É possível penhorar o salário?

Perguntado por: Cátia Débora Paiva Borges  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

É possível penhora de parte do salário se a subsistência do devedor não for afetada. Só se revela necessária, adequada, proporcional e justificada a impenhorabilidade da parte do salário do devedor que seja efetivamente necessária à manutenção de sua dignidade e de seus dependentes.

Pode penhorar 30% do salário?

STJ reafirma possibilidade de penhora de 30% do salário para dívida não alimentar.

É permitido bloquear salário?

Em regra, o Código de Processo Civil veda expressamente a penhora ou bloqueio do salário. Isso acontece porque o salário e a aposentadoria são verbas alimentares, ou seja, necessárias à sobrevivência do indivíduo. Desta forma, as verbas alimentares são protegidas pelo nosso ordenamento jurídico.

Quando a conta salário pode ser bloqueada?

Quando o salário pode ser bloqueado? As únicas situações em que isso é possível são em caso de dívida alimentar (não podendo ser bloqueado um valor superior a 50% do salário líquido), ou em situações em que o salário em questão supere o valor equivalente a 50 salários mínimos.

É possível penhorar o salário parcialmente?

Logo, é possível uma penhora parcial sobre o salário recebido pelo devedor, desde que, à luz do caso concreto, não lese o seu padrão de vida digno e o de seus dependentes.

Penhora de Salário: quando é possível? Como conseguir? - Aula Completa

29 questões relacionadas encontradas

Qual o valor mínimo para penhora?

Valor inferior a 40 salários mínimos em conta corrente é impenhorável, diz TJ-SP. São impenhoráveis os valores até o limite de 40 salários mínimos depositados em conta corrente.

Qual valor pode ser penhorado?

Imóvel de valor vultoso pode ser penhorado mesmo se destinado à moradia, decide Tribunal. Apenas 10% do valor total será impenhorável.

Que tipo de conta não pode ser bloqueada?

Contas com valores de pensão; Conta poupança com até 40 salários mínimos; Subsídios e auxílios do governo; No caso de empresas, o valor necessário para a sua manutenção e pagamento de salários também não pode ser bloqueado.

Pode bloquear parte do salário por dívida?

É possível penhora de parte do salário se a subsistência do devedor não for afetada. Só se revela necessária, adequada, proporcional e justificada a impenhorabilidade da parte do salário do devedor que seja efetivamente necessária à manutenção de sua dignidade e de seus dependentes.

Quando o banco pode bloquear a conta?

Prováveis motivos do bloqueio. Suspeita de fraude na identidade do correntista – Este tipo de bloqueio é o mais comum, o banco pode pedir o bloqueio caso suspeite que a conta foi aberta em nome de um “laranja” ou que o acesso a conta foi “roubado” (hackeado, por exemplo).

Como bloquear conta salário?

As contas bancárias com fim de guardar verbas salariais não podem ser bloqueadas ou penhoradas pela Justiça e tampouco pelo próprio banco. Quando há bloqueio por ordem judicial é necessário contratar um advogado, pois significa que há um processo em andamento.

Como comprovar que se trata de conta salário?

2 respostas. Prezado, um contracheque onde apareça a conta de depósito, ou mesmo o próprio extrato, podem comprovar que a conta possui natureza salarial. Você precisará de advogado para peticionar o desbloqueio e pedir a devolução dos valores.

Qual a diferença entre bloqueio e penhora?

No bloqueio o valor permanece na mesma conta do executado, entretanto, o valor bloqueado fica “imobilizado”, não podendo ser utilizado, ao passo que na penhora on line há a efetiva expropriação do bem do devedor, que é retirado da sua esfera patrimonial e transferido para conta judicial.

Quantos por cento do salário pode ser penhorado?

A aplicação dos percentuais tem variado de 15% a 30% sobre os salários. Assim, desde que preservada a dignidade do devedor e observada a garantia de seu mínimo existencial, existe a possibilidade de mitigação da impenhorabilidade absoluta da verba salarial.

Pode penhorar 30% da aposentadoria?

PENHORA DE 30% DA APOSENTADORIA. Tendo em vista a proteção constitucional e o caráter alimentar dos vencimentos, salários, subsídios e proventos de aposentadoria, a legislação não admite sua penhora (art. 833 , IV , do CPC ), em observância ao princípio da intangibilidade salarial.

O que não pode ser penhorado pela Justiça?

O que não pode ser penhorado?
  • Bens inalienáveis e os não sujeitos à execução. ...
  • Móveis e pertences domésticos. ...
  • Vestuários e pertences pessoais. ...
  • Valores ganhos para sustento. ...
  • Bens utilizados no trabalho. ...
  • Seguro de vida. ...
  • Materiais de obras. ...
  • Pequena propriedade rural.

O que fazer quando o salário é bloqueado pela Justiça?

Então, se o seu salário for bloqueado judicialmente é necessário requerer o desbloqueio via judicial através de um advogado constituído. Assim, o juiz irá verificar o bloqueio e autorizar o desbloqueio total ou parcial.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Quais contas podem ser bloqueadas?

Além dos investimentos financeiros (exceto a poupança), também podem ser bloqueadas outras rendas e saldos do devedor que não tenham ligação direta com o trabalho.

Quais contas podem sofrer bloqueio judicial?

Bloqueio judicial: quais contas podem sofrer o bloqueio?
  • Conta salário.
  • Conta poupança com saldo inferior a 40 salários mínimos.
  • Conta exclusiva por resguardar todo o patrimônio financeiro de uma empresa.
  • Conta social para recebimento do auxílio emergencial.

Pode bloquear valores em conta poupança?

A penhora on-line possibilita o bloqueio de valores que o devedor tenha em conta bancária (conta corrente, poupança ou de investimento, por exemplo). Contudo, a lei determina um limite para esse bloqueio. Até 40 salários mínimos depositados em poupança não podem ser bloqueados, ou seja, são impenhoráveis.

Quando o bem penhorado é maior que a dívida?

3. O FATO DO BEM PENHORADO POSSUIR UM SUPOSTO VALOR MAIOR QUE A DÍVIDA DISCUTIDA, NÃO O TORNA IMPENHORÁVEL, TENDO EM VISTA QUE, EM OBSERVÂNCIA AO PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, AO DEVEDOR CABERÁ EVENTUAL DIFERENÇA QUE POSSA RESULTAR DO PAGAMENTO DO DÉBITO.

Quando há excesso de penhora?

Já o excesso de penhora fica caracterizado quando o valor penhorado é muito superior ao da execução. Foi com base nessa distinção que a Turma Recursal de Juiz de Fora negou provimento ao recurso da empresa reclamada, que alegava excesso de penhora e violação ao artigo 620 do CPC.

Quais os bens podem ser penhorados para pagar dívidas?

Quais bens materiais podem ser penhorados para pagar dívidas?
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
  • Veículos de via terrestre;

Qual o valor mínimo para bloqueio judicial?

Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis. No caso de empresas, o valor necessário para manutenção e pagamento de salários não pode ser bloqueado.

Artigo anterior
Quais os efeitos colaterais de prednisona?
Artigo seguinte
O que rolinha gosta de comer?