Quanto ou enquanto?

Perguntado por: Joel Simões de Barros  |  Última atualização: 20. Dezember 2021
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

Quando é enquanto?

Em quando e enquanto

O erro na escrita da expressão em quando surge por erradamente se estabelecer uma relação com a palavra enquanto. Enquando, escrito junto, não existe. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção que indica: ao mesmo tempo que, durante o tempo que, à medida que e na qualidade de.

Como usar o quanto?

quanto: coordenação de dois elementos. A expressão tanto... quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Quando se usa a palavra enquanto?

A palavra enquanto consiste em uma conjunção temporal, conformativa ou proporcional, tendo os seguintes significados:
  1. durante o tempo que;
  2. ao mesmo tempo que;
  3. na qualidade de;
  4. à medida que.

Quando se usa a palavra mais?

Mais transmite sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. No plural, pode significar também: os outros, os demais, os restantes.

Em quanto ou enquanto: qual é o correto?

36 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer por enquanto?

1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

Como se usa o tanto quanto?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações: Ela é inteligente tanto quanto ele.
...
Tanto quanto e tanto como significam na mesma medida em que, podendo ser ainda substituídas pelas expressões:
  1. tal como;
  2. assim como;
  3. bem como;
  4. como;
  5. que nem;
  6. tal qual;
  7. ...

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quando pode ser condicional?

As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

Quando é advérbio ou conjunção?

Como: conjunção com valor de comparação, ... E acrescentei que essa conjunção como poderá ser seguida de se, adquirindo também um valor condicional (como se fosse algo…), sendo referida, no Dicionário Houaiss como uma «conjunção com valor de comparação hipotética ou subjetiva».

Quando é condição ou tempo?

No fragmento «Só acredita em fumaça quando vê fogo», o termo quando indica condição para que a ação se realize, ou o tempo em que as ações ocorrem? Por quê? O enunciado exprime uma relação simultaneamente temporal e condicional entre duas situações, mas essa acumulação de valores não se deve à conjunção quando.

Como utilizar para tanto?

expressão Para que uma determinada coisa aconteça ou se realize; para isso: para tanto, é preciso pedir ajuda aos céus! [Gramática] Pode ser usada no sentido em que o tanto funciona como determinante (não possuindo o sentido acima citado): para tanto dinheiro, seu aspecto externo está meio desgastado.

Quanto antes melhor?

Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES. “Quanto antes” é a forma reduzida da expressão “quanto antes, melhor”. Ninguém diz “preciso acabar este trabalho o quanto antes, melhor”.

O que quer dizer por enquanto não?

Na presente ocasião, até o atual momento, até agora. Por enquanto ainda não obtivemos nenhuma resposta.

Qual é a conjunção da palavra enquanto?

A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

Quando pode ser substituído por enquanto?

Durante o tempo em que: 1 durante, durante o tempo em que, durante o tempo que, no tempo em que, quando, sempre que. Exemplo: Seu peso nunca a preocupou enquanto era criança.

Quanto antes antes?

1) Quanto antes é a forma correta da expressão, e não o quanto antes. 2) Para Laurinda Grion, que se reporta às lições de Sacconi e Napoleão Mendes de Almeida, deve-se dizer quanto antes, "sem o a anteceder a locução adverbial".

Quão antes ou quanto antes?

Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).

O que significa o quanto antes?

Quanto antes significa «sem demora, o mais depressa possível». A locução sintacticamente é o complemento circunstancial de tempo da frase, e daquela não se pode destacar a palavra quanto, pois antes não quer dizer o mesmo que quanto antes.

Como se escreve a palavra por tanto?

Há diferença entre PORTANTO e POR TANTO. As duas formas existem
  1. Oi! ...
  2. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. ...
  3. Já POR TANTO (separado) é uma expressão formada pela preposição POR mais o pronome TANTO.
  4. Exemplo: “Por tanto empenho dedicado ao trabalho, ele foi eleito o 'funcionário do mês'”.

Como substituir para tanto?

5 sinônimos de para tanto para 1 sentido da expressão para tanto: Para tal: 1 para tal, para isto, para isso, para aquilo, para tamanho.

Quando usar portanto é para tanto?

Portanto é uma conjunção que significa por isso; por conseguinte; dessa forma; dessa maneira; isto posto; logo. Portanto, tenha cuidado. Estudei, portanto, estou preparado. Por tanto ( escrito em separado ) significa quantidade ou valor; trata-se de um valor indeterminado.

Quando indica causa?

- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc. ... As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

O que indica causa?

O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita. [Jurídico] Razão que leva alguém dar início a um processo judicial; esse processo; ação, demanda: causa cível.

Artigo anterior
O que plantar em abril?
Artigo seguinte
O uso do por que?