Quanto à designação dos contratos?

Perguntado por: Adriana Salomé Magalhães de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Quanto à designação
Quando falamos na designação dos contratos, podem ser classificados como: nominados ou típicos, inominados ou atípicos, misto ou coligado. Os contratos nominados são aqueles que possuem designação própria e estão previstos no Código Civil.

Quanto ao objeto dos contratos?

O objeto do contrato deve ser entendido tanto como conteúdo (programa contratual) quanto como objetivo (finalidade). Todavia difere-se da causa do contrato e do consenso. Deve ser visto como um complexo de obrigações, deveres, direitos, ônus, sujeições, e deve ser visto como uma unidade.

Quanto ao agente do contrato?

4. Classificação quanto ao agente: a) Personalíssimo ou intuitu personae: trata-se do contrato em que apenas uma determinada pessoa poderá cumprir o acordado, uma vez que foi celebrado em razão de suas características pessoais.

Quanto ao momento do cumprimento?

As obrigações quanto ao momento de seu cumprimento, tem por sua finalidade as execuções: Instantânea, Diferida e Periódica. Vejamos o significado de cada uma delas e exemplos adjuntos. A execução Instantânea, como próprio nome já diz, dar-se a instantaneamente, na hora do ato.

Como se classificam os contratos?

Contratos onerosos são aqueles em que existem vantagens e ônus para am- bas as partes. Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades.

AULA 10 - CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS

45 questões relacionadas encontradas

Como se dá a classificação dos contratos quanto à forma?

QUANTO À FORMA os contratos podem ser: -Consensuais: Aqueles que se consideram pela mera proposta e aceitação - ex: pedido e compra. -Reais: os que se formam com a entrega efetiva da coisa – ex: mútuo.

Quais são as espécies de contratos?

  • Depósito.
  • Doação.
  • Mandato.
  • Contrato de constituição de renda.
  • Contrato de Empreitada.
  • Contrato Estimatório.
  • Ação Revocatória.
  • Contrato de compromisso.

O que é oneroso e gratuito?

Em linhas gerais, para a classificação de contratos entre onerosos e gratuitos, deve-se levar, em consideração o critério económico, sendo oneroso aquele em que há um equilíbrio económico, logo, ambas as partes ganham e perdem (património), e gratuito aquele em que há um desequilíbrio económico, isto é, vantagem ...

Quanto ao sujeito às obrigações serão?

As obrigações podem ser destrinchadas em elementos subjetivos, imaterias e objetivos. Elemento subjetivo: Os sujeitos, devedor e credor - Pessoa física, jurídica ou até mesmo sociedade de fato. Elemento imaterial ou espiritual: O vínculo obrigacional, o liame que une sujeito ativo e passivo.

Quanto ao momento da execução os contratos podem ser instantâneos diferida e continuada?

Quanto ao momento da execução, os contratos se classificam em de execução instantânea, diferida e de trato sucessivo. Os de execução diferida são aqueles em que a prestação de uma das partes não se dá de uma só vez, porém a termo, não ocorrendo a extinção da obrigação, até que se cumpra a referida obrigação.

Quanto à forma um contrato pode ser?

Quanto à formação

A formação dos contratos pode ser classificada em três formas: paritária, de adesão ou de tipo. Um contrato paritário é aquele em que as partes negociam livremente as cláusulas, direitos e obrigações. Ambas estão em situação de igualdade e decidem em consenso os termos contratuais.

Quem é o contratante?

Que ou quem assina um tratado, um acordo ou uma convenção.

Quais são os principais elementos de um contrato?

Elementos essenciais à existência e validade do contrato: autonomia das partes; pluralidade das partes; capacidade do agente legitimidade do agente licitude; possibilidade (fática e jurídica) do objeto;determinabilidade do objeto; patrimonialidade do objeto; forma prescrita ou não defesa em lei; Consenso; Causa.

O que é o objeto em um contrato?

O Objeto é a cláusula primeira do contrato, e é aqui que se coloca sobre o que as partes contratantes estão acordando. ... O objeto de um contrato pode ser a prestação de qualquer espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial (pode ser um trabalho braçal, intelectual, etc.).

Como escrever objeto de contrato?

Abaixo algumas coisas que você deve observar quando for redigir um contrato:
  1. Qualificar as partes: ...
  2. Definir objeto do contrato. ...
  3. Obrigações do Contratante e do Contratado. ...
  4. Preço e condição de pagamento. ...
  5. Preveja o prazo de duração e a forma de reajuste do contrato. ...
  6. Despesas. ...
  7. Rescisão. ...
  8. Cláusula penal.

O que é objeto de contratação?

Art. 3º) O objeto da contratação será definido de forma expressa no edital de licitação e no contrato exclusivamente como prestação de serviços. Art. 4º) É vedada a inclusão de disposições nos instrumentos contratuais que permitam: [...]

Quem são os sujeitos da obrigação?

Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação. Note-se que, pode haver pluralidade de sujeitos, sem que isso altere a natureza deles.

O que é oneroso no direito?

Oneroso é um termo jurídico utilizado para classificação de contratos. São designados por contratos onerosos aqueles em que as duas partes envolvidas têm reciprocidade de obrigações e vantagens econômicas.

Quais são os contratos gratuitos?

O que são contratos gratuitos (ou benéficos)?

São aqueles contratos nos quais não há ônus correspondente à vantagem obtida. Apenas uma das partes se obriga enquanto a outra só se beneficia. Ex: - doação sem encargo, comodato, depósito, etc.

O que pode ser considerado contrato gratuito?

Contratos gratuitos/ benéficos e onerosos

Gratuitos são aqueles em que apenas uma das partes aufere benefício ou vantagem. Ex: doação pura, comodato, reconhecimento de filho. Para a outra, só há sacrifício, obrigação.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

As modalidades dos contratos administrativos subdividem-se em cinco tipos específicos: contrato de obra pública (por empreitada ou por tarefa); contrato de serviço; contrato de fornecimento; contrato de gestão; e contrato de concessão.

Quais são os tipos de contratos empresariais?

Os 6 principais contratos empresariais
  • Contratos mercantis. ...
  • Contratos administrativos. ...
  • Contrato de trabalho. ...
  • Contrato de consumo. ...
  • Contrato de compra e venda. ...
  • Contrato eletrônico.

Quais os tipos de contratos imobiliários?

Quais os tipos de contratos imobiliários?
  • Compra e venda. Este é um dos contratos imobiliários mais conhecidos. ...
  • Aluguel. ...
  • Built to suit. ...
  • Prestação de serviços. ...
  • Procura por imóvel. ...
  • Corretagem imobiliária. ...
  • Financiamento imobiliário.

Como se formam os contratos formais?

Os contratos reais são os que se formam somente com a entrega da coisa. Exemplo: depósito, mandato, comodato, etc. Nesses contratos o acordo de vontades é insuficiente para o aperfeiçoamento do negócio, valendo, tão somente, como contrato preliminar.

Qual a finalidade da classificação dos contratos?

Em relação ao sacrifício patrimonial das partes contratantes, os contratos se classificam em gratuitos (benéficos) ou onerosos. Nessa classificação leva-se em conta a vantagem ou o objetivo visado pelas partes. No entanto, o contrato poder ser classificado como oneroso e gratuito.

Artigo anterior
O que é a geração do processador?
Artigo seguinte
Como localizar arquivo Word por Data?