Quais são os casos especiais de concordância nominal?
Perguntado por: Rúben Magalhães | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)
- Palavras: mesmo, próprio, só, extra, junto, leso, quite, obrigado, anexo, apenso e incluso. ...
- Expressões: é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido. ...
- Substantivo com valor contextual de adjetivo. ...
- Verbos no particípio. ...
- Pronome indefinido neutro + preposição “de” + adjetivo.
O que é concordância nominal Cite 3 exemplos?
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.
Quais os tipos de concordância nominal?
- O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
- Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
- Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
- O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.
Como saber se uma frase tem concordância nominal?
Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).
O que é casos especiais de concordância verbal?
A concordância verbal com sujeito simples apresenta alguns casos especiais, como quando há a presença de expressões partitivas e numéricas ou de alguns tipos de pronomes.
Casos Especiais de Concordância Nominal - Fácil! I Português On-line
O que é a concordância verbal?
A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.
Quais são as regras de concordância verbal?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
Como se dá a concordância nominal?
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Quando ocorre a concordância nominal?
Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração.
Como identificar um erro de concordância?
Erro de concordância verbal
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
Quais são as 7 regras da concordância nominal?
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que é nominal exemplos?
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.
O que é concordância verbal e nominal de exemplos?
A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.
O que é um adjetivo exemplos?
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
O que é nominal e verbal?
Dicas concordância verbal e nominal
Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Quando vamos ao cinema gostamos de comprar pipocas?
c) Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. d) A mulher e o homem pareciam assustados. e) Os alunos consideraram difícil o simulado e a redação.
Quando se usa a palavra bastantes?
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa.
O que diz a regra geral?
- A regra geral é que as demandas devam ser ajuizadas no domicílio do réu. 2. - Inexistência de quaisquer circunstâncias que possa afastar a regra geral. Negado provimento ao recurso.
Quais são os tipos de formas verbais?
Elas indicam as pessoas do discurso que falam, com quem se fala e de quem se fala. Os tempos verbais são: presente, pretérito (passado) e futuro. Eles indicam quando ocorre a situação manifestada pelo verbo. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.
O que é uma regra geral?
A mesma fonte classifica esta expressão como locução adverbial, atribuindo-lhe os significados de «segundo a prática habitual; habitualmente, geralmente».
É ou são exemplos?
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
O que é ou o que são?
6 - "O prato do dia é (são) enguias fritas com ..." Em frases com o verbo ser seguido de nome predicativo do sujeito, o verbo concorda, geralmente, com este e não com o sujeito em frases do tipo das apresentadas na consulta. Portanto, diga-se: A distância entre A e B são dez quilómetros.
O que é um termo nominal?
Complemento nominal é o termo que se relaciona com substantivos, adjetivos e advérbios, formando com esses nomes um significado. O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.
O que é uma oração nominal?
Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.
Qual o conceito de bonificação?
Qual doença não tem relação alguma com a água?