Quantas horas Uma telefonista pode trabalhar por dia?

Perguntado por: Vítor Vicente  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Uma destas categorias é a de telefonista, que, por força do disposto no art. 227 da CLT, a jornada de trabalho do empregado que exerce este cargo deve ser de no máximo 6 horas (contínuas) diárias e de 36 horas semanais.

Qual é o direito de pessoa que trabalha como telefonista?

Esses benefícios incluem férias anuais remuneradas, décimo terceiro salário, repouso semanal remunerado e adicional noturno, quando o trabalho ocorre no período noturno. Além disso, o telefonista também tem direito a receber um salário mínimo ou piso salarial da categoria, como determinado por convenção coletiva.

Pode trabalhar 8 horas em call center?

A carga horária telemarketing permite hora extra. Isso ocorre quando existe um excedente das seis horas máximas trabalhadas na jornada desse profissional. No entanto, o número de horas extras não pode ultrapassar as duas horas diárias. Sendo assim, o profissional de telemarketing pode trabalhar 8 horas no máximo.

Quantas horas pode trabalhar no telefone?

JORNADA DE TRABALHO

O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

Quantas horas um atendente pode trabalhar por dia?

Quantas horas semanais trabalha um atendente? Como os telefonistas, operadores devem trabalhar 6 horas diárias. O empregado telefonista deve trabalhar, no máximo, 6 (seis) horas diárias (36 horas semanais).

Quantas horas eu posso trabalhar por dia?

42 questões relacionadas encontradas

É permitido trabalhar 11h por dia?

Conclusão. Um trabalhador pode exercer a carga horária de 10 horas por dia. No entanto, a empresa precisa ter em mente que apenas oito horas são calculadas como jornada de trabalho fixa e as duas horas restantes são consideradas como hora extra.

Pode trabalhar 10 horas por dia?

É legal trabalhar 10 horas por dia? Já na CLT a jornada máxima é de 10 horas por dia (08 horas normais e 02 horas suplementar) e 56 horas semanais (44 horas normais e 12 horas suplementares).

Qual a carga horária de um atendente de call center?

O empregado que tem como principal instrumento de trabalho o uso de telefone para contatar clientes, fazendo grande quantidade de ligações ao longo dia, caracteriza-se como operador de teleatendimento ou de call center e, portanto, faz jus à jornada reduzida de 6h diárias ou 36h semanais.

Qual é a lei do call center?

O Decreto nº 6.523/2008, popularmente conhecido como lei do call center, completa uma década e seus impactos ainda são sentidos no setor.

Quais os direitos do atendente de call center?

Lei do call center: Direitos trabalhistas dos atendentes de...
  • Limite de jornada de trabalho. ...
  • Duração de jornada de trabalho. ...
  • Intervalo para alimentação. ...
  • Pausas e descansos. ...
  • Adicional noturno. ...
  • Adicional de insalubridade. ...
  • Comissões e premiações. ...
  • Vale transporte e vale alimentação.

É permitido trabalhar mais de 8h por dia?

A jornada de trabalho é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. Isso está definido no Direito do Trabalho. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.

Pode trabalhar 8h por dia?

Ainda que a lei determine o limite máximo de 8 horas diárias normais de trabalho, é permitido pelo artigo 59 da CLT fazer um acréscimo de até duas horas extras por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Pode trabalhar 7 horas seguidos?

As escalas de trabalho, independentemente de qual delas, não pode ultrapassar 6 dias corridos de trabalho. Dessa forma, uma escala em que o trabalhador labora por mais de 7 dias consecutivos já configura uma infração trabalhista.

Qual o valor do salário de uma telefonista?

A média salarial para Telefonista no Brasil é de R$ 1.286,00.

O que mudou na profissão de telefonista?

Por exemplo: O telefonista se tornou totalmente obsoleto, pois as pessoas agora não precisam que suas ligações sejam redirecionadas. É só ligar diretamente para quem precisa. O datilógrafo, foi aprimorado para o digitador e a antiga máquina de escrever foi substituída pelos modernos computadores.

Quantos anos telefonista aposenta?

“Os operadores de telemarketing, telefonistas e demais trabalhadores que atuam com head phone, e ficam, portanto, expostos durante a jornada de trabalho ao agente físico ruído, acima de legalmente permitido, fazem jus ao recebimento do benefício da aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho”, afirma Ruiz.

Por que call center trabalha 6 horas?

Pela pressão psicológica em busca de resultado que determinadas empresas fazem com o trabalhador”, comenta Ronaldo Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing. “São seis horas por que aplicou por analogia um artigo da CLT que trata da jornada de trabalho da telefonista.

Quantas horas o operador de telemarketing pode trabalhar?

Quantas horas um operador de telemarketing pode trabalhar, então? Nos termos da NR-17 (norma aplicável aos operadores de telemarketing), o tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/telemarketing é de, no máximo, 6 horas diárias e 36 horas semanais.

Quem trabalha em call center tem direito a insalubridade?

O magistrado explicou que para obter o direito ao benefício de adicional de insalubridade, tem-se que comprovar que os operadores de telemarketing se sujeitam a situações que ultrapassam a tolerância de 87 decibéis de ruídos, limite consolidado pelo Anexo 1 na NR 15 do MTP, como parâmetro para a saúde do operador.

Como funciona a carga horária?

O conceito de carga horária se refere a uma quantidade determinada de horas que um funcionário labora em sua jornada de trabalho diária ou mensal. Podemos citar, como exemplo, uma carga horária habitual que possui 8 horas diárias de trabalho que ao longo da semana somam-se em 44 horas semanais.

Quantas ligações Um atendente de telemarketing pode atender por dia?

Não existe um limite máximo de ligações que o operador poderá fazer por dia na lei. As empresas de call center falam em cerca de 200 ligações por dia, mas essa regra não existe. O que existe é uma legislação que garante direitos aos consumidores de não esperarem tanto tempo nas filas de atendimento.

Quanto tempo o funcionário pode ficar no banheiro?

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

O que acontece se eu trabalhar mais de 10h por dia?

Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ...

Quem trabalha 10 horas por dia tem direito a quantas horas de descanso?

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Pode trabalhar 10 horas com 1 hora de intervalo?

É impossível trabalhar por horas sem ter nenhum tipo de intervalo para descanso e alimentação. Por isso a legislação Trabalhista não permite o trabalho por mais de 4 horas sem pausas.

Artigo anterior
O que significa a sigla OTAN?
Artigo seguinte
Como tirar o plástico dos eletrodomésticos?