O que acontece se não tratar a clamídia?

Perguntado por: Érika Renata Branco Pinheiro Coelho  |  Última atualização: 9. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

A clamídia, se não tratada adequadamente, aumenta os riscos de contaminação e transmissão do HIV. Importante: Qualquer sintoma necessita ser relatado aos profissionais para avaliação diagnóstica precisa.

Quanto tempo a clamídia fica no corpo sem tratamento?

Sem tratamento, os sintomas diminuem dentro de quatro semanas em cerca de dois terços das pessoas. Contudo, a clamídia pode ter consequências sérias de longo prazo para mulheres, mesmo quando os sintomas são leves ou ausentes. Portanto, é importante detectar e tratar a infecção, mesmo na ausência de sintomas.

Quais as sequelas da clamídia?

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

É possível ter clamídia e não passar?

Sempre que for exposto a gonorreia e clamídia, você poderá pegar as infecções. A gonorreia e clamídia estão associadas a sequelas como infertilidade, dor e aderências pélvicas, obstrução e dilatação das trompas, abscesso pélvico, artrite, hepatite.

O que a clamídia causa na pele?

Essa condição é decorrente da resposta imunológica exacerbada que o corpo dá à própria infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis, e se manifesta principalmente por dor nas articulações e pequenas erupções cutâneas.

Sinais e sintomas da Clamídia

32 questões relacionadas encontradas

Como é a ferida da clamídia?

A clamídia também pode causar o “linfogranuloma venéreo”, um tipo de IST e em que ocorrem formação de feridas na região genital e caroços (linfonodos) na região inguinal. O linfogranuloma venéreo é uma IST causada pela Clamídia trachomatis. Ao atingir a região genital ela leva à formação de feridas cheias de líquido.

Quanto tempo o vírus da clamídia fica no corpo?

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

Qual pomada usar para clamídia?

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

O que pode ser confundido com clamídia?

Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.

Como começa a clamídia?

Os sintomas da clamídia podem incluir: Sangramento entre os períodos menstruais. Sangramento vaginal após a relação sexual. Dor no abdômen.

Qual cheiro da clamídia?

O principal sintoma costuma ser cheiro de "peixe podre", especialmente após a relação sexual e no final da menstruação. Pode ser acompanhado ou não de corrimento de cor branca ou cinza.

Qual a diferença de gonorreia e clamídia?

Clamídia e gonorreia são infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde. A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos.

O que é clamídia é HPV?

O Papilomavírus Humano (HPV) e Chlamydia trachomatis (CT) são responsáveis por doenças sexualmente transmissíveis (DST) tipo-específicas, que infectam a pele, mucosas e o trato genital, causando lesões, tanto benignas como malignas (1).

Qual é o antibiótico mais eficaz na cura de clamídia?

Uma dose única de azitromicina é atualmente o esquema antibiótico de primeira linha recomendado para o tratamento da infecção genital por clamídia e é eficaz em 94% dos pacientes. Um tratamento alternativo é um curso de sete dias de doxiciclina, que é eficaz em 97% dos pacientes com infecção genital por clamídia.

Qual exame de urina detecta clamídia?

As amostras para este teste podem ser coletadas de duas formas: por meio do exame de urina de primeiro jato ou por meio de raspagem endocervical ou vaginal, realizada pelo ginecologista. O prazo médio para a liberação dos resultados é de 10 dias.

Quem já teve clamídia pode ter novamente?

Mas cuidado: você pode adquirir novamente a Clamidia ou qualquer outra doença se você não usar preservativo. Não existe imunidade contra as DSTs.

Como saber se é candidíase ou clamídia?

Quando o corrimento passa a ter uma coloração branca leitosa, mais amarelada ou quando surgem placas esbranquiçadas na região genital pode ser sinal de candidíase, no entanto, isto pode indicar também a presença de alguma infecção sexualmente transmissível, como a gonorreia, clamídia ou vaginose bacteriana.

Quantos tipos de clamídia existe?

Existem apenas 3 tipos de Clamídia, são elas: Chlamydia trachomatis, Chlamydia pscittaci e Chlamydia pneumoniae.

Como saber se o exame de clamídia deu positivo?

O melhor exame para detectar a infecção sexualmente transmissível pela clamidia é o PCR da secreção uretral e do colo uterino. Se você já teve uma infecção anterior pela clamidia, o exame ficará sempre positivo. É a cicatriz sorologica.

Como acabar de vez com a clamídia?

Remédios para clamídia

O tratamento deve ser orientado pelo ginecologista ou urologista, que deve indicar antibióticos como: Azitromicina 1g, em dose única; Doxiciclina 100 mg, 2 vezes ao dia durante 7 dias; Levofloxacino 500 mg, 1 vez ao dia por 7 dias.

Quanto tempo demora para a azitromicina cura clamídia?

Após a ingesta da medicação, os sintomas podem demorar mais de uma semana para desaparecer.

Quais os sintomas da clamídia no homem?

Os sintomas de clamídia mais comuns incluem:
  • dor forte na região genital e no pé da barriga;
  • ardência ao urinar;
  • vontade mais frequente de ir ao banheiro para urinar;
  • dor durante as relações sexuais;
  • dor nos testículos (nos homens);
  • eliminação de pus e de secreção por meio da uretra (nos homens);

Qual exame de sangue detecta clamídia?

A clamídia pode ser diagnosticada por meio de exame de urina e exame de sangue (anticorpos anticlamídia (IgM). Também é possível detectar a infecção por clamídia com exames femininos, como o papanicolau.

Qual exame detecta gonorreia e clamídia?

O melhor exame para o diagnóstico da clamidia e gonorreia é o PCR da secreção uretral ou do colo uterino. O exame de urina não fará diagnóstico dessas infecções.

Como é a coceira da gonorreia?

Em ambos os sexos, a gonorreia se manifesta por coceira na região anal, sensibilidade à luz, secreção de pus em um ou nos dois olhos, dores para engolir e placas amareladas na garganta. Em alguns casos, a bactéria pode afetar alguma articulação do corpo, deixando a região quente, inchada e bastante dolorida.

Artigo anterior
Qual ler primeiro Trono de Vidro ou corte de espinhos e rosas?
Artigo seguinte
O que é investimento na educação?