Quando a pessoa precisa tomar sangue?

Perguntado por: Gil Gabriel Henriques  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Vários motivos podem levar à necessidade de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada.

Quando precisa tomar sangue para anemia?

As transfusões, aliviam os sintomas da anemia e são usadas para tratar a doença que causa a dependência da transfusão. O limite restritivo recomendado para transfusão de sangue é um nível de hemoglobina de 7 a 8 g/dL, enquanto um limite mais liberal é definido em 9 a 10 g/dL.

Quando é necessário tomar sangue?

A transfusão de sangue só pode ser feita quando o tipo de sangue entre o doador e o paciente é compatível, sendo indicada em situações em que há grande perda e sangue ou líquidos ou quando há alteração no processo de produção das células sanguíneas ou componentes do sangue, como fatores de coagulação, por exemplo.

Quais os motivos que levam uma pessoa a precisar de transfusão sanguínea?

As transfusões são administradas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade de sangue no corpo (volume sanguíneo) e corrigir problemas de coagulação.

O que pode acontecer depois de uma transfusão de sangue?

Outras complicações incluem

O reconhecimento precoce dos sintomas sugestivos de reação transfusional e a informação imediata ao banco de sangue são essenciais. Os sintomas mais comuns são calafrios, rigidez, febre, dispneia, tontura, urticária, coceira e dor no flanco.

Transfusão Sanguínea e os Cuidados de Enfermagem

39 questões relacionadas encontradas

Qual doença que tem que fazer transfusão de sangue?

Você sabia que doenças transmitidas sexualmente, como sífilis, hepatites B, C e D, HIV e HTLV I e II, também podem ser passadas de uma pessoa para outra por transfusão de sangue?

Por que algumas transfusões de sangue podem levar à morte?

Sem óxido nítrico, os vasos capilares não se dilatam, os glóbulos vermelhos se acumulam nas artérias e os tecidos não recebem oxigênio, segundo Stamler, cujo estudo descreve pela primeira vez a função desse gás. "O resultado pode ser um ataque do coração e inclusive a morte", alertou o médico.

Quais os cuidados após transfusão de sangue?

Ao finalizar o procedimento de transfusão sanguínea, o paciente deve ser reavaliado pelo enfermeiro por meio da aferição de sinais vitais e uma monitorização pós-transfusão, e correta realização de notificação de reações transfusionais e manejo de material.

Qual o valor de uma transfusão de sangue?

Uma bolsa de sangue com 350 mililitros custa de 300 a 800 reais. A maioria dos pacientes recebe de duas a três bolsas. Se o doente passa mais de sete dias no hospital, costuma receber pelo menos uma bolsa para compensar o sangue perdido em sucessivas coletas para exames.

Quanto tempo após transfusão repetir hemograma?

A coleta de sangue para a realização de hemogramas com o intuito de avaliar a viabilidade das células transfundidas deve ser feita com 1, 24 e 72 horas.

O que a pessoa sente quando está com as plaquetas baixas?

O principal sintoma de um baixo número de plaquetas é a hemorragia excessiva. É possível que tenha: Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca. Hematomas após lesões muito pequenas.

Quais são os sintomas de uma anemia profunda?

A anemia pode causar:
  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

O que significa estar com a hemoglobina baixa?

Níveis baixos de hemoglobina são característicos de quadros de anemia, doença que pode ser provocada por: Deficiência de ferro: uma das causas mais comuns de anemia; Doenças crônicas; Problemas nutricionais, como deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico (que causa anemia);

Quem tem anemia grave precisa tomar sangue?

Por fim, se a anemia for grave ou causar sintomas, talvez seja necessário realizar transfusões de sangue, que podem salvar vidas.

Quem tem anemia profunda precisa tomar sangue?

A anemia, por si só, não é indicativa de transfusão de sangue, já que estes pacientes toleram baixos níveis de hemoglobina. As transfusões podem expor o paciente a agentes infecciosos, provocar aloimunização, hiperviscosidade sangüínea e hemossiderose.

O que acontece quando a hemoglobina está 7?

Hb=7,7 é baixo, seria importante realizar a pesquisa completa das causas de sua anemia (a falta de ferro pode não ser a única causa). Seria importante também saber sobre suas demais condições clínicas e se estas estariam agravando sua anemia ou se sua anemia poderia agravar estas condições.

Quanto tempo leva para fazer uma transfusão de sangue?

Durante a transfusão, o novo sangue será infiltrado através de um acesso venoso, da mesma forma que recebemos medicamentos em soro. Dependendo da quantidade de sangue de que você precisa, uma transfusão pode levar de 1 a 4 horas.

Quanto custa uma bolsa de sangue para o SUS?

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Qual o nível de hemoglobina para transfusão?

Pacientes crônicos adaptam-se melhor aos estados anêmicos. De modo geral: A transfusão não está indicada se Hb > 10 g/dL; A transfusão está geralmente indicada se Hb < 7g/dL.

Quanto sobe a hemoglobina com uma bolsa de sangue?

O limiar no grupo transfusão liberal era de 10g/dL, enquanto o limiar transfusional no grupo restritivo era de 8g/dL; a maioria dos autores recomenda um limiar entre 8 a 10g/dL em pacientes com quadro de isquemia coronariana aguda.

Como é feito o processo de transfusão de sangue?

O sangue ou seus hemocomponentes são difundidos através de uma veia, podendo ser induzido por agulha ou cateter. Geralmente são utilizadas as veias dos braços ou das mãos. Todo o procedimento leva em média três horas, indo de acordo com a quantidade de sangue ou hemocomponentes que serão transfundidos.

Quantos ml de sangue tem uma bolsa de sangue?

O sangue doado, no entanto, ainda vai passar por várias etapas antes de ajudar quem mais precisa. Com a coleta de uma bolsa de aproximadamente 450 ml, o sangue passa por um processo de separação de hemocomponentes.

É perigoso fazer transfusão de sangue?

são administradas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade de sangue no corpo (volume sanguíneo) e corrigir problemas de coagulação. Transfusões são geralmente seguras, mas às vezes as pessoas têm reações adversas.

Quantas pessoas morrem por causa da transfusão de sangue?

Em 2021, morreram duas pessoas após terem sido submetidos a transfusão de sangue. A informação consta do 'Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância 2021', do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Quantas pessoas morrem por falta de transfusão de sangue?

A taxa de mortalidade total no grupo de pacientes transfundidos no período de um ano pós-cirurgia foi de 11,2% (212 óbitos), contra apenas 3,3% (37 óbitos) no grupo de pacientes que não receberam transfusão de hemácias.

Artigo anterior
Porque a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?
Artigo seguinte
São critérios de determinação da competência jurisdicional?