Quanto custa uma recapagem de pneus?

Perguntado por: Miriam Correia Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado). Um pneu de um caminhão zero km custa em média R$ 2 mil.

Quanto custa um pneu recauchutado?

Um pneu recauchutado não é 50% mais barato que um original. Por isso, a conta não fecha", explica o especialista. Ao realizar uma pesquisa simples em uma loja de departamentos, é possível constatar a diferença. Um jogo de 4 pneus recauchutados sai, em média, ao redor de R$500,00, custando R$125,00 cada unidade.

Como montar uma empresa de recapagem de pneus?

Depois do processo de avaliação os pneus passam pelas etapas:
  1. Raspagem.
  2. Escareação.
  3. Aplicação de concerto.
  4. Aplicação de cola.
  5. Preenchimento.
  6. Aplicação de banda / emborrachamento.
  7. Vulcanização.
  8. Inspeção final e acabamentos.

Quanto custa para Ressolar um pneu de caminhão?

Se a carcaça estiver em bom estado, o equipamento pode receber de dois a três recapamentos. Cada serviço custa em média R$ 380 e o pneu pode rodar mais dois anos, se for bem conservado. Um pneu zero km para caminhão custa R$ 1,5 mil.

Pode Recapar pneu de caminhonete?

De acordo com a legislação em vigor a reforma de pneus é permitida para veículos de passeio (carros) e veículos de carga e ônibus. A recapagem de pneus de motos é proibida no Brasil. O grande mercado consumidor de reforma de pneus, relativo ao tamanho da frota, é o de caminhões e ônibus.

Recapagem de Pneus - Veja como é o processo!

43 questões relacionadas encontradas

Pode rodar com pneu recapado?

Veículos flagrados com pneus reformados que contrariem a norma de trânsito serão autuados por conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran (art. 230, X, do CTB). Esta é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção para regularização.

Pode viajar com pneu recapado?

Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.

Qual a durabilidade de um pneu recapado?

Fernanda Campioni, gerente de Pneus e Recapagem, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que este processo prolonga a vida útil dos pneus em mais de 100%. Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km.

Pode usar pneu recapado na dianteira caminhão?

Sim, por exemplo, onibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.

Qual a melhor borracha para recapagem?

Vipal é a melhor em reforma de pneus no Prêmio Fornecedores do Transporte NTC. Que a Vipal Borrachas é líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para a reforma de pneus todo o mercado sabe.

Quanto custa uma fábrica de pneus?

Portanto, o investimento inicial pode variar de R$ 40 a R$ 100 mil Reais, pois existem lojas de pneus muito simples e aquelas que oferecem uma grande comodidade para os clientes, assim também como uma grande diversidade de produtos e serviços.

O que faz um operador de recapagem?

Revisa pneus para fins de recauchutagem, classifica pneus para fins de recapagem e recauchutagem, ajuda na montagem e desmontagem de pneus, faz conserto em pneus colocando remendos. Realiza alinhamento e controla a vida útil de cada pneu.

Como é o processo de recapagem de pneus?

Com o objetivo de devolver ao pneu a quantidade de borracha previamente desgastada e a quantidade de pneu que sofreu raspagem, a banda de rolagem é aplicada. Ela possui uma espécie de borracha importante para as etapas finais e, após ser aplicada, todo o ar entre a carcaça e a banda é retirado.

Qual a diferença de pneu remold e recauchutado?

O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte lateral do pneu) e o remoldado, que além de substituir a banda de rodagem e seus ombros, substitui também toda a superfície de seus flancos”.

O que é um pneu recauchutado?

No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.

Qual pneu e melhor reformado ou remoldado?

A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes.

Porque pneu de caminhão estoura?

Essa é uma situação mais comum do que se pode imaginar e geralmente ocorre quando o borracheiro está inflando o Pneu, pois a pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva.

Pode colocar pneu remold na dianteira?

Sim, ônibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.

Pode usar pneu remold na dianteira?

A maioria não! E o que ocorre se dois pneus remold com estas diferentes carcaças estiverem equipando o eixo dianteiro de um automóvel? No momento de uma freada de emergência ou numa curva apertada na estrada, a reação dos dois pneus – aparentemente idênticos – será desigual e poderá provocar um sério acidente.

Qual pneu dura mais remold ou recapado?

Assim como o pneu recauchutado e o recapado, o remold representa uma opção mais econômica do que um pneu novo. Seu preço pode ser até 50% mais barato. Em compensação, sua durabilidade é de 15% a 30% menor.

Qual o melhor pneu recapado a frio ou a quente?

Reforma de Pneus a Frio

O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.

Quais os pneus com maior Treadwear?

O Treadwear pode variar entre 60 e 620, sendo 60 os pneus que se desgastam mais rápido e 620 os pneus com a maior durabilidade. Mas, como ele varia de marca para marca e como são as próprias fabricantes que atribuem as notas, não adianta comparar índices de concorrentes diferentes.

O que é pneu reformado?

O que é um pneu recauchutado? A recauchutagem é, essencialmente, um procedimento de reparo que reaproveita a carcaça de um pneu danificado. Esse processo consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como a banda de rodagem e os ombros.

O que é Remold?

Um pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por uma espécie de reciclagem. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna.

Porque pneu remold faz barulho?

Pneus remold fazem ruídos fortes como se houvesse rolamento com problemas. O balanceamento nunca é perfeito nestes tipos de pneus, o que atrapalha a sua dirigibilidade. A instabilidade é constante, portanto, o risco de acidentes cresce e muito. Seja nas curvas ou retas a qualidade da dirigibilidade é duvidosa.

Artigo anterior
Como abrir KMZ no CAD?
Artigo seguinte
Quantas vogais tem a palavra bola?