Quando termina um processo administrativo?

Perguntado por: Duarte Pedro Carneiro de Coelho  |  Última atualização: 19. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

Processo administrativo: 360 dias é o prazo máximo para conclusão. Algumas empresas aguardam por anos na fila até que a Receita Federal julgue e conclua algum processo administrativo. Porém, o que muitas não sabem é que, desde a data do protocolo da ação, o órgão federal tem até 360 dias para julgar os recursos.

Qual é a última etapa do processo administrativo?

Quais são as etapas do processo administrativo? O processo administrativo possui cinco etapas: instauração, instrução, defesa, relatório e decisão.

O que acontece depois do processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Qual o prazo máximo de um processo administrativo?

Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada. Art.

Quais são as fases de um processo administrativo?

De acordo com o artigo 235 da Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, o processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: (I) instauração; (II) instrução; (III) defesa; (IV) relatório e; (V) julgamento. Qual a duração do PAD ordinário?

QUANTO TEMPO DEMORA O PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA O INSS?

33 questões relacionadas encontradas

O que vem depois do recurso administrativo?

Por esse motivo, é bem possível que, logo após receber o recurso, haja uma reconsideração do ato administrativo que causou o conflito. Entretanto, quando essa reconsideração não acontece, o recurso é encaminhado para a autoridade competente, ou seja, o chefe do órgão público.

Como se conta o prazo no processo administrativo?

1 - A Lei n. 9.784, de 29/1/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art. 66, § 2º).

O que pode anular um processo administrativo?

3 motivos para anular o Processo Administrativo Disciplinar
  • Advertência;
  • Suspensão;
  • Demissão;
  • Destituição de cargo em comissão (para quem não possui cargo efetivo);
  • Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

Como funciona o processo administrativo?

O processo administrativo consiste na sequência de atividades realizadas pela Administração Pública com o objetivo final de dar efeito a algo previsto em lei. O processo administrativo é regulado pela Lei nº 9.784/99, chamada de Lei de Processo Administrativo (LPA).

Quem tem prioridade no processo administrativo?

O Projeto de Lei 2814/20 assegura às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos a prioridade na tramitação de processos administrativos ou judiciais dos quais sejam parte, nos polos ativo ou passivo.

Como se defender de um processo administrativo?

A defesa pode ser apresentada por escrito ou oralmente, conforme as regras estabelecidas pela administração pública. É importante seguir rigorosamente as instruções e procedimentos previstos para a apresentação da defesa, para evitar a perda de prazos ou a apresentação de documentos incorretos.

O que é a preclusão administrativa?

A preclusão é um princípio basilar, tanto no processo administrativo como no processo judicial. Ela ocorre quando expira o prazo fixado em lei para a prática de determinado ato processual, implicando para a parte, a partir daí, a impossibilidade de se realizar um direito.

Quanto tempo pode durar um pad?

O prazo originário de conclusão de PAD é de até sessenta dias, enquanto que o de sindicância é de até trinta dias.

Quais são as 4 fases do controle?

- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.

Qual a primeira função de um processo administrativo?

O planejamento é a primeira das funções do processo administrativo, estando relacionada e interligada com as demais. Nesse sentido, a grande maioria dos estudiosos classifica o planejamento em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Qual é a importância do processo administrativo?

Assim sendo, podemos dizer que o processo administrativo tem grande importância (sobretudo, em uma sociedade democrática), pois essa ferramenta garante com que o poder público cumpra o que está previsto em lei, e ainda aplique os esforços para que as leis sejam consolidadas em âmbito nacional.

É necessário a presença de advogado em processo administrativo disciplinar?

De acordo com a doutrina, a assistência de um advogado no PAD é importante porque ele tem o conhecimento técnico necessário para auxiliar o servidor público em todas as fases do processo.

Quem julga o processo administrativo disciplinar?

Julgar processos disciplinares e realizar o controle dos atos administrativos do Judiciário. Corresponde ao exercício da competência constitucional atribuída ao Conselho Nacional de Justiça nos incisos II e III do §4º do art. 103-B, e é realizada de ofício ou mediante provocação pelo Plenário do CNJ.

Quando o processo administrativo é nulo?

Quando um ato administrativo é produzido em desconformidade com a ordem jurídica, ele se evidencia inválido (nulo, anulável, inexistente, defeituoso juridicamente etc.), podendo ser assim qualificado pela própria Administração, de ofício ou por meio de provocação ou denúncia de terceiros.

O que anula um processo?

II.

A nulidade no Processo Penal será aplicada quando um ato processual não observa as formalidades legais, de forma devida ou proibida na lei, ou seja, é a sanção aplicada pelo ordenamento jurídico ao ato praticado em desrespeito às formalidades legais.

Quem pode anular um ato administrativo?

Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.

Quando perde o prazo no processo?

Quando um prazo processual é perdido, uma das partes do processo deixa de ter o direito de se manifestar naquele momento. Esse incidente processual é chamado de preclusão temporal.

O que é o processo administrativo disciplinar?

O processo administrativo disciplinar (PAD) é o instrumento que a Administração Pública utiliza para apurar infrações funcionais e aplicar as penalidades cabíveis aos agentes públicos.

Qual o prazo para apresentação de defesa em um processo administrativo trabalhista?

É de 10 (dez) dias consecutivos, tanto para Auto de Infração quanto para Notificação de Débito – NDFC.

Quanto tempo leva para um juiz julgar um processo?

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

Artigo anterior
Como funciona a nossa memoria?
Artigo seguinte
Qual foi o último modelo do carro Astra?