Como funciona a remissão?

Perguntado por: Rafael Martins  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

A remição pelo trabalho, nada mais é do que um benefício conferido ao preso, seja ele provisório ou já condenado, de que a cada três dias trabalhados, será remido um dia de pena. Há que se atentar que a remição não diminui o total da pena, apenas aumenta o tempo de pena cumprida do apenado.

Quais os tipos de remissão?

Desta forma a LEP, Lei de Execução Penal, instituiu duas formas de se remir o cumprimento da pena; a Remição pelo Trabalho e a Remição pelo estudo.

Como se dá a remição da pena?

Para que a remição seja computada, é necessário que seja declarada por decisão do juiz responsável pela execução penal, depois de ouvido o Ministério Público e a defesa. O preso pode perder até 1/3 do tempo remido em caso de prática de falta grave.

Quantos dias de remição?

I, da LEP, assegura o direito à remição pelo estudo, na proporção de 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequência escolar – atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional – divididas, no mínimo, em 3 (três) dias.

Como calcular os dias de remição?

A magistrada observou que a remição da pena pelo trabalho é calculada pelos dias trabalhados e não pela soma total das horas, sendo que apenas as horas trabalhadas após a jornada máxima diária é que podem ser somadas para efeito de remição.

Prática Penal: Como funciona a Remição da Pena

40 questões relacionadas encontradas

Quantos dias trabalhados diminui a pena?

A cada três dias trabalhados, o preso poderá remir um dia de pena. A remição pelo trabalho, nada mais é do que um benefício conferido ao preso, seja ele provisório ou já condenado, de que a cada três dias trabalhados, será remido um dia de pena.

Qual a diferença de remissão e remição?

REMIÇÃO (verbo remir): perdão oneroso, por meio de algum esforço, como estudo ou trabalho. ... REMISSÃO (verbo remitir): perdão por compaixão, por misericórdia, sem nenhum ônus.

O que é remissão simples?

A remissão consiste no perdão e é uma forma de excluir, extinguir ou suspender o processo de apuração do ato infracional. Encontra-se regulada nos artigo 126 a 128, do Estatuto da Criança e do Adolescente. ... Assim, a remissão pode ser: simples ou pura e clausulada.

Quais são os requisitos da remissão da dívida?

São requisitos do perdão da dívida o ânimo de perdoar e a aceitação do perdão. A devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus coobrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir.

Quais as características da remissão?

A remissão implica a extinção da relação obrigacional por meio do perdão. O credor perdoa o devedor do que é devido e a obrigação se extingue. A remissão pode ser quanto ao seu objeto: total ou parcial. Remissão total: ocorre quando se é perdoada completamente a dívida.

O que é remissão de dívidas?

Os contribuintes que não possuam condições financeiras de efetuar o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo podem solicitar a remissão dos débitos (que é o perdão da dívida). Será feita uma avaliação social, para se identificar o nível de vulnerabilidade social da família.

Quando uma dívida pode ser perdoada?

A remissão de dívida pode ser de dois tipos: Total: quando a dívida seja perdoada integralmente pelo credor. Parcial: quando apenas parte dela é perdoada, sendo necessário o pagamento do restante pelo devedor. ... Nesse caso, o credor formaliza o perdão de forma escrita por meio de um termo de remissão de dívida.

O que é remissão suspensiva?

A remissão é o perdão concedido pelo Ministério Público ou pela autoridade judiciária ao adolescente, como forma de exclusão, suspensão ou extinção do procedimento judicial de apuração de ato infracional. Trata-se de um instituto próprio do Direito da Criança e do Adolescente que se encontra previsto no art.

O que é remissão Pré-processual?

A remissão pré-processual seria o perdão oferecido pelo Ministério Público ao adolescente, antes da instauração do procedimento judicial para apuração de ato infracional, observadas as circunstâncias e consequências do fato, o contexto social, a personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato ...

O que é remissão a artigo?

A simples remissão nada mais é do que colocar, ao lado de um artigo, a indicação de súmulas, leis ou artigos de outras leis, indicando que aquele determinado dispositivo guarda correlação com outras normas.

O que é remição de bens?

Remir é adquirir de novo, resgatar e remitir é perdoar, indultar. Redime-se a propriedade de um ônus, a execução, ou o bem executado; remitem-se dívidas. Atualmente, existem duas espécies de remição: a da execução e a remição de bens.

O que quer dizer remissão da doença?

A remissão significa que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes. A remissão pode ser parcial ou completa, quando todos os sinais e sintomas do câncer desapareceram.

Como fazer uma remissão?

Como fazer as remissões?
  1. A simples remissão nada mais é do que indicar no código a existência de leis, artigos, súmulas ou oj”s. ...
  2. A simples remissão não pode indicar a estruturação de uma peça jurídica. ...
  3. Essa indicação pode ser feita em qualquer parte do vade, sem limites, desde que seja, evidentemente, simples.

Como saber se uma pessoa já saiu da cadeia?

Se você não sabe onde a pessoa foi presa, mas sabe qual é seu endereço, procure pela página do tribunal responsável por essa área. Para encontrar tais dados, procure pela opção “Consultar Processos” ou “Consulta Processual” e você encontrará os dados relacionados à busca.

Quando a remissão pode ser concedida?

- a remissão feita pelo juiz pode ser concedida a qualquer momento antes da sentença, mas deve sempre ser precedida de manifestação do Ministério Público. ECA , art. ... Iniciado o procedimento, a concessão da remissão pela autoridade judiciária importará na suspensão ou extinção do processo ".

O que diz o artigo 127 do ECA?

O artigo 127 dispõe que "a remissão não implica necessariamente reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação".

O que é remissão cumulada com medida socioeducativa?

A concessão da remissão pré-processual cumulada com medida socioeducativa é uma PRERROGATIVA INSTITUCIONAL do Ministério Público da qual, com o devido respeito, não podemos abrir mão. O que o Juiz NÃO PODE, de modo algum, é "obrigar" o Ministério Público a oferecer representação quando esta não se faz necessária.

Como conseguir perdão de dívida?

Ou seja, para conseguir o perdão dos débitos em atraso, o proprietário deve regularizar junto ao órgão as dívidas em aberto referente ao ano de 2022. “O benefício será concedido de forma automática aquele que quitar os débitos referentes ao período do próximo ano.

O que é um credor quirografário?

8. Credores quirografários. Os créditos quirografários são os créditos sem qualquer privilégio na ordem de pagamento do procedimento falimentar.

Qual a principal diferença entre renúncia e remissão?

Renúncia é o ato unilateral pelo qual o credor abre mão (abdica) do seu direito material, independentemente da concordância do devedor, ao passo que na remissão exige-se a concordância do devedor.

Artigo anterior
Como se desenvolvem os transtornos mentais?
Artigo seguinte
O que é o vinho Merlot?