Faz ou faze imperativo?

Perguntado por: Pedro Pedro Amorim Baptista  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)

Na conjugação do verbo fazer, a forma faz corresponde quer à terceira pessoa do singular do presente do indicativo (como em «O João faz o jantar»), quer à segunda pessoa do singular do imperativo («João, faz o jantar»).

Faz É imperativo?

Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

E fazer ou faze?

Significado de Faz ou faze

Faz ou faze vem do verbo fazer. O mesmo que: realiza, constrói, elabora, cria, equivale, percorre, constitui, prepara, gera.

Faz-se ou faze se?

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

Faz tu ou faze tu?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

FAZ ou FAZEM? Não erre nunca mais! | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

30 questões relacionadas encontradas

Faz ou fazem exemplos?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Deve-se fazer ou devem se fazer?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Faz-se há?

O que é Far-se-á:

Deve ser feito.

Faz-se é verbo?

Verbo fazer como verbo pronominal

Como verbo pronominal, o verbo fazer é conjugado juntamente com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se): Fez-se um enorme silêncio constrangedor.

Vai fazer ou irá fazer?

Fará vem do verbo fazer. O mesmo que: realizará, construirá, elaborará, criará, equivalerá, percorrerá, constituirá, preparará, gerará.

Quando a gente fizer ou fazer?

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer".

Como usar o verbo fazer?

O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural. Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã. Faz muito calor na sala ao lado. O verbo haver na expressão “haja vista” pode ser empregado ou no singular ou no plural.

O que é Fá-lo-ei?

Em “fá-lo-ei”, ocorre mesóclise pronominal com o VTD “fazer” (verbo irregular da segunda conjugação) na primeira pessoa do singular do futuro do presente (simples) do indicativo (tempo que nunca admite ênclise), que apresenta a forma infinitiva reduzida e irregular (far = fazer), seguida da terminação -ei (do presente ...

Faz é verbo impessoal?

O verbo fazer, quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, é um verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular: faz duas semanas, faz cinco meses, faz três horas,...

Quem faz ou quem faça?

Quando você se dirigir a uma pessoa como "você" (equivale à terceira pessoa do singular), fica assim: - "faça" (afirmativa) ou "não faça" (negativa) Quando você se dirigir a uma pessoa como "tu" (equivale à segunda pessoa do singular, fica assim: - "faz", "faze" (afirmativa) ou "não faças" (negativa) Conjugação ...

O que significa Fazem-se?

Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).

Faz-se necessário sinônimo?

1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.

Que Realizar-se-á?

Existem erros que passam despercebidos, mas o bom ouvido logo acusa uma falta de eufonia no trecho “que realizar-se-á”. Como o pronome relativo que tem a faculdade de atrair as partículas átonas, como o se, o correto é redigir assim: Convidamos para a feira do gado, que se realizará de 12 a 15 de março.

Deve-se ou se deve se?

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.

Pode-se fazer ou Pode-se fazer?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.

Deve Manter-se ou deve se manter?

Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito (critério lógico).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Artigo anterior
Quando replantar?
Artigo seguinte
O que é uma pessoa louca?