O que a fissura pode causar?

Perguntado por: Alice Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

Principais causas da fissura anal
A causa mais comum está associada à lesão ou trauma provocado pela evacuação de fezes muito duras, grandes, secas ou volumosas. Nestes casos, abre-se um pequeno corte doloroso que pode sangrar.

Qual o perigo da fissura?

A fissura pode provocar dor intensa e sangramento, influenciando na qualidade de vida do indivíduo. Na fase aguda, deve-se regularizar o funcionamento intestinal, adotando-se medidas de higiene com banhos de assento e evitando alimentos condimentados.

Quanto tempo leva para curar uma fissura?

Uma fissura anal geralmente cura espontaneamente em quatro a seis semanas. Se isso não acontecer, o tratamento médico ou cirurgia geralmente pode aliviar o desconforto.

Como saber se a fissura é crônica?

Ela pode ser classificada em dois tipos:
  1. Aguda: Caracteriza-se pelo aparecimento do ferimento após um trauma local, como uma evacuação com fezes endurecidas;
  2. Crônica: Quando a fissura não cicatriza. Assim, tende a reaparecer inúmeras vezes, com continuidade dos sintomas.

Como aliviar fissura retal?

Hidratar o esfíncter anal com lubrificante neutro, como óleo de coco, aplicado várias vezes ao dia e na hora de deitar-se. A dor pode ser tratada com analgésico por via oral. A menos que a diarreia seja uma causa, medidas para amolecer as fezes e promover evacuações regulares costumam ajudar.

O que é FISSURA ANAL? E como é o tratamento? | Dr. Marcelo Werneck

21 questões relacionadas encontradas

Qual a pomada indicada para fissura?

Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS. Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

Que pomada usar para fissura retal?

XYLOPROCT é indicado para o tratamento da dor, coceira e desconforto que ocorrem em irritações anorretais, como, por exemplo, hemorróidas, prurido anal, proctite (inflamação do reto que causa desconforto e sangramento), formas leves de fissuras anais e no alívio da dor pósoperatória.

Como curar fissura crônica?

O melhor tratamento para a fissura crônica é a cirurgia ( retirada e cauterização da fissura). Algumas vezes é realizada a esficterotomia (pequeno corte no músculo do esfíncter anal), sendo avaliado caso a caso.

Como curar uma fissura crônica?

Não, a fissura crônica deve ser tratada cirurgicamente. Dificilmente uma fissura crônica cicatriza espontaneamente. Normalmente o tratamento é cirúrgico.

Como tratar fissura crônica?

Os bloqueadores do canal de cálcio são drogas promissoras e podem ser úteis no tratamento de pacientes portadores de fissura anal crônica, em casos selecionados. Entretanto, a esfincterotomia interna continua sendo o padrão ouro para o tratamento destas fissuras.

Quem tem fissura pode ter relação?

Dividindo a sua questão em quatro: se tem fissuras anais (e quem diz fissuras diz qualquer outra patologia anal), qualquer que seja o trauma será sempre prejudicial. O trauma é o papel higiénico em vez da lavagem dessa zona, as relações sexuais, o fingering.... até mesmo um supositório mal colocado pode ser traumático.

Como defecar com fissura?

A principal causa de fissura anal são as fezes endurecidas que traumatizam o ânus. Podem ser usadas supositórios, mas é importante que seja ajustado o hábito intestinal com medidas naturais e que possam ser usadas prolongadamente.

Porque fissura dói?

Um dos principais fatores que perpetuam os sintomas da fissura é a persistência de fezes endurecidas que traumatizam o canal anal. Por isso, juntamente com o tratamento (clínico ou cirúrgico), deve-se manter uma dieta rica em fibras e líquidos, para regularização do hábito intestinal.

O que é uma fissura crônica?

A fissura crônica geralmente apresenta outras características: quadros recorrentes e muitas vezes se apresenta com uma fissura mais profunda, presença do plicoma anal (excesso de pele fora da fissura) e a papila hipertrófica. Caracterizando a tríade clássica fissuroide.

Como tratar fissuras nas partes íntimas?

Como é feito o tratamento
  1. Corticoide: a ginecologista informou que “podem ser usados cremes vaginais à base de corticoide para reduzir a inflamação”;
  2. Antifúngicos: em casos de lesões causadas por fungos ou com infecções, o tratamento pode ser feito com cremes vaginais antifúngicos;
  3. Antibióticos: a Dra.

O que é bom para fissura remédio caseiro?

Banhos de assento com água morna são benéficos e auxiliam no tratamento da fissura anal. A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna.

Quem tem fissura deve evacuar ou segurar?

É importante, ainda, tentar não segurar as fezes ao sentir vontade de evacuar: isso pode fazer com que elas fiquem duras e ressecadas, lesionado o ânus ao sair.

Como usar babosa na fissura?

Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.

Porque minha fissura não Sara?

É imprescindível que seja feita uma reavaliação médica especialista afim de examinar o aspecto da fissura, sinais de cronicidade e possivelmente, que sejam solicitados exames para a busca da causa do problema e da dificuldade de cicatrização.

Como fazer ânus parar de doer?

O que fazer: na maioria das vezes, a fissura anal passa sozinha sem necessitar qualquer tipo de tratamento. No entanto, pode ser recomendado o uso de pomadas anestésicas, como a Lidocaína, por exemplo, além de banho de assento com água morna.

Artigo anterior
Como surgiu as habilidades socioemocionais?
Artigo seguinte
Qual a maior dificuldade do produtor rural?