Quando usar bloco estrutural?

Perguntado por: Adriana Mélanie Vicente de Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)

O Que é o Bloco Estrutural? O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.

Porquê usar bloco estrutural?

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.

Qual a vantagem de construir com bloco estrutural?

Vantagens da alvenaria estrutural:
  • Diminuição no tempo da construção.
  • Economia no custo da obra.
  • Menor gasto com revestimento.
  • Flexibilidade e versatilidade da construção.
  • Liberdade no layout.
  • Resultados esteticamente modernos.
  • Fácil coordenação e controle.
  • Técnica executiva simplificada.

Quando usar tijolo estrutural?

Saiba quando vale a pena usar alvenaria estrutural

Condomínios residenciais padronizados: quando a intenção é fazer casas iguais em um mesmo espaço, esse método é vantajoso por utilizar o mesmo projeto em toda a construção. Nesse caso, pode-se economizar mais de 30% na obra.

Quando não usar alvenaria estrutural?

Uma das grandes desvantagens do uso da alvenaria estrutural é que, por conta de sua característica autoportante, é difícil encontrar flexibilidade em suas plantas, pois não é possível subtrair paredes em caso de reformas, a não ser que uma alternativa de substituição estrutural seja aplicada, como uma viga, por exemplo ...

Vai utilizar Bloco estrutural na sua construção? Assista esse vídeo.

45 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem e desvantagem da alvenaria estrutural?

Redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto. Maior rapidez na construção. Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes. Facilidade no treinamento de mão-de-obra.

O que é mais barato alvenaria estrutural ou convencional?

O custo dos materiais também depende da execução. De primeiro momento, um bloco de alvenaria estrutural custa mais do que um tijolo cerâmico de vedação (convencional).

Para que serve alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e não estrutural?

A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.

Qual a diferença de alvenaria estrutural e não estrutural?

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

Quais as vantagens de construir com blocos de concreto?

Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.

Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco estrutural?

A alvenaria de vedação, normalmente usa blocos de concreto classe C e possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já a alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.

Quanto custa construir com bloco estrutural?

O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.

Qual a utilização do bloco cerâmico estrutural?

O uso dos blocos cerâmicos estruturais proporcionam vantagens e benefícios em relação ao meio ambiente (sustentabilidade), transporte, manuseio e conforto térmico. Como resultado, temos economia, tanto no material utilizado na obra como na mão de obra.

Qual a diferença entre concreto armado e alvenaria estrutural?

Com o uso da alvenaria estrutural os requadros entre estrutura e vedações são, praticamente, eliminados, conduzindo a uma maior produtividade e menores custos na execução dos revestimentos internos. No concreto armado, as restrições de vãos e da altura da edificação são menores do que na alvenaria estrutural.

Qual a diferença do bloco de concreto estrutural e de vedação?

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

O que é alvenaria não estrutural?

Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. As paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes. Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Quais são os tipos de alvenaria estrutural?

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Qual é o melhor tipo de alvenaria?

Maior rendimento: a alvenaria estrutural possui maior rendimento de mão de obra já que o profissional executa uma maior área por dia. Menor desperdício: esse método construtivo racionaliza o número de materiais necessários e permite um canteiro de obras mais limpo e organizado.

Quais as principais características da alvenaria estrutural?

Características da Alvenaria Estrutural

É uma alvenaria com a função de sustentar o peso da estrutura. Portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação. Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo.

Pode quebrar parede estrutural?

Uma parede estrutural pode ser quebrada, entretanto, insistimos na importância de se contar com bons profissionais na hora de derrubar paredes em prédios antigos.

Qual a função principal dos pilares em edificações de alvenaria estrutural *?

Sua função primordial dentro de uma construção é a de promover a vedação, a partir da separação de ambientes e fachadas. Todo o peso é absorvido pela estrutura de pilares e vigas, onde nesse caso é possível afirmar que as paredes construídas não possuem função estrutural.

Qual tipo de alvenaria e mais barato?

Felizmente, existem materiais para uma construção barata, como os blocos de alvenaria autoportantes, que dispensam o uso da estrutura convencional. O bloco estrutural cerâmico é uma ótima escolha para quem quer economizar e pode ser usado também sem acabamentos, gerando ainda mais economia.

Quantos andares pode ser feito alvenaria estrutural?

Imóveis residenciais – A Alvenaria Estrutural pode ser usada tanto para fazer casas isoladas como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de 3 a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.

Quais as desvantagens do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Artigo anterior
Quantas cidades globais existem na Europa?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre política agrícola e política agrária?