Quando replantar?

Perguntado por: Matheus Cruz de Monteiro  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

Quando replantar vasos? O momento de replantar é aquele em que a planta se mostrar saturada no local onde está Isso pode ser percebido através do aparecimento das raízes na superfície do vaso ou quando este começa a apresentar rachaduras.

Quando é hora de trocar de vaso de planta?

Veja, a seguir, os principais indícios de que a planta precisa trocar de vaso:
  • manifestação de folhas minúsculas ou defeituosas;
  • produção de flores escassa ou inexistente;
  • recipiente pequeno comparado ao tamanho da flor;
  • surgimento de partes da raiz na superfície da terra;

Quando devo replantar suculentas?

Os cactos e as suculentas de uma forma geral podem ser replantados a cada um ano para um novo vaso mas essa regra não precisa ser levada a risca, pois cada planta tem seu tempo de desenvolvimento e varia muito de espécie para espécie.

Qual melhor época para replantar orquídeas?

Mas atenção: não são todas as orquídeas que podem ser plantadas em árvores, somente as epífitas, que buscam no tronco um suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. E o início da Primavera, no dia 22, é a melhor época para isso.

Quando devo replantar Phalaenopsis?

O melhor momento para transplantar orquídea Phalaenopsis é logo depois da florada e de suas folhas terem caido. Para evitar o aborto das flores, não faça o transplante enquanto a Phalaenopsis estiver florescendo.

Quando replantar orquídeas e quando não replantar: conheça os sinais de replante e o momento certo

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a melhor lua para plantar orquídeas?

Bom para o plantio. Lua Cheia, momento de colher o que se plantou, é a plenitude do cultivo, com formação de hastes e afins. Lua Minguante, neste período a seiva é atraída para baixo, favorecendo o crescimento das raízes.

Como saber se a raiz da orquídea está morta?

Retire a orquídea do vaso, tomando cuidado especial com as raízes; Se a sua planta conta com hastes de flores (laterais) e se encontra apodrecida ou afogada, o mais provável é que ela já não tenha nenhuma flor, ainda que pode ser que ela esteja começando a formar novas.

Pode replantar orquídea no inverno?

E evite replantar as orquídeas nesse tempo frio. Espere as que raízes novas apareçam em abundância e que esteja um tempo mais ameno. Lembrem-se: Uma orquídea saudável vai florir bem na época adequada para ela!

Como passar uma planta de um vaso para o outro?

Uma das formas de retirar a planta é rodar e forçar levemente (e com paciência) as laterais do vaso. Isso vai ajudar a descolar a terra do vaso. Para saber se já houve todo o descolamento para a troca de vaso, vire-o com cuidado para baixo para conferir se o torrão está compacto e solto.

Quanto maior o vaso maior a planta?

Muita gente acha que o tamanho do vaso tem que ser escolhido de acordo com o tamanho da planta. Na verdade, não é bem assim que funciona. Além do tamanho do vaso, é importante saber a medida da raiz antes de comprar um recipiente. Isso porque quanto maior a raiz, mais longo precisa ser o produto.

Qual melhor tipo de vaso para suculenta?

Vaso de barro

Em geral, os vasos de barro são os melhores para as plantas, isso inclui também as suculentas. Eles dão à planta a sensação de estar plantada no chão.

Pode podar minha suculenta?

Finalizando, de uma maneira geral, a maioria dos cactos e suculentas não necessita de podas frequentes, excetuando-se os casos mencionados ao longo deste artigo. São plantas de fácil cultivo e baixa manutenção, que podem crescer por anos a fio sem necessidade de nenhuma intervenção mais drástica.

O que fazer com as orquídeas no inverno?

Para estas orquídeas, o desafio para o orquidófilo é conseguir deixá-las sossegadas umas semanas, num local mais seco e protegido das chuvas fortes, geadas e frio excessivo. É um repouso necessário, e as regas devem ser muito mais reduzidas e espaçadas, muitas vezes só uns borrifos para evitar que desidratem.

O que fazer com as orquídeas no frio?

Regas. Com o declínio das temperaturas, durante o inverno, é natural que a planta perca menos água, através da transpiração. Além disso, a evaporação da água presente no substrato também diminui. Combinados, esses fatores obrigam o cultivador a tomar cuidados redobrados com as regas das orquídeas.

Quantos graus a orquídea aguenta?

Via de regra, as orquídeas devem viver em um ambiente com média de 25 graus, sendo altamente recomendável que não fiquem em ambientes com menos de 10 graus celcius. Essa seria a “temperatura correta” para a planta.

Como saber se uma raiz está morta?

"Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um 'liquidozinho', aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu", ensina Eliana.

Como fazer para reviver uma orquídea?

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Qual melhor lua para podar orquídeas?

Lua crescente

É um bom momento para a poda, pois ela vai estimular o crescimento. Da mesma forma, é um bom momento para dividir a planta também. Assim, você utiliza os cortes intencionais para plantar novos exemplares de orquídeas.

Qual é a melhor fase da lua para plantar flores?

Na crescente, aproveite para semear plantas com semeadura definitiva, como flores e sementes muito pequenas, como é o caso da cenoura, rabanetes, beterrabas e cravos. É na lua cheia que se intensifica a seiva das flores, sendo o período de maior atividade dos polinizadores noturnos.

Artigo anterior
Como pagar protestos?
Artigo seguinte
Faz ou faze imperativo?