Como fazer uma denúncia no Ministério do Trabalho por telefone?

Perguntado por: Rúben Jorge Esteves Cruz Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Para todo o território nacional, o número da ouvidoria MTE é o 158. É através desse número que um representante da Ouvidoria do ministério do trabalho e emprego responde, e o autor da irregularidade será encaminhado para o setor responsável do MTE para que a denúncia possa se dar continuidade.

Qual o número do Ministério do Trabalho para fazer uma denúncia?

Ou, caso preferir, utilize o telefone 0800 644 3444. É possível fazer uma denúncia online.

Qual é o WhatsApp do Ministério do Trabalho?

Informações sobre o tema e outros assuntos trabalhistas podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2113-2810 (WhatsApp), ou pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br.

Como falar com o Ministério do Trabalho online?

Registre uma manifestação pela internet (por meio do Fala.BR). Ao cadastrar sua manifestação no Fala.BR, lembre-se de selecionar o Ministério da Economia como órgão para qual você quer enviar a sua manifestação. Ao final do cadastro, você receberá o número e o código de acesso.

Como conseguir falar no Ministério do Trabalho?

Através do número telefônico 158, é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, dentre outros.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA TRABALHISTA ? | Direito do Trabalho

42 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho?

O processo de como fazer denúncia anônima ao Ministério do Trabalho é simples e, basicamente, basta você entrar em contato com a ouvidoria do MTE. Conforme a realização do processo de denúncia, as empresas serão investigadas de uma maneira totalmente sigilosa.

Como faço para denunciar irregularidades trabalhistas?

Telefone. O atendimento por telefone é feito de segunda a sábado, das 07h00 às 19h00 (horário de Brasília). Para todo o território nacional, o número da ouvidoria MTE é 158.

Qual o 0800 do Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho possui central telefônica que presta informações para o cidadão . A Central de Atendimento Alô Trabalho, número 158, funciona 24h por dia (eletrônico) e de segunda a sexta-feira das 07h às 19h (humano).

Como ligar para o número 158 através de celular?

Para ter acesso a informações sobre produtos e serviços do MTE, basta você ligar na Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo número 158, a ligação é gratuita de telefone fixo, caso você ligue de telefone móvel (celular) a chamada será cobrada do usuário.

Como ligar para o Ministério do Trabalho pelo celular?

Para fazer isso, basta discar o número: 158. Lembre-se de que as ligações de telefones fixos são gratuitas, enquanto as ligações locais de telefones celulares exigem pagamento.

O que acontece quando uma empresa é denunciada?

Se forem constatadas irregularidades ele pode aplicar advertência, multa, embargo ou até interdição, dependendo do nível do descumprimento e perigo a que os colaboradores estão expostos.

Tem como saber quem fez uma denúncia anônima?

Em alguns casos é possível descobrir o autor da denúncia. Se você suspeitar que o autor da denúncia e seu agressor sejam a mesma pessoa, avise sua assistente social. Avise a assistente social se você acha que ele te denunciou porque está com raiva ou quer te prejudicar.

Qual é a função da Delegacia Regional do trabalho?

A Delegacia Regional do Trabalho é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho (Canpat), o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e ainda a fiscalização do cumprimento dos ...

Quanto tempo demora a denúncia no Ministério do Trabalho?

O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos. No caso de trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante no Gov.br, mas a denúncia deve ser feita pelo Sistema Ipê, disponível também no portal Gov.br.

Quais motivos para denunciar uma empresa?

Ministério Público do Trabalho (MPT)
  • Assédio moral;
  • Discriminação no trabalho;
  • Exploração do trabalho infantil e de adolescente;
  • Meio ambiente inadequado para o trabalho;
  • Fraudes trabalhistas;
  • Conflitos coletivos de trabalho;
  • Irregularidades do trabalho na Administração Pública;
  • Terceirização ilícita de trabalhadores.

Quais as competências da Delegacia Regional do Trabalho?

Essas atividades incluem a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde ocupacional. ...

Qual a competência da Delegacia do Trabalho?

Cabe às Superintendências Regionais do Trabalho, antigas Delegacias Regionais do Trabalho, policiar as questões relativas ao cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalhador, além de fiscalizar se o ambiente laboral está de forma adequada e regular conforme as normas.

Quando se deve procurar o Ministério do Trabalho?

6 - Em quais casos eu posso procurar o Ministério Público do Trabalho? O cidadão pode procurar o Ministério Público do Trabalho em todo e qualquer caso de irregularidade trabalhista.

É seguro fazer denúncia anônima?

A denúncia anônima é uma ferramenta essencial no combate à violência, desde os crimes de agressão contra mulher até os de maus-tratos de animais. E, ao fazê-la a pessoa é totalmente resguardada e sua identidade permanece em sigilo.

Como responder a uma denúncia anônima?

Ao receber a denúncia anônima, a autoridade policial terá que se convencer, primeiro, da veracidade dos fatos narrados e isso é feito por meio das investigações preliminares que deverão ser realizadas antes da abertura do inquérito.

Como saber se alguém me denunciou na polícia?

Para consultar os dados, a pessoa precisa baixar o aplicativo Sinesp Cidadão (o mesmo que permite consultar placas de veículos roubados). Ele é gratuito. Entre as opções está o “Mandados de Prisão”. Basta clicar, digitar os dados da pessoa, como nome completo ou número do documento.

Quanto à empresa paga por desvio de função?

Caso seja reconhecido o acúmulo ou desvio de função, sendo determinado o pagamento pelo empregador de uma diferença salarial, esse valor irá refletir em todas as verbas salariais, tais como, aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS e multa de 40%, horas extras e eventuais adicionais recebidos pelo trabalhador, como ...

Quem faz a fiscalização do trabalho?

Quem faz a fiscalização do trabalho? A Fiscalização do Trabalho é feita pelo atual Ministério do Trabalho e Previdência, por meio dos auditores-fiscais do trabalho, e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), através de procuradores do trabalho.

O que é necessário para processar uma empresa?

Caso decida processar uma empresa, é recomendável procurar advogados especialistas em Direitos do Consumidor. Dessa forma, é possível encontrar um profissional que possua amplo conhecimento na área. Além disso, o consumidor também pode incluir setores específicos da área de Direito Consumerista na sua pesquisa.

O que acontece quando processamos uma empresa?

Outro ponto que o trabalhador deve se atentar é para os riscos do processo. De regra, todo empregado que ingressa com uma ação tem que pagar as custas da causa. Entretanto, caso se enquadre no benefício da Justiça Gratuita, não terá que pagar nada.

Artigo anterior
Quais as principais características dos bens públicos puros?
Artigo seguinte
Como iniciar um e-mail sem bom dia?