O que acontece se não fizer drenagem pós lipo?
Perguntado por: Bárbara Joana Alves de Pinto | Última atualização: 29. September 2024Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)
A drenagem linfática é uma parte indispensável do tratamento pós cirúrgico, e caso não seja realizada pode atrapalhar o resultado da cirurgia. Ressaltando sempre que esse procedimento só deve ser iniciado com a liberação do médico responsável pela cirurgia.
O que acontece se não fazer drenagem pós lipo?
Isso aumenta a circulação sanguínea na região, um dos fatores responsáveis pelo aparecimento do edema (inchaço) após a cirurgia. Acontece que essa “inflamação” pode ser exagerada e quando não é devidamente controlada no pós-cirúrgico, pode trazer desconforto e efeitos estéticos indesejáveis.
Quantas drenagens são necessárias após lipoaspiração?
Em cirurgias como lipoaspiração e lipoescultura o número de sessões iniciais varia entre 10 a 20, e a manutenção deve ser feita por no mínimo 3 meses após o procedimento para ajudar a reduzir o edema e modelar o contorno corporal.
Quanto tempo leva para a pele cola depois da lipo?
O tempo é variável entre 10 a 20 dias, dependendo do volume da lipoaspiração e da sua localização. Volumes grandes e áreas extensas necessitam de um tempo maior para recuperação. De qualquer forma a cinta devera ser utilizada pelos primeiros 60 dias e o resultado final ocorre após o fim do período de edema.
Para que serve a drenagem pós lipo?
A drenagem linfática se mostra uma ótima aliada da mulher durante o período pós-cirúrgico. Ela é capaz de melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a evitar a retenção de líquidos na região, alivia as dores e reduz os hematomas pós-cirúrgicos.
Clube da Plástica:Pós-operatório não é apenas drenagem linfática
Quem faz lipo precisa de drenagem?
É preciso usar drenos após a cirurgia? Nas pequenas lipoaspirações não se usa o dreno. Já nas grandes podem ser usados por alguns dias (média de 3 a 10 dias). O objetivo do dreno é eliminar a secreção para evitar complicações.
Quantas drenagens por semana após lipo?
A drenagem linfática é um desses cuidados essenciais. Habitualmente, essa prática é iniciada cerca de 3 dias após a lipoaspiração. Contudo, a quantidade de sessões pode variar, geralmente oscilando entre 10 a 20, dependendo da abrangência do procedimento cirúrgico.
O que fazer para não ter fibrose após lipo?
- Utilizar uma técnica cirúrgica adequada. ...
- Seguir as recomendações do pós-operatório à risca. ...
- Usar a malha ou cinta cirúrgica. ...
- Evitar esforço físico. ...
- Buscar o médico imediatamente. ...
- Recorrer a procedimentos para tratamento da fibrose.
O que fazer para desinchar mais rápido depois da lipo?
- Alimente-se bem. ...
- Use a cinta compressora. ...
- Tome água e chás diuréticos. ...
- Faça drenagem linfática. ...
- Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
- Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
- Faça compressas frias ou geladas.
Porque a pele fica dura depois da lipo?
A fibrose pós-lipo é uma das intercorrências mais temidas no pós-operatório e sem dúvida, a maior causa de insatisfação com o procedimento realizado. A fibrose é resultado da “agressão” gerado pela cânula, ou seja, é uma resposta fisiológica que ocorre para cicatrizar a região submetida à cirurgia.
O que substitui a drenagem linfática?
Atualmente, TAPING é considerada uma técnica avançada, na área da fisioterapia dermatofuncional, que utiliza uma fita adesiva com textura bastante semelhante à nossa pele para tratar músculos, nervos e órgãos.
O que não pode fazer depois da lipo?
Fumar e consumir álcool podem interferir negativamente na recuperação pós-operatória. Essas substâncias podem comprometer a cicatrização, aumentar o risco de complicações e prolongar o tempo de recuperação. Portanto, é importante evitar o uso durante o período de recuperação.
Pode fazer drenagem todos os dias após lipo?
De forma geral, o tempo pós cirurgia que se deve esperar para fazer a drenagem linfática é entre cerca de 4 a 7 dias. Isso vale também para outras técnicas, inclusive.
Como saber se a drenagem linfática foi bem feita?
Um dos principais benefícios da drenagem linfática é a redução do inchaço. Se após a sessão você perceber que houve uma diminuição visível do inchaço nas áreas tratadas, é um bom sinal de que a técnica foi bem feita.
Como drenar as costas após lipo?
Especialmente no pós-operatório, a drenagem linfática deve ser feita de forma suave, com movimentos leves, para evitar dores ao cliente. Lembre-se que o sistema linfático fica na camada superficial da pele e, por isso, não é necessária tanta força para executar o procedimento.
Porque a drenagem dói?
A Drenagem Linfática, tanto pré, quanto pós-operatória são indolores. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta.
É normal pesar mais depois da lipo?
Embora a remoção de gordura envolva uma diminuição no peso corporal da pessoa, o processo de cicatrização irá causar, também, acúmulo de líquido na região afetada, além de constipação. Isso pode fazer com que a paciente suba na balança alguns dias depois da lipo e fique decepcionada com o número, pensando que engordou.
É normal ficar duro em volta da cirurgia?
O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.
Quanto tempo dura o inchaço da lipoaspiração?
Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.
Pode massagear fibrose?
A drenagem linfática pode ser uma grande aliada no tratamento da fibrose. Essa é uma massagem manual ou mecânica que tem como objetivo aumentar o volume a velocidade da linfa, fluido corporal que se acumula em torno de processos inflamatórios.
Como amolecer a fibrose?
A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.
O que desfaz fibrose?
Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.
Onde faz lipo fica dormente?
No entanto, devido às irregularidades da pele de cada individual, alguns pacientes podem ter uma pequena cicatriz. 12) Algumas pessoas têm dormência na pele nas áreas tratadas por até dois meses. Isto é mais comum na área de queixo, mas também pode acontecer no abdômen ou coxas.
Qual o melhor horário para fazer drenagem linfática?
Manhã: Fazer a drenagem linfática logo pela manhã pode ser uma excelente forma de começar o dia com energia e vitalidade. Nesse período, nosso organismo está descansado e as toxinas acumuladas durante a noite podem ser eliminadas de forma mais rápida.
Quanto tempo demora para sair o roxo da lipoaspiração?
Também existem alguns cremes e pomadas que podem ajudar e acelerar o processo, mas só devem ser utilizados com recomendação médica. Os roxos vão resolvendo-se gradativamente, passando da cor roxa para o amarelo e então desaparecendo completamente, em torno de 2 a 3 semanas após o procedimento.
Como armazenar gelo seco?
Onde são depositados os dividendos?