Como é a dor de uma distensão muscular?

Perguntado por: Núria Erica Batista Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

Como já foi citado, o principal sintoma da distensão muscular é a dor aguda no local da lesão. Frequentemente, a fisgada é próxima de uma articulação — na junção entre músculo e tendão — e atinge principalmente a musculatura posterior, anterior e interna da coxa, assim como a panturrilha.

Como identificar distensão muscular?

Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

Como diferenciar um estiramento muscular de uma distensão muscular?

Uma distensão muscular é o alongamento ou ruptura das fibras musculares. O estiramento muscular acontece quando o músculo se estica demais, podendo causar a ruptura de fibras musculares, seja do músculo ou do tendão.

Quanto tempo demora uma distensão muscular?

Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Como saber se é dor muscular ou lesão?

Resumo da notícia
  1. Após fazer um atividade física muito intensa ou um exercício novo, é comum sentir dor e rigidez muscular.
  2. Esse desconforto costuma atingir seu pico em 24 a 72 horas e durar até três a cinco dias.
  3. Quando a dor é aguda ou não diminui nesse período, pode ser sinal de uma lesão.

ESTIRAMENTO MUSCULAR OU DISTENSÃO MUSCULAR? Causas, Sintomas e Tratamentos

21 questões relacionadas encontradas

Como é a dor de uma lesão?

Dependendo da lesão, os sintomas podem variar entre moderados ou fortes e podem ter uma duração curta ou prolongada. As lesões agudas ocorrem subitamente e podem ser acompanhadas por pontadas e dores fortes, inchaço e falta de mobilidade na área afetada.

Como identificar uma lesão?

Como identificar uma lesão

As lesões com menor gravidade são aquelas que provocam dor nos músculos, dificuldade para realizar movimentos e até mesmo perda de força no membro afetado.

Como acelerar recuperação de lesão muscular?

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões
  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.

Como saber se é contratura ou estiramento?

Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.

Qual a diferença entre contratura distensão e estiramento?

Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.

Como tratar uma contratura muscular fisioterapia?

Tratamento fisioterapêutico para Contratura Muscular. Colocar uma compressa quente no local da contratura e deixar atua por 15-20 minutos é uma boa forma de aliviar a dor da contratura.

O que ajuda na recuperação muscular?

Os 4 melhores suplementos para recuperação muscular
  1. Whey Protein. Um dos suplementos mais conhecidos e queridos pelo público, o Whey Protein é uma das principais opções que contribuem para uma boa recuperação muscular. ...
  2. BCAAs. ...
  3. Glutamina. ...
  4. Waxy Maize.

Quanto tempo leva para o músculo se recuperar?

“Esse repouso pode levar entre 48 horas, para que o organismo seja capaz de regenerar o músculo lesionado, e 7 dias, tempo necessário para sua cabeça se recuperar neurologicamente e psicologicamente do esforço”, diz Rosendo.

Quanto tempo dura uma lesão?

Uma inflamação muscular leve pode levar algo como 24 a 72 horas para ser aliviada. Já uma tendinite aguda demora até 6 semanas.

Quais são os tipos de lesões?

Confira, a seguir, as 10 lesões mais comuns em praticantes de esportes.
  • Entorse. ...
  • Contusão. ...
  • Cãibra. ...
  • Luxação. ...
  • Fratura por estresse. ...
  • Estiramento e distensão muscular. ...
  • Tendinite. ...
  • Bursite.

Quais os tipos de lesões de pele?

Conheça os Tipos de Lesões de Pele (Cutâneas)!
  • Máculas. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm. ...
  • Pápulas. Pápulas são lesões elevadas, em geral com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação. ...
  • Bolhas. ...
  • Placas. ...
  • Pústulas. ...
  • Vesículas. ...
  • Nódulos. ...
  • Urticárias (urticas ou vergões)

O que é uma lesão muscular?

Lesões indiretas: ocorrem na ausência de contato e são observadas em modalidades esportivas que exigem grande potência na realização dos movimentos. Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo.

Como saber se lesionou o braço?

Já a dor de lesão é mais aguda, e qualquer movimento que você faz, sente uma dor muito forte que impossibilita de movimentar aquela região;, esclarece. O ortopedista ainda alerta que nunca se deve sentir dor articular em uma atividade física. Isso também pode ser sinal de que algo está errado.

O que tomar para recuperação muscular pós treino?

  • Whey Protein : ajuda no ganho de massa e na recuperação muscular.
  • Creatina : auxilia como fonte de energia e, por isso, é indicado para quem pratica treinos mais intensos.
  • BCAAS : são aminoácidos de cadeia ramificada e fontes de energia.

O que fazer para aliviar dor pós treino?

Colocar gelo na área

O gelo diminui a temperatura da área com dores pós-treino, o que alivia os sintomas e evita o inchaço comum na região. Basta deixar um saquinho plástico com algumas pedras de gelo, ou uma bolsa de água fria, sob a área dolorida, por poucos minutos.

O que fazer para soltar a musculatura?

Mudando hábitos para diminuir a tensão muscular
  1. Praticar exercícios físicos regularmente. Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. ...
  2. Dormir bem. ...
  3. Relaxar a mente. ...
  4. Equilibrar tempo de lazer e de trabalho. ...
  5. Movimentar-se durante o dia.

Como desfazer um nó no músculo?

Localize o nó muscular e use os dedos para massagear suavemente, concentrando-se em tentar soltar as fibras musculares tensas e aliviar a tensão. Logo depois, pressione firmemente na área afetada e faça pequenos círculos com os dedos.

Como relaxar músculo contraído?

Morda forte, segure e depois relaxe, abrindo levemente a boca. Finalmente, contraia todo o corpo, segure por alguns segundos e expire lentamente, assegurando que todo o corpo seja liberado da tensão. Repita isso em todo o corpo, tensionando e relaxando todos os músculos por pelo menos 3 vezes.

O que é um estiramento na coxa?

O estiramento muscular é quando o músculo estica demais, durante uma atividade física, e por isso pode acontecer na academia, numa corrida ou futebol, por exemplo. Essa lesão causa dor e limitação do movimento, e pode ser classificada em 3 diferentes graus, de acordo com a sua gravidade.

Como curar o estiramento da coxa?

Colocar gelo na região afetada a cada três horas, por um período de 15 minutos a meia hora. Alternar gelo e calor a cada 15 minutos também pode ajudar com a dor, mas se o tempo não permitir tal tratamento intensivo, pelo menos se esforce para fazer gelo e um pouco de compressão local.

Artigo anterior
Qual o objetivo da dança na educação infantil?
Artigo seguinte
Quem tem mais proteína whey ou albumina?