Como funciona a defesa no inquérito administrativo?
Perguntado por: Álvaro Teixeira de Lopes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)
Funciona como uma espécie de “inquérito administrativo”, em que ocorre uma investigação de possíveis infrações cometidas pelo servidor público. Assim, o servidor investigado deve ter direito à ampla defesa (que é chamado de princípio do contraditório), em que ele pode contradizer os fatos que estão sendo verificados.
Como se defender em processo administrativo?
Ainda, como em todo processo, deve ser garantido o exercício da ampla defesa, de modo a não gerar ilegalidades e injustiças para o servidor público. Com isso, o servidor deve ser devidamente intimado do PAD e ter um prazo razoável para apresentar uma forma de se defender. Do contrário, o procedimento pode ser anulado.
Qual o prazo para defesa em processo administrativo?
Atenção aos prazos: - Se o processo for aberto contra um único servidor : prazo para apresentar defesa será (no máximo) de 10 dias. - Se dois ou mais servidores estiverem sendo julgados: prazo para apresentar... defesa será (de até) 20 dias corridos.
Como se defender num pad?
Nesse caso, fale com um advogado especialista em servidores públicos e que seja da sua confiança, porque ele poderá dizer qual medida judicial será aplicada à sua situação no PAD, além de agir para buscar o seu direito.
É necessária defesa técnica nos processos administrativos?
Defesa técnica em PADs é facultativa, mas necessária. 7 de maio de 2008. Essa é a marcante data em que o Plenário do Supremo Tribunal Federal definiu o caráter facultativo da defesa técnica, realizada por advogado devidamente habilitado, em processos administrativos disciplinares (PADs).
Como funciona um processo administrativo disciplinar - Pró-Júdice
O que é defesa técnica?
A defesa técnica é direito indeclinável no processo penal condenatório,sendo o estudo de seu conteúdo e seus limites objetivo do presente trabalho. O Estado,ao excercer a persecução penal do indivíduo acusado de delito,o faz por meio do precesso penal,colocando agets seus para efetivar essa tarefa.
Qual o seu entendimento sobre a Súmula Vinculante nº 5 do STF no campo do processo administrativo?
A Súmula Vinculante 5 afirma: “a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”.
Como iniciar um pad?
- A autoridade competente é obrigada a instaurar um PAD se houver motivos;
- Penalidades mais graves (suspensão de mais de 30 dias, demissão, cassação da aposentadoria ou da disponibilidade e destituição de cargo em comissão) só com PAD;
- O PAD pode ser instaurado com base em denúncia anônima;
Quem responde Pad pode ser exonerado?
O artigo 172 da Lei 8.112/1990 estabelece que o servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
Quem pode julgar um pad?
Desse modo, se um servidor público federal vinculado ao executivo, após a conclusão de um processo administrativo disciplinar, for punido com a pena de demissão, o julgamento do PAD e aplicação da penalidade caberá ao Presidente da República.
Qual o prazo para defesa no PAD?
Qual o prazo para entrega da defesa escrita do indiciado? Na regra geral, nos termos dos parágrafos 1º e 2º do artigo 161 da Lei nº 8.112/1990, havendo apenas um acusado, o prazo de defesa é de 10 (dez) dias contados da data da citação.
Quais são os prazos no processo administrativo disciplinar?
Cada processo administrativo conta com prazos específicos. No caso do processo administrativo disciplinar, por exemplo, a Lei nº 8.112/90 estabelece, em seu art. 152, o prazo de 60 dias para a sua conclusão, que devem ser contados a partir da data de publicação do ato que constituir a comissão.
Quais são os prazos no PAD?
O prazo originário de conclusão de PAD é de até sessenta dias, enquanto que o de sindicância é de até trinta dias.
Quem pode fazer defesa administrativa?
O processo de defesa administrativa pode ser elaborado pelo Contador ou qualquer outro profissional, não havendo a exigência de um profissional específico. O processo administrativo/fiscal de defesa na Receita Federal obedece ao trâmite estabelecido no Decreto 70.235/72.
Quais são as 4 etapas do processo administrativo?
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.
É possível anular um processo administrativo disciplinar?
A nulidade relativa depende da análise de detalhes do caso, devendo ser informada no momento oportuno, além de demonstrar o efetivo prejuízo ao servidor público. Por exemplo: digamos que houve a abertura de um PAD que se deu baseada na queixa de um inimigo pessoal do acusado.
O que acontece depois do PAD?
Após ser demitido no PAD, na maioria das situações, você deve iniciar uma ação judicial para tentar reverter a demissão nesse Processo Administrativo Disciplinar. Mas não é um procedimento muito simples.
Qual o prazo para conclusão do processo administrativo disciplinar?
O prazo originário de conclusão de PAD é de até sessenta dias, enquanto que o de sindicância é de até trinta dias.
Como fazer pedido de exoneração de cargo público?
- cópia do documento de identificação oficial;
- cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
- cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
- cópia do último contracheque;
Como se inicia o processo administrativo?
O processo tem início pela própria administração, de ofício, ou, por requerimento do interessado, a pedido. É a primeira fase do processo, onde são oferecidos, por escrito, os fatos e, em alguns casos, a indicação do direito que enseja o processo.
Como é instaurado o processo disciplinar?
Como se dá a instauração de um procedimento disciplinar? A instauração de qualquer procedimento disciplinar se dá, pontualmente, com a necessária publicação de ato instaurador. Este ato, normalmente, é uma portaria, não havendo óbice, contudo, à utilização de outra tipologia.
Quanto custa um processo administrativo disciplinar?
A pergunta é clara: quanto custa aos cofres públicos a realização de um processo administrativo disciplinar? A resposta é objetiva: custa, em média, R$ 25.023.33. O cálculo decorre de minucioso levantamento de todos os elementos geradores de custo no desenvolvimento de um processo no âmbito da Administração Pública.
É obrigatória a presença de um advogado nos processos administrativos disciplinares conforme entendimento do STF?
Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sua sessão desta quarta-feira (07), sua 5ª Súmula Vinculante para estabelecer que, em processo administrativo-disciplinar (PAD), é dispensável a defesa técnica por advogado.
É possível uma súmula vinculante inconstitucional?
Diante da análise realizada, pode-se afirmar, seguramente, que a adoção das súmulas de efeito vinculante em nosso ordenamento viola princípios constitucionais e não guarda relação com o sistema jurídico adotado no Brasil. Não há como negar o caráter inconstitucional do referido instituto.
Quais são as súmulas vinculantes?
- SÚMULA VINCULANTE 1 (Veja o Debate de Aprovação) ...
- SÚMULA VINCULANTE 2 (Veja o Debate de Aprovação) ...
- SÚMULA VINCULANTE 3 (Veja o Debate de Aprovação) ...
- SÚMULA VINCULANTE 4 (Veja o Debate de Aprovação) ...
- SÚMULA VINCULANTE 5 (Veja o Debate de Aprovação) ...
- SÚMULA VINCULANTE 6 (Veja o Debate de Aprovação)
Qual é o número de Protons do hidrogênio?
Como usar o meio traço?