O que é morfema alternativo?

Perguntado por: Sofia Soraia Machado de Henriques  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

Morfemas Alternativos Consistem na substituição de fonemas do radical, que passa a apresentar duas ou mais formas alternantes; dessa forma resulta o morfema. Essas alternâncias aparecem em alguns nomes e pronomes; marcando a oposição entre masculino e feminino ou singular e plural : esse/essa; novo/nova; ovo/ovos.

Quais os três tipos de morfemas?

O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

O que é um morfema aditivo?

Os morfemas aditivos são facilmente captados pela análise morfêmica: são os radicais e os afixos. Os exemplos que vimos até aqui (am-, os) incluem-se neste grupo. A raiz ou radical primário é o elemento mínimo de significado lexical.

O que é um morfema Derivacional?

EXPRESSÕES Morfema derivacional , Ling : elemento que modifica, de modo preciso, o sentido do radical ao qual se une, criando uma nova palavra. São morfemas derivacionais os prefixos, como, por exemplo, re na palavra renovar , e os sufixos - eria , em leiteria , e - oso , em leitoso .

Quais são os tipos de morfema?

  • prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente: ...
  • sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra: ...
  • interfixo – aapresenta a união entre a raiz e o sufixo: ...
  • infixo - insere-se dentro de outro morfe (realização física, gráfica ou fônica de um morfema: raiz, {S} para indicar plural etc.),

Morfemas [Prof. Noslen]

39 questões relacionadas encontradas

O que é morfemas Flexionais e Derivacionais?

Esses morfemas acoplados a raiz formam novas palavras. As flexões são sufixos que determinam o gênero e o número nos substantivos e adjetivo, e nos verbos constituem os sufixos temáticos, modo-temporais e número-pessoais. As derivações, por sua vez, podem ser: prefixos (ex., "refazer") ou sufixos (ex., "leiteiro").

O que é morfema classificatório?

41) Morfema classificatório – morfema representado pelas vogais temáticas. 42) Morfema cumulativo – morfe que representa a fusão de dois morfemas. Em português, os morfes cumulativos são repre- sentados, principalmente, pelas desinências modo-temporais e desinências número-pessoais.

O que é morfema prefixo?

O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical. Ele é adicionado na frente do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente, mas continua mantendo a mesma classe gramatical.

Qual o nome do morfema acrescentado as palavras?

Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras. Quando os afixos aparecem antes do radical são chamados de prefixos (infeliz, refazer, desmentir); quando aparecem depois do radical são chamados de sufixos (crueldade, felizmente, lealdade).

O que é morfemas e fonemas?

Como na fonetica e na fonologia podemos analisar os fones, que são realizações concretas, e os fonemas, que são representações mentais e distinguem significados, assim na morfologia podemos distinguir entre os morfes, que são realizações concretas, e os morfemas, que são as menores unidades de significado.

Qual é o radical de jeito?

Podemos constatar que a partir de um simples radical, ora expresso por “jeit-”, ressurgiram novas palavras e, sobretudo, foi possível que a partir destas formássemos múltiplos enunciados linguísticos, face às inúmeras finalidades discursivas pretendidas pelo anunciador.

O que é um zero Alomorfo?

Em palavras paroxítonas terminadas em -s ( simples , lápis , ourives , etc.), assim como Matoso, Valter Kehdi fala em alomorfe zero Ø. São nomes que permanecem invariáveis no singular e no plural e a identificação de número só acontece mediante à concordância . Ex.: lápis preto / lápis pretos .

Qual alternativa apresenta apenas morfemas livres?

A alternativa que apresenta apenas morfemas livres é a letra B: "sub", "ness", "con", "verb". Os morfemas livres são aqueles que possuem significado por si só e não precisam de outros morfemas para formar uma palavra.

Qual é o morfema da palavra cantava?

"Cantava": "Cant-" é o radical da palavra, "ava" é o sufixo verbal que indica o tempo verbal passado. "Pezinho": "Pe-" é o prefixo que indica pequenez, "zinho" é o sufixo diminutivo.

Como se classifica o morfema nesse caso?

Assim, o morfema "o" é classificado como VOGAL TEMÁTICA NOMINAL.

O que é radical prefixo e sufixo exemplos?

Prefixo: morfema que vem antes do radical, para formar novas palavras (ex. na palavra infeliz, in- é um prefixo e feliz é o radical); Sufixo: morfema posto após o radical, formando novas palavras também (ex. em lealdade, leal é o radical, ao passo que -dade é um sufixo).

Qual é o prefixo da palavra feliz?

Foram acrescidos o prefixo “in” e o sufixo “mente” à palavra “feliz”.

Quais são os exemplos de prefixos?

Prefixos de origem latina, seus significados e exemplos:
  • ab- (afastamento). Exemplo: abdicar.
  • tri- (três). Exemplo: triângulo.
  • ambi- (duplicação). Exemplo: ambidestro.
  • semi- (metade). Exemplo: semicírculo.
  • ante- (anterioridade). Exemplo: antepor.
  • pos- (posição). Exemplo: posterior.
  • bem- / ben- (bem). ...
  • in- / i- (negação).

O que significa a palavra léxico?

O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso.

O Que é a morfologia das palavras?

morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.

O que é um sufixo flexional?

Sufixos flexionais são usados para indicar variações da mesma palavra, como garot-o/garot-a/garot-os/garot-as. Já em itens como cas-inha, frang-ote, chapel-ão, etc., por exemplo, estamos diante de novas palavras, pois os sufixos são tidos como derivacionais.

O que é uma palavra primitiva?

Palavras primitivas: são palavras que servem como base para a formação de outra e que não foram formadas a partir de outro radical da língua. Exemplos: pedra, flor, casa. Palavras derivadas: são palavras formadas a partir de outros radicais.

Qual é a diferença entre derivação e flexão?

Segundo o prof. José Mário Botelho, a derivação é assistemática, aberta e não obrigatória; enquanto que a flexão é sistemática, fechada, obrigatória e possui congruência. A derivação é o surgimento de uma nova palavra que nos remete a uma dada realidade. A flexão é a formação de novos modos de dizer a mesma palavra.

Artigo anterior
Quais são os meios de transporte de Manaus?
Artigo seguinte
Como saber se um sofá e de boa qualidade?