Como fazer referência da NBR 10004?

Perguntado por: Mélanie Ariana de Pinheiro  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro-RJ, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Como fazer referência de NBR?

Como fazer a referência de uma norma técnica?
  1. Título: com destaque em negrito ou itálico.
  2. Subtítulo: sem destaque.
  3. Local: cidade de publicação (sem indicação do Estado, erro muito comum em referências bibliográficas pela ABNT)
  4. Editora: geralmente (mas não é regra) a própria entidade que elaborou a norma.

O que diz a ABNT NBR 10004 2004?

Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Como referenciar Abrelp?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. São Paulo: ABRELPE, 2019. BRAGA JUNIOR, S. S.; PINHEIRO, L. R. D.

Como a NBR de número 10.004 2004 classifica os resíduos o que são levados em consideração?

A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela ABNT NBR 10.004/2004. A norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Classificação de Resíduos Sólidos pela ABNT NBR 10004/2004

32 questões relacionadas encontradas

O que é classificação de resíduos?

A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

Como os resíduos podem ser classificados quanto à sua origem?

ORGÂNICOS: restos de alimentos, de animais mortos, de podas de árvores e matos, entre outros. INORGÂNICOS: vidro, plástico, papel, metal, entulho, entre outros. ORIGEM: originados da vida diária nas residências.

Como citar Conama 275?

Resolução CONAMA Nº 275/2001 – “Estabelece código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva” – Data da legislação: 25/04/2001 – Publicação DOU nº 117, de 19/06/2001, pág. 080.

Como referenciar associações?

LIVRO: NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.

Como referenciar Funasa ABNT?

FUNASA, Brasília, 2001. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento.

O que são resíduos classe 2 a?

Resíduos Classe II A — Não inertes. Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.

O que são resíduos classe IIA e IIB?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

O que diz a lei criada em 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos ...

Como fazer referência da NBR 9050?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. ARAÚJO, Luiz Alberto David.

Como fazer referência de NR 18?

______. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.

Como referenciar órgão público?

f) Órgão da administração (federal, estadual ou municipal) como autor. A entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for especí- fica; se a denominação for genérica, inicia-se a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade.

Como referenciar sites institucionais?

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
  1. com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
  2. sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Como referenciar livro com dois organizadores?

Se o livro for escrito por mais de três autores você deverá referenciar apenas o primeiro autor e, em seguida, utilizar a expressão et al. Se o livro for organizado por mais de um organizador você deverá referenciar apenas o primeiro organizador e, em seguida, utilizar a expressão et al. Exemplo: ASOR ROSA, Alberto.

O que é Conama 275?

A resolução CONAMA nº 275/2001 estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores e na coleta seletiva.

O que diz o art 2º da Resolução 275 do Conama?

Art. 2º Os programas de coleta seletiva, criados e mantidos no âmbito de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, e entidades paraestatais, devem seguir o padrão de cores estabelecido em Anexo.

O que significa a lixeira verde?

Verde: É muito importante destacar os materiais mais perigosos e cortantes em uma lixeira específica, pois assim o lixeiro saberá que deve tomar o cuidado necessário na hora da coleta. Nesse caso, vidros devem ser descartados nas lixeiras de cor verde.

Qual a origem dos resíduos?

Domiciliar: Originado nas atividades diárias das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens, papel higiênico, fraldas descartáveis e diversos outros itens.

Como se dá a classificação de resíduos em saúde?

Classificação dos resíduos

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

Quais são os 3 tipos de resíduos?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

O que são resíduos de Classe 1?

Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Artigo anterior
O que são minerais Cite dois exemplos?
Artigo seguinte
O que é uma mutação silenciosa?