O que são auroras boreais?

Perguntado por: Vasco Mauro de Ramos  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal.

O que são as auroras boreais?

Aurora boreal é um fenômeno óptico que ocorre a partir do contato de partículas provenientes do vento solar com a alta atmosfera, que são canalizadas pelo campo magnético da Terra.

O que provoca a aurora boreal?

A aurora polar terrestre é causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio, tipicamente em altitudes entre 80 e 150 km.

Onde se encontra a aurora boreal?

O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia. Saiba mais sobre eles e as auroras boreais a seguir.

O que é e como ocorre às auroras polares?

A aurora polar caracteriza-se por um grande brilho difuso nos períodos noturnos. Isso ocorre devido ao impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. O fenômeno é semelhante a uma cortina no sentido horizontal, onde os raios ficam paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético.

O que é uma AURORA BOREAL? Física 19

15 questões relacionadas encontradas

O que define a cor da aurora polar?

A cor da aurora depende da altitude em que se dá a colisão do vento solar com o campo magnético e os gases predominantes naquela faixa da atmosfera. ... Entre 100 e 300 quilômetros, o gás predominante é o oxigênio, produzindo luzes brilhantes de amarelas a verdes.

Porque as auroras polares acontecem somente nos polos sul e norte?

As auroras polares, chamadas aurora boreal no Pólo Norte e aurora austral no Pólo Sul, ocorrem pela interação de partículas altamente energizadas vindas do Sol com o campo magnético que envolve a Terra. A aurora ocorre sempre que aumenta a atividade solar, de difícil monitoramento e previsão.

Como ver a Aurora Boreal?

Resumidamente, as condições ideais para ver a aurora boreal são:
  1. Ser inverno;
  2. Ser noite de céu limpo e o mais escuro possível (de preferência não ser lua cheia);
  3. Ter nenhuma ou o mínimo de luz não natural possível;
  4. Ter atividade solar suficiente ao longo do dia.

Qual o melhor país para ver a Aurora Boreal?

Islândia. A Islândia possui localização geográfica privilegiada quando se trata de ver a Aurora Boreal! De setembro a abril, acontecem os shows de luz.

Quanto tempo dura a Aurora Boreal?

Quanto tempo dura

O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

Qual a influência do campo magnético da Terra na formação do fenômeno conhecido como aurora boreal?

As auroras boreais são consequência da ação de partículas solares sobre a nossa magnetosfera, elas aparecem quando os ventos solares entram em contato com o campo magnético terrestre. Embora não possamos ver, o campo magnético terrestre está ao redor da Terra, funcionando para nós como uma “bolha de proteção”.

Como funciona a aurora austral?

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando ocorre no pólo sul é chamado de aurora austral. A aurora ocorre devido a colisão dos ventos solares, que carregam partículas do espaço, com a alta atmosfera da Terra, ionizando o ar, o que provoca a aurora.

Qual a camada da atmosfera que ocorre a aurora boreal?

A termosfera é responsável pelo envio de ondas de rádio para a superfície da Terra e é onde os satélites orbitam. É nessa camada que o fenômeno da aurora boreal acontece. A temperatura da termosfera pode ir de quinhentos a dois mil graus Celsius, a radiação solar é muito intensa nessa área.

Qual o lugar mais barato para ver a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal pode ser avistada no Alasca, nos Estados Unidos, que é conhecido como “A última fronteira". Além de belíssimas paisagens e uma boa infraestrutura, dizem que lá é um dos melhores lugares para ver o show de luzes!

Qual cidade do Canadá dá pra ver a Aurora Boreal?

Yukon é o lugar mais indicado para ver a Aurora Boreal no Canadá. Faz sol durante todo o verão e o território faz fronteira com o estado do Alaska.

Quando é possível ver a Aurora Boreal na Noruega?

A aurora boreal na Noruega é um dos fenômenos mais belos da natureza. Ela também pode ser observada ao redor do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. Sua ocorrência se dá a partir do outono, no final de setembro, mas com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março.

É fácil ver Aurora Boreal?

Resumindo, não é algo lá muito fácil, concordam? Já a Aurora Boreal pode ser vista nas imediações de várias cidades habitadas, todas elas acima do Círculo Polar Ártico. Toda a Islândia, por exemplo, está na zona onde o fenômeno acontece, assim como uma grande extensão do Alaska, do Canadá e da Sibéria (na Rússia).

Onde ver a Aurora Boreal Finlândia?

O melhor lugar para ver a Aurora Boreal na Finlândia é a Lapônia, região mais setentrional do país. Rovaniemi, a capital da Lapônia, é a cidade mais prática, digamos assim.

Onde é possível ver a aurora austral?

Cinco lugares onde é possível ver a Aurora Austral
  • 1 – Queenstown, Nova Zelândia. Aurora Austral em Queensland, Austrália. ...
  • 2 – Tasmânia, Austrália. Os incríveis tons de rosa e amarelo únicos na Aurora Austral na Baía Nublada, Tasmânia. ...
  • 3 – Victoria, Austrália. ...
  • 4 – Antártica e ilha de Geórgia do Sul. ...
  • 5 – Ushuaia, Patagonia.

Qual a diferença de aurora boreal e aurora polar?

A Aurora Polar é um fenômeno óptico e luminoso que ocorre nas proximidades das zonas polares através de partículas energizadas vindas do Sol. ... Aurora Boreal é o nome dado ao fenômeno quando esse ocorre no hemisfério norte enquanto Aurora Austral é o nome dado ao fenômeno quando esse ocorre no hemisfério sul.

Qual é a cor da Aurora?

“Os elétrons energizados batem com as moléculas de oxigênio e nitrogênio e emitem luzes de cor azul, vermelha e verde, originando esse fenômeno muito bonito”, explica Filho. As auroras que acontecem no Hemisfério Sul da Terra são chamadas de austrais.

Qual é a cor Aurora?

A luz verde forte se origina em altitudes de 120 a 180 km. A Aurora Boreal vermelha ocorre em altitudes ainda mais altas, enquanto o azul e o violeta ocorrem principalmente abaixo de 120 km. Quando o sol está “tempestuoso”, as cores vermelhas ocorrem em altitudes de 90 a 100 km.

Qual é a primeira camada da atmosfera terrestre?

( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos. ( ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito.

Quando ocorre a aurora austral?

Esse fenômeno é mais comum nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Quando a aurora ocorre em regiões próximas ao pólo norte, chamamos de aurora boreal, e quando acontece no pólo sul, chamamos de aurora austral.

O que é a Aurora Boreal e austral?

Aurora boreal e austral: este é mais um fenômeno que só ocorre nos pólos. No Hemisfério Norte é conhecido como Aurora Boreal, no Sul, Aurora Austral. Ele ocorre em razão do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta.

Artigo anterior
Qual é o melhor sistema operacional do mundo?
Artigo seguinte
Quem pode interpor recurso CPC?