Quando se usa o meia-risca?
Perguntado por: Verónica Gomes Loureiro | Última atualização: 15. März 2025Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)
A meia-risca (também chamada de traço de ligação, meio-traço, traço médio, ou traço ene) é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números (1–10), letras (A–Z) ou outras (27 de dezembro de 1897 – 8 de março de 1959), indicando ausência de intervalos na enumeração.
Quando usar a meia-risca?
É usado também para mostrar um intervalo de números, como 1-5, datas, como 15-30 de novembro ou horário, como o Jack estará aqui entre 9–10 horas. Ao usar a meia-risca, você não deixa nenhum espaço entre o traço e as palavras antes e depois.
Para que serve o traço?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Como usar o meia-risca no teclado?
A meia-risca, um pouco maior, serve para unir os valores de uma série (A–Z, 1–10). Já o travessão é empregado para indicar o discurso direto (a fala de um personagem) ou em orações intercaladas, no lugar de vírgulas ou parênteses. Dependendo do padrão editorial, a meia-risca pode ser usada como travessão.
Como usar hífen no meio da frase?
O hífen é usado para separar o pronome oblíquo do verbo em casos de mesóclise e de ênclise. Veja: Exemplos em mesóclise (intercalado no meio do verbo): “entregar-me-ão o documento”, “ver-nos-emos em breve”.
AS DIFERENÇAS ENTRE O TRAVESSÃO, MEIA-RISCA E HÍFEN | LÍNGUA PORTUGUESA E ESCRITA | COMO USAR
Qual é a regra para o uso do hífen?
Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
Quais são as regras para o uso do hífen?
- O hífen é usado em algumas palavras compostas, segundo certas regras.
- Também é utilizado para unir verbos a pronomes oblíquos átonos.
- Geralmente, palavras compostas sem elemento de ligação apresentam o hífen.
- Já os termos compostos com elementos de ligação costumam não apresentar hífen.
Como escrever meia-risca?
Atalhos para meia-risca (–)
Alt (esquerdo) + 0150 (no teclado numérico); No Word: Ctrl + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
Qual é o nome do traço que separa as palavras?
Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Quando usar o traço em um texto?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um tracinho na horizontal e tem como objetivo marcar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens, ou destacar trechos de textos.
Como escrever uma fala no meio de um texto?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.
Quando é que se usa?
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
Como usar o traço no notebook?
- O hífen sinal de menos (-);
- O traço ( CTRL + ALT +sinal de menos (-));
- O travessão ( ALT+ 0151 ) ou ( CTRL + ALT + sinal de menos (-));
Qual a diferença do hífen?
O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.
Qual a diferença entre hífen e traço?
O hífen é um traço curto usado em diversas palavras compostas. Hífen é um sinal gráfico caracterizado por ser um traço curto (-), de uso recorrente na língua portuguesa, principalmente no caso de palavras compostas.
Quando não se usa o hífen?
Não usar hífen
Para fins de padronização, também as formas compostas por letras e números deverão ser escritas sem hífen: G20 (não G-20, nem G 20), assim como A380, A4, CMP11, COP22, 3D, E190, G4, G7, G8, G20, G77, etc.
É correto dizer bem-vindos?
Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.
O que pode substituir o parênteses?
O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.
O que pode substituir o travessão?
Dos sinais de pontuação, o travessão é um dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso.
Como justificar o uso do hífen?
- 1 - O hífen é utilizado quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. ...
- 2 - O hífen é utilizado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa com a mesma consoante.
Quando o hífen é facultativo?
O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornou facultativo o uso do hífen quando o prefixo subé seguido de palavras iniciadas por h.
Qual é a regra que estabelece o uso de hífen em Bem-estar de três exemplos de palavras com hífen que seguem a mesma regra?
Palavras compostas com advérbios bem e mal
Já em bem, o hífen é aplicado em qualquer vogal ou consoante, mas existem exceções, como bendito, benfeitoria ou benquisto. Veja exemplos abaixo: Mal: mal-estar, mal-humorado, mal-assombrado, mal-limpo, mal-educado.
Como saber se a frase está correta?
- Verifique a concordância verbal e nominal. A concordância verbal e nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática. ...
- Analise a pontuação. ...
- Observe a estrutura da frase. ...
- Consulte um dicionário ou gramática. ...
- Peça a opinião de outra pessoa.
Quais são os tipos de medidas socioeducativas?
Como salvar projeto no movie maker?