Quando não ocorre a prescrição?
Perguntado por: Bianca Nascimento Borges | Última atualização: 16. August 2024Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)
Não corre a prescrição: I – entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II – entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III – entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.
Quais são as causas que impedem a prescrição?
Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.
Quais direitos não prescrevem?
A prescrição é só de direitos subjetivos patrimoniais e relativos, ou seja, nem todo direito subjetivo prescreve. Não prescrevem os direitos subjetivos extrapatrimoniais e absolutos.
Quais são as hipóteses de suspensão da prescrição?
A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado. Assim, podem interrompê-la o titular do direito em via de prescrição, quem legalmente o represente ou, ainda, terceiro que tenha legítimo interesse (herdeiros do prescribente, seus credores e o fiador do devedor, por exemplo).
O que suspende o prazo prescricional?
Contudo, opera-se oimpedimentoda prescrição quando o prazo ainda não começou a fluir por algum motivo(como, por exemplo, a constância da sociedade conjugal). Se já começou a fluir e algum motivo superveniente se impõe, então se suspende a prescrição, vez que essa já teve seu prazo iniciado, mas deve ser suspenso.
Como descobrir se o processo está prescrito?
São causas que interrompem a prescrição exceto?
- A. Protesto judicial.
- B. Despacho de citação em processo de execução fiscal.
- Anistia.
- Confissão da dívida.
- E. (Abstenção de resposta - Seção VIII, item 11, do Edital do Concurso).
E causa impeditiva da prescrição?
Causas impeditivas da prescrição dizem respeito a situações que fazem com que o prazo prescricional seja suspenso enquanto perdurar determinada situação. Basta a ocorrência de uma das causas para que a prescrição deixe de correr. O art.
O que diz a Súmula 150 do STF?
SÚMULA 150
Prescreve a execução no mesmo prazo de prescrição da ação.
Quais atos interrompem a prescrição intercorrente?
Os atos que interrompem a prescrição intercorrente no processo administrativo de apuração de infração são as decisões, os atos de instrução do processo e os atos de comunicação ao infrator. Tais atos evidenciam o esforço da Administração Pública na apuração da infração e na eventual aplicação da sanção.
O que suspende ou interrompe a prescrição intercorrente?
A prescrição intercorrente não se interrompe ou suspende pelo mero pedido de diligência, mas apenas pela efetiva constrição patrimonial do executado.
Qual o prazo para caducar um processo?
Após o prazo de prescrição, o processo perde a validade e é considerado “caducado”. O prazo de prescrição varia de acordo com a pena máxima prevista para cada crime e, em geral, pode ser de 2 a 20 anos.
Quais são exemplos de prescrição exceto?
A alternativa correta é a letra D. A prescrição é irrenunciável, ou seja, não pode ser renunciada pelo titular do direito.
Quais são as dívidas que não prescrevem?
De acordo com o artigo 205 do Código Civil, os débitos prescrevem em 10 anos, salvo algumas exceções. Por exemplo: dívidas de hospedagem podem ser cobradas durante um ano, já para aluguéis, o prazo para cobrança é de três anos.
Quando posso pedir prescrição?
Segundo o artigo 205 do Código Civil, “a prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor”. O artigo 206 é composto pelos parágrafos que especificam as situações em que o prazo é menor.
Como saber se houve prescrição intercorrente?
Para saber qual é o prazo de prescrição intercorrente do processo é necessário consultar o prazo prescricional específico relativo à ação em questão. Por exemplo, no caso de uma ação de execução de dívida líquida, o prazo será de cinco anos, contados do fim da suspensão por um ano.
O que fazer se o devedor não tem bens?
Quando o executado não possuir bens penhoráveis, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano, durante o qual não se suspenderá a prescrição. Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, não poderá o juiz ordenar o arquivamento dos autos.
O que diz a Súmula 393 do STJ?
1. A exceção de pré-executividade é servil à suscitação de questões que devam ser conhecidas de ofício pelo juiz, como as atinentes à liquidez do título executivo, os pressupostos processuais e as condições da ação executiva.
O que diz a Súmula 608 do STF?
Caracterizada a ocorrência de violência real no crime de estupro, incide, no caso, a Súmula 608/STF: "No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada".
O que diz a Súmula 237 do STF?
É pacífico o entendimento de que a usucapião pode ser arguida como defesa, conforme entendimento exarado pelo Supremo Tribunal Federal via enunciado da Súmula 237 . Assim, o direito do titular do domínio de obter a demarcação para aviventar divisas é afastado pelo reconhecimento da exceção do usucapião.
O que interrompe a prescrição da pretensão executória?
117 do Código Penal, o qual prevê as causas de interrupção da prescrição: a) Da data da consumação do crime (em regra) à data do recebimento da denúncia; b) Da data do recebimento da denúncia à data da publicação da sentença (atenção: veja que não é do oferecimento da denúncia!).
Como funciona a prescrição intercorrente na execução?
A prescrição intercorrente é o termo utilizado para descrever a situação onde a parte autora de uma ação perde o direito de exigir judicialmente algum direito subjetivo por conta de sua inércia durante o decorrer do processo, mais especificamente no momento da execução do mesmo.
Quais são os prazos prescricionais do Código Civil?
A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.
Qual o maior prazo prescricional do Código Civil?
No caso de reparação civil de danos (ação pessoal), cujo prazo prescricional de 20 anos (CC/1916, art. 177) foi reduzido para 3 anos (art.
Qual o prazo de prescrição no novo CPC?
O art. 205 prevê que: A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.”
O que interrompe a prescrição de uma dívida?
Tanto o protesto de título pelo Cartório de Protesto, quanto a propositura de Ação Judicial para efeito de cobrança do crédito, interrompem o prazo prescricional do título de crédito. No caso do protesto, o credor tem o prazo para cobrar totalmente reiniciado a partir da data da efetivação do protesto.
Quem é o namorado da Jade?
O que quer dizer pneu Evo?