Quais são os adicionais de salário?
Perguntado por: Nádia Bruna Esteves Carvalho | Última atualização: 15. Januar 2025Pontuação: 5/5 (12 avaliações)
Alguns benefícios que são acordados em contrato, como vale-transporte, vale-refeição, convênio médico, vale-alimentação e outros benefícios, são considerados complementos da remuneração, que engloba honorários além do salário. Mas esses benefícios não são adicionais de remuneração.
Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?
- Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
- Noturno: 20% de acréscimo. ...
- Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
- Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
- Transferência: 25% de acréscimo.
O que são adicionais de salário?
É um valor que se soma à remuneração do trabalhador como complemento por este laborar em condições adversas.
Quais são os adicionais legais?
Os adicionais são valores que devem ser acrescidos ao salário do trabalhador em situações especiais, como hora extra, insalubridade, periculosidade e outros, sendo regulamentados pela CLT.
O que são adicionais pagos na folha de pagamento?
Os adicionais salariais são um direito do colaborador previsto na CLT. Isso quer dizer que todos os profissionais com carteira assinada podem receber uma série de acréscimos na folha de pagamento, de acordo com sua função.
2.1 - Salário e Remuneração
Quais são os 03 adicionais previstos em lei?
Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.
Quais são os adicionais que o empregado tem direito?
As horas extras e de sobreviso são os exemplos mais conhecidos de adicionais. Outras situações, porém, também justificam o pagamento da complementação e, dessas, as mais comuns são o trabalho perigoso, o insalubre e o noturno.
Quais são os 3 tipos de adicionais de insalubridade?
A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.
Quais são os proventos da folha de pagamento?
proventos: valores a receber pelo empregado, como férias, 13º salário, horas extras, adicional de periculosidade, entre outros; número de quotas de salário-família atribuídas a cada pessoa segurada empregada ou trabalhador avulso.
O que integra o salário do empregado?
457 da CLT, estabelecendo que integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.
O que são gratificações e adicionais?
Enquanto o adicional significa recompensa ao tempo de serviço (ex facto temporis) ou retribuição pelo desempenho de atribuições especiais ou condições inerentes ao cargo (ex facto officii), a gratificação constitui recompensa pelo desempenho de serviços comuns em condições anormais ou adversas (condições diferenciadas ...
O que é complemento mensal?
Os complementos ao salário são cada vez mais uma forma de “compor” o rendimento mensal de um trabalhador. Ou seja, os trabalhadores podem receber além do seu salário, ajudas de custo, prémios ou outros extras.
Quais são os adicionais obrigatórios para determinadas funções instituídas por lei na CLT?
- Adicional de Hora Extra. Conforme determina o art. ...
- Adicional Noturno. ...
- Adicional de Transferência. ...
- Adicional de Periculosidade. ...
- Adicional de Insalubridade. ...
- Férias. ...
- Adicional de Irradiação Ionizante. ...
- Descanso semanal remunerado.
Quais são os tipos de salário?
Existem diferentes tipos de salário, como o salário mínimo, salário base ou bruto, salário líquido, salário profissional e piso da categoria. Assim como existem outros tipos de remuneração, como a remuneração funcional, por habilidade, variável, participação em ações, comissões, premiações e salário indireto.
O que são adicionais e encargos trabalhistas?
Os encargos trabalhistas são benefícios garantidos ao trabalhador pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em forma de valores adicionais no salário. O pagamento desses encargos é obrigatório para todas as empresas, mas variam de acordo com a atividade comercial.
Qual valor do adicional de periculosidade?
No parágrafo 1 do artigo 193 da CLT é especificado: “O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa”.
Quando a gratificação incorpora ao salário?
Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.
O que não pode ser descontado em folha de pagamento?
Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Qual a diferença entre salário e proventos?
Os proventos em folha de pagamento são, em outras palavras, todos os pagamentos de natureza salarial a serem efetuados ao empregado. Entre os proventos em folha de pagamento estão o salário-base, as gratificações, a quebra de caixa, adicionais, entre outros.
Quais profissões têm direito a 40% de insalubridade?
- soldador;
- metalúrgico;
- minerador;
- químico;
- técnico em radiologia;
- enfermeiro;
- frentista.
Quem tem direito a 20% de insalubridade?
Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.
Qual é o valor de 40% de insalubridade?
O grau máximo de insalubridade prevê o pagamento adicional de 40% para profissionais atuantes em atividades que se encaixam nessa categoria. Profissionais que exercem atividade com insalubridade de grau máximo têm direito, portanto, a um adicional de R$528.
O que é um adicional de periculosidade?
O adicional de periculosidade é um benefício pago aos trabalhadores expostos a riscos iminentes e que podem colocar em risco a sua integridade física ou vida. Esse adicional corresponde a no mínimo 30% sobre o salário base do trabalhador e é regulamentado pela CLT e pela NR 16.
Como é uma folha de pagamento?
A folha de pagamento é um documento que contém todas as informações sobre os salários, benefícios e descontos de cada funcionário de uma empresa em um determinado período. É um registro importante e obrigatório que as empresas precisam manter atualizado para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e tributárias.
Como entender o meu holerite?
- Nome completo.
- Cargo.
- Salário pago ao funcionário.
- O valor precisa estar dividido entre o valor bruto (total recebido) e o líquido (valor restante após os descontos).
- Bônus concedidos aos empregados.
- Descontos do INSS e do Imposto de Renda.
- Contribuição sindical, caso exista.
O que é IgE baixo?
Quem tem ferritina alta pode tomar limão com água?