de uma pilha (ddp) mede a intensidade da corrente elétrica que depende dos valores dos potenciais de redução e oxidação dos eletrodos.

Como calcular a potência de uma resistência elétrica?

Logo após ter identificado o valor, utilize a seguinte fórmula: (Voltagem)²/(Resistividade) – Voltagem², dividido pelo valor encontrado no multímetro (Ω). Como resultado, você terá a potência real da resistência ao ser submetida à voltagem determinada.

Como calcular a potência dissipada por uma lâmpada?

A potência elétrica dissipada num dispositivo (por exemplo, numa lâmpada) é igual ao produto da diferença de potencial entre os extremos do elemento pela corrente que o percorre: P = I ∆ V .

Como calcular a potência fornecida pela fonte?

Para calcularmos a potência emitida por uma fonte em forma de calor, basta determinarmos se esse calor é do tipo sensível (Q = mcΔT) ou do tipo latente (Q = mL). Esses calores estão presentes, exclusivamente, nas mudanças de temperatura e nas mudanças de estado físico, respectivamente.

O que significa a letra u em física?

Tensão elétrica (U)

Quais são os 4 tipos de resistores?

A conversão da energia elétrica em térmica é feita por dispositivos chamados resistores, que são peças usadas como aquecedores ou dissipadores de eletricidade.
...
Resistores: veja os tipos e suas associações!
  • Resistores em paralelo.
  • Resistores em série.
  • Associação de resistores mista.

Qual a fórmula original da primeira lei de Ohm?

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

O que diz a lei de Kirchhoff?

A 1ª Lei de Kirchhoff é chamada de Lei dos Nós, que se aplica aos pontos do circuito onde a corrente elétrica se divide. Ou seja, nos pontos de conexão entre três ou mais condutores (nós). Já a 2ª Lei é chamada de Lei das Malhas, sendo aplicada aos caminhos fechados de um circuito, os quais são chamados de malhas.

Como calcular a segunda lei de Kirchhoff?

A segunda Lei de Kirchhoff afirma que ao percorrer uma malha por um determinado sentido, partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das d.d.p. é nula, ou seja, a soma das tensões em uma malha deve ser igual a zero.

Como descobrir i1 e i2?

Aplicando a lei dos “nós” temos que a corrente i1 é igual a soma das correntes i2 e i3, sendo assim temos que a corrente i2 é igual a diferença entre as correntes i1 e i3. Substituindo os valores na expressão temos que i2 é igual a 0,34 A menos 0,17 A.

Qual a fórmula para calcular o comprimento do fio?

Você pode calcular a quantidade de fio de largura W necessário para fazer uma bobina de raio R e comprimento L, usando a fórmula 2πR x (L/W). Essa fórmula é equivalente à circunferência de cada laço completo do fio vezes o número de laços na bobina.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o código 1007?
Artigo seguinte
Quanto tempo estudar cada matéria por dia?