O que é uma análise de contingência?

Perguntado por: Nuno António Pinho Martins Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais).

Como descrever uma contingência?

No comportamento operante, por meio do qual o organismo modifica o ambiente, contingência se refere “às condições sob as quais uma consequência é produzida por uma resposta, isto é, a ocorrência da consequência depende da ocorrência da resposta” (Catania, 1993, p. 368).

O que é uma contingência comportamental?

Em Psicologia, mais concretamente na Análise Comportamental, a contingência consiste em uma relação de dependência entre certos eventos, para analisar a influência que um determinado evento psicológico pode ter sobre outros eventos.

O que são contingências Skinner?

Conforme Skinner (1974), a contingência é o modo de representar como determinados comportamentos surgem e se mantêm ao longo do tempo.

O que é contingência em Aba?

A contingência não é apenas o evento reforçador, mas todo o sistema que mostra como ou por que uma resposta foi dada, como se formaram repertórios comportamentais e como tais repertórios se mantêm no presente.

Princípios Básicos: Conceito de Contingência

40 questões relacionadas encontradas

O que é contingência no marketing digital?

Bem, antes de tudo, vamos começar do básico. Afinal o que é contingência? Ela nada mais é do que uma forma segura e legal, seguindo as políticas do facebook de se prevenir de um bloqueio. Se você ainda não sabe o que acontece durante um bloqueio, é simples: seus anúncios não podem ser mais vinculados na rede social.

O que é contingência na enfermagem?

O Plano de Contingência é um instrumento gerencial que padroniza, organiza e agiliza as ações necessárias para o controle e combate de ocorrências que colocam em risco o funcionamento diário do serviço de saúde, independentemente do seu nível de complexidade.

O que diz a teoria da contingência?

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.

O que são as contingências na contabilidade?

Contingência é o reconhecimento de um passivo provável, que depende de condições ou situações que são atreladas a eventos futuros que poderão ou não, acontecer. Portanto, despesas previstas como recuperação ambiental, por exemplo, devem estar provisionadas em decorrência de exigência legal.

O que é uma contingência fiscal?

No mundo de emissão fiscal, a contingência é um evento que ocorre quando o contribuinte não consegue se comunicar com a Sefaz estadual para emitir o documento fiscal.

O que é contingência no direito?

Um Plano de Contingência é o que pode garantir a sobrevivência de uma empresa em uma situação de crise. É nesses documentos que devem ser definidas as decisões que devem ser tomadas nas situações previstas, bem como garantir o provisionamento de recursos necessário para que seja administrada a situação.

Quais são os três elementos da tríplice contingência no comportamento operante?

O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.

O que significa contingência na administração?

No contexto empresarial, a contingência está relacionada ao resultado e consequências indesejável da concretização de um determinado risco. Refere se a um evento com potencial de paralisar o funcionamento de uma empesa ou parte dela, considerada vital para o atingimento dos seu objetivos estratégicos.

Quais são os fatores contingenciais?

Os fatores contingenciais são definidos como variáveis que influenciam a gestão organizacional, podendo ser classificação como variáveis internas (tecnologia, estrutura, estratégia e porte), e variáveis externas (ambiente) (ESPEJO; FREZATTI, 2008).

São exemplos de contingências nas organizações?

Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho. Cargos ocupados por especialistas com atribuições bem definidas. Centralização das decisões na cúpula da organização. Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.

Qual a premissa da teoria da contingência?

A premissa da teoria da contingência aplicada à contabilidade gerencial é verificar quais fatores contingentes afetam o modelo de sistema de informação gerencial de forma que o mesmo possa ser adequado à situação em que a organização se encontra.

Quais são os passivos contingentes?

E o passivo contingente é aquele que não satisfaz nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis. Ou seja, são obrigações possíveis, que ainda podem – ou não – ser confirmadas. Isso faz com que a saída de recursos para liquidar com essa obrigação não seja provável.

Qual a diferença entre provisão e contingência?

Assim, uma contingência provável, mensurável com suficiente segurança, deve ser objeto de provisão, enquanto que uma contingência, ainda que provável, mas que não seja mensurável com suficiente segurança, não deve ser provisionada.

O que é contingência trabalhista?

A expressão contingência tem como significado: do que pode ou não acontecer, do que é incerto, ou seja, a possibilidade de que algo se realize ou não, tendo como consequência uma ação ou situação imprevista, que não se consegue controlar nem prever; eventualidade, casualidade.

O que é teoria da contingência estrutural?

A teoria contingencial tem como objetivo se adaptar a um ambiente mais incerto, com alto grau de mudanças tecnológicas e de mercado, buscando otimizar a estrutura da empresa conforme os fatores contingenciais e o ambiente assim demandarem.

Quais as origens da teoria contingencial?

A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.

Como a teoria contingencial pode ser aplicada nas empresas?

A Teoria da Contingência tem muito a contribuir para o desenvolvimento organizacional. Novos modelos, métodos, abordagens, e técnicas, fundamentados na Teoria da Contingência, estão sendo difundidos pelo ambiente empresarial e tendem a melhorar o desempenho estratégico.

O que é plano de contingência na saúde?

O Plano de Contingência funciona como um planejamento e, por isso, deve ser elaborado na normalidade, quando são definidos os procedimentos, ações e decisões que devem ser tomadas na ocorrência de uma emergência em saúde pública.

Qual foi a influência da Teoria da Contingência para a Enfermagem?

Essa teoria influencia os serviços de saúde e a enfermagem, destacando a divisão do trabalho em tarefas, a excessiva preocupação com manuais de procedimentos, rotinas, normas, escalas e a fragmentação da assistência por atividades.

Como elaborar um plano de contingência?

Conhecendo 5 passos para elaborar plano de contingência na empresa
  1. Monte um comitê de gestão de crise. Esse é um dos passos mais importantes ao iniciar o plano de contingência. ...
  2. Analise os riscos. ...
  3. Determine estratégias de recuperação. ...
  4. Escreva o guia do plano de contingência. ...
  5. Não deixe de fazer testes e revisões.

Artigo anterior
Para que serve detergente nas plantas?
Artigo seguinte
Qual é a função de um gato dentro de casa?