Quando faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal a denúncia ou queixa será rejeitada?

Perguntado por: Madalena Carneiro de Macedo  |  Última atualização: 15. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

O art. 395, II, do Código de Processo Penal, com a nova redação que lhe foi conferida pela Lei nº 11.719, de 20 de junho de 2008, assevera que a denúncia ou queixa será rejeitada quando faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Quando a denúncia ou queixa será rejeitada?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quando a denúncia falta pressuposto processual?

Quando faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal. A falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação envolve os requisitos para a criação de uma relação processual dotada de validade.

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?

43 do Código de Processo Penal 03 (três) hipóteses de rejeição da denúncia ou queixa, a saber: “I – fato narrado evidentemente não constitui crime; II – quando já estiver extinta a punibilidade pela prescrição ou outra causa; III – quando for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condição de procedibilidade ...

São causas de rejeição da denúncia ou queixa à inépcia a falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal e a falta de justa causa?

são causas de rejeição da denúncia ou queixa a inépcia, a falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal e a falta de justa causa. no procedimento ordinário, poderão ser ouvidas até 08 (oito) testemunhas, de acusação e defesa, compreendidas, nesse número, as que não prestam compromisso.

PRESSUPOSTOS E CONDIÇÕES DA AÇÃO SEM OS QUAIS CULMINAM NA REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA

44 questões relacionadas encontradas

O que significa faltar pressuposto processual?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Quando o juiz poderá rejeitar a queixa ou denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). I – for manifestamente inepta; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

O que é rejeição tardia da denúncia?

Contudo, mesmo depois da resposta à acusação pode o magistrado rejeitar a inicial, destarte, mesmo tal decisão pode se dar posteriormente, após a manifestação da defesa e a isto se denomina “rejeição tardia... ” da denúncia amplamente admitida pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça: (...)

O que é pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal?

São requisitos processuais gerais para o regular exercício do direito de ação penal: a) a possibilidade jurídica do pedido; b) interesse de agir; c) legitimidade da parte e d) justa causa.

O que é nulidade por inépcia da denúncia?

A inépcia da denúncia caracteriza-se pela ausência dos requisitos insertos no art. 41 do Código de Processo Penal , devendo a denúncia, portanto, descrever os fatos criminosos imputados aos acusados com todas as suas circunstâncias, de modo a permitir ao denunciado a possibilidade de defesa. 2.

Quando a queixa-crime pode ser rejeitada?

1. A peça acusatória que não estiver amparada em um suporte probatório mínimo (justa causa) deve ser rejeitada, uma vez que a pretensão punitiva estatal não pode ser levada a efeito de modo temerário, com infringência ao princípio da presunção de inocência.

Quais são os pressupostos processuais da ação penal?

Os pressupostos processuais são de existência ou de validade. Os pressupostos de existência subdividem-se em subjetivos e em objetivos. Os primeiros são compostos de: um órgão jurisdicional e da capacidade de ser parte (aptidão de ser sujeito processual).

É possível a rejeição da denúncia após a resposta a acusação?

Na resposta à acusação, é possível requerer a rejeição da denúncia ou queixa-crime, conforme art. 395, do código de processo penal.

O que fazer quando o juiz rejeita a Queixa-crime?

Contra a decisão que rejeita a denúncia ou queixa cabe o recurso de apelação. Recebida a denúncia ou a queixa, se o acusado preencher os requisitos legais, será oferecida a suspensão condicional do processo (Enunciado nº 53 do FONAJE).

O que diz o artigo 581 do CPP?

(1) O art. 581 do CPP prevê, então, as hipóteses em que a parte poderá opor recurso em sentido estrito. É importante observar, desse modo, que o rese poderá ser oferecido tanto contra despacho e decisões interlocutórias, quanto contra a sentença.

O que diz o artigo 397 do Código de Processo Penal?

397 do CPP. Significa que um juiz ou uma juíza reconheceu a inocência do réu e encerrou o processo.

Qual a diferença entre pressupostos processuais e condições da ação?

Os pressupostos processuais dizem respeito aos aspectos formais do processo, enquanto as condições da ação se encontram mais perto do mérito e, muitas vezes, com ele se confundem, tanto que muitos juristas entendem que as condições da ação não deveriam entrar na categoria da admissibilidade, mas sim na do próprio ...

Como se deflagra a ação penal?

Segundo o relator, “para se deflagrar uma ação penal não se mostra necessária a existência de provas robustas e incontestáveis da autoria, sendo suficiente apenas a presença de indícios, os quais se revelam no caso em exame”, concluiu.

O que diz o artigo 394 do Código Penal?

Art. 394. O juiz, ao receber a queixa ou denúncia, designará dia e hora para o interrogatório, ordenando a citação do réu e a notificação do Ministério Público e, se for caso, do querelante ou do assistente.

O que diz a Súmula 438 do STJ?

Súmula 438 -

É inadmissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.

Pode pedir rejeição da denúncia em memoriais?

Resposta: sim

Quando a denúncia traz a descrição dos fatos, com todas as suas circunstâncias, apresentando elementos suficientes para a sua compreensão e o pleno exercício da ampla defesa e do contraditório, não há falar em inépcia da denúncia.

O que é denúncia tardia?

É muito comum que mulheres demorem para denunciar abusos e violência, especialmente quando esses crimes ocorreram na infância ou adolescência. São muitos os motivos, desde vergonha até dependência financeira do agressor.

O que acontece depois que o juiz recebe a denúncia?

Recebida a denúncia, o Juiz não a pode rejeitar, ainda que parcialmente. É um princípio histórico e basilar de processo penal. Caso contrário, poder-se-iª alterar a imputação segundo os rumos do julgador, com sério dano à segurança jurídica das partes.

Quais são os crimes que se procede mediante queixa?

– Crimes em que cabe oferecer queixa-crime
  • crimes de responsabilidade do funcionário público;
  • calúnia;
  • difamação;
  • injúria;
  • exercício arbitrário das próprias razões;
  • dano qualificado;
  • introdução ou abandono de animais em propriedade alheia;
  • esbulho possessório de propriedade particular;

Qual é o valor da causa na Queixa-crime?

O valor da Taxa Judiciária, nesses casos, corresponderá ao patamar mínimo, i.e., R$ 51,98, multiplicado pelo número de querelantes, por força do art. 134, IV, e seu parágrafo único, do Decreto-Lei Estadual nº 05/1975.

Artigo anterior
Como aprender e não apenas decorar?
Artigo seguinte
Como desenhar inclinação no CAD?