Quais os cuidados que devemos ter ao fazer uma procuração?

Perguntado por: Ivan Batista  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

Dicas
  1. Procure o máximo de informações, inclusive na OAB, sobre o advogado a quem você delegará poderes de representação;
  2. A procuração deve conter dados como nome completo, estado civil, profissão, RG, CPF, endereço, contato telefônico e e-mail;

Quais os cuidados na elaboração de um procuração?

§ 1º O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos. § 2º O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.

O que não pode ser feito por procuração?

A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos. · renunciar a direitos de imagem (reality shows).

O que a pessoa pode fazer com uma procuração?

A procuração é o ato em que uma pessoa/interessado, seja físico ou jurídico, nomeia alguém de sua confiança, chamado de procurador ou outorgado, para tomar decisões e praticar atos em seu nome. Estes atos podem incluir coisas como buscar encomendas nos Correios ou vender um imóvel, por exemplo.

Em qual situação deve ser emitida uma procuração?

É utilizada para representação na prática de atos complexos e solenes, como por exemplo, venda e doação de bens imóveis, representação em casamento ou em escrituras de divórcio e inventário. Procuração particular é elaborada pela própria pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao seu procurador.

CUIDADOS COM A PROCURAÇÃO

16 questões relacionadas encontradas

Para que serve a procuração de uma casa?

A procuração é um dos documentos que mais geram dúvidas para os proprietários. De acordo com o Código Civil, Art. 653, o documento autoriza uma determinada pessoa, escolhida pelo dono do bem, a representá-la, por exemplo, na situação de venda do imóvel.

Quando a procuração deve ser por instrumento público?

Quando a procuração é utilizada apenas na entrada da habilitação do casamento, pode ser feita por instrumento particular. Contudo, se necessária no dia da celebração do casamento é obrigatório que seja por instrumento público. É importante saber que um mesmo procurador não pode representar ambos os noivos.

Qual a validade de uma procuração feita em cartório?

“Prazo de validade de uma procuração: Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, em geral as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do(s) outorgante(s), o seu prazo de validade.

Qual o valor de uma procuração no cartório?

Para emitir uma procuração, a maioria dos cartórios um documento cobra em torno de R$ 214,15. Os valores podem variar de estado para estado e conforme a data em que o documento é requerido.

Quanto tempo dura uma procuração de plenos poderes?

A procuração de plenos poderes pode ter um período de validade, mas também pode valer por tempo indefinido, ou seja, ser vitalícia. Quando está indicada na procuração uma data de término, assim que cumprido esse prazo, a procuração passa a não ter mais validade.

Qual a diferença de procuração pública e privada?

Apesar de o conteúdo poder ser o mesmo, o que muda é a eficácia jurídica se utilizada em juízo e apenas a procuração pública emite certidão; basicamente a diferença é que a Procuração Particular não fica registrada em livro do Cartório de Notas e a Procuração é registrada, ou seja, somente a pública permanece em Livro ...

Quais são os tipos de procuração?

A procuração, por sua vez, poderá ser de diferentes tipos. Ela poderá ser feita por instrumento particular ou público, dar poderes gerais ou especiais, ser por prazo determinado ou indeterminado, ser gratuita ou remunerada, e permitir ou não o substabelecimento (espécie de sub-procuração).

Quais os poderes de uma procuração pública?

A procuração pública é o documento pelo qual uma pessoa (outorgante) autoriza outra (outorgada) para representá-la legalmente em diversas situações cotidianas. No entanto, o destaque para a concessão de poderes por essa modalidade é que o ato solene e formal deve ser praticado por um cartório de notas.

O que saber antes de assinar uma procuração?

Dicas
  1. Procure o máximo de informações, inclusive na OAB, sobre o advogado a quem você delegará poderes de representação;
  2. A procuração deve conter dados como nome completo, estado civil, profissão, RG, CPF, endereço, contato telefônico e e-mail;

O que é preciso para ser procurador de uma pessoa?

Procurador(a)
  1. Não precisa comparecer.
  2. Idade mínima: 17 anos.
  3. Documento de Identificação fotocópia.
  4. Número do CPF.
  5. Nacionalidade (por escrito)
  6. Profissão (por escrito)
  7. Endereço (por escrito)

Como fazer uma procuração para outra pessoa?

Outorgante: (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador(a) do CPF nº ______________________, RG nº_________________, expedido pelo (órgão), residente e domiciliado(a) a (rua, avenida, etc.)

Quanto custa uma procuração em causa própria?

E a procuração em causa própria, de procuração possui apenas o nome, pois trata-se de alienação gratuita ou onerosa.

Quais procurações tem prazo de validade determinado por lei?

Existem também alguns tipos de procuração que têm prazo de validade determinado por lei, como a procuração em que se outorgam poderes para celebrar casamento que tem validade de 90 (noventa) dias (art. 1.542 e o seu § 3º, do Código Civil) e a procuração para divórcio tem validade de 30 (trinta) dias (art.

Como saber se uma procuração ainda é válida?

Como saber se essa procuração é verdadeira? Para conferir se um documento é verdadeiro, o procedimento é bem simples, já que é possível você mesmo consultá-lo rapidamente pela Internet. Com o referido documento em mãos, basta acessar a página do “Portal Extrajudicial” do seu Estado.

Qual o tipo de procuração que não se extingue pela morte?

PROCURAÇÃO EM CAUSA PRÓPRIA QUE NÃO SE EXTINGUE APÓS A MORTE DO OUTORGANTE. INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 685 DO CÓDIGO CIVIL.

O que é uma procuração por instrumento público?

Por instrumento público: é a procuração escrita nos chamados cartórios pelos tabeliães no livro de notas, por meio de uma escritura pública. Desta se obtém certidão. Para algumas situações específicas, a procuração deve ser, obrigatoriamente, realizada por instrumento público.

O que é procuração pública ou particular?

A procuração pública é registrada no Cartório de Notas perante um tabelião ou escrevente autorizado. ... Já a procuração particular, por sua vez, é redigida pelo próprio interessado. Mencionando as suas qualificações e as do outorgado, bem como os poderes concedidos na representação.

Qual cartório faz procuração pública?

A Procuração Pública é um ato solene e formal, praticado pelo cartório de notas (tabelionato de notas). Trata-se de uma autorização para prática de atos jurídicos em nome de um terceiro, onde a pessoa é nomeada por outra para representação legal, podendo a procuração pública ser utilizada para várias finalidades.

Pode vender imóvel com procuração?

Procuração geral e irrestrita não permite venda de imóvel não especificado. A procuração com poderes gerais e irrestritos não serve para alienação de imóvel não especificado, uma vez que não atende o requisito de especialidade exigido pelo Código Civil.

Como fazer uma procuração de um imóvel?

A procuração pode ser feita por meio de um documento particular, em que as próprias partes fazem e assinam o documento. Pode ser ser com assinatura com o reconhecimento de firma ou sem o reconhecimento, vai depender da situação.

Artigo anterior
Quais os piores conservantes?
Artigo seguinte
Qual o mascote do Brasil?