Porque a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?

Perguntado por: Lorena Salomé Mendes Carneiro Leite  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

e) NH3 e NaOH. Soluções alcalinas, em geral, não devem ser armazenadas em frascos de vidro, uma vez que a substância pode reagir com o SiO2 (principal constituinte do vidro), que é um óxido ácido.

Porque NaOH não pode ser armazenado em vidro?

O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, sendo muito conhecida por suas propriedades corrosivas. Essa capacidade de corrosão também se aplica ao vidro. Sendo assim, é necessário utilizar um material compatível com o hidróxido de sódio para seu armazenamento.

Por que a solução de hidróxido de sódio deve ser armazenada em frasco de polietileno?

frasco de plástico, pois são estáveis frente à acidez da solução de hidróxido de sódio.

Quais cuidados são necessários no preparo e na conservação de uma solução de NaOH?

Não deve ser higroscópico. ➢ As soluções devem ser conservadas em recipiente plástico Soluções alcalinas reagem com os silicatos que compõem o vidro.

Porque a solução de NaOH deve ser padronizada?

R: O hidróxido de sódio, apesar de sólido, não pode servir de padrão primário pois sempre contém uma quantidade indeterminada de água e carbonato de sódio absorvida no sólido; portanto não é possível de se preparar uma solução com concentração exata, fazendo-se necessária a padronização para confirmar sua concentração ...

Aula 3 - Armazenamento de Soluções

25 questões relacionadas encontradas

Como padronizar uma solução de NaOH?

➢ Padronização da Solução 0,1000 mol/L de NaOH

Adicione 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e titule o sistema com solução 0,1000 mol/L de hidróxido de sódio a ser padronizada até coloração levemente rosa.

Qual outra forma de padronizar a solução de NaOH?

A padronização de tal solução pode efetuada através da titulação de uma massa exatamente conhecida de carbonato de sódio, Na2CO3 (massa molar = 105,99 g/mol), que é um padrão primário alcalino.

O que acontece com o NaOH quando entra em contato com a água?

A dissociação do Hidróxido de Sódio (NaOH) em água. libera calor, ou seja, é um processo exotérmico, conforme demonstrado logo abaixo: NaOH(s) → Na+(aq) + OH-(aq) + calor.

Quais são as fontes de erro no preparo e padronização de soluções?

Contaminações pelo ar, impurezas, volatização, adsorção também interferem no preparo das soluções.

Qual é a importância da padronização de uma solução?

PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise. Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO. Quando não há disponível um padrão primário.

Onde armazenar solução de NaOH?

Guardar em embalagem bem fechada. Estoque em lugar seco, frio e ventilado, longe de fontes de calor. SEMPRE ADICIONAR O PRODUTO EM ÁGUA, NUNCA FAÇA O CONTRÁRIO. As embalagens vazias deste produto devem ser descartadas de maneira adequada.

Como é feita a padronização de soluções?

CONSISTE EM FAZER UMA TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO PREPARADA, EM RELAÇÃO À UM PADRÃO PRIMÁRIO (OU SECUNDÁRIO). COM BASE NOS VOLUMES E NA MASSA DO PADRÃO PRIMÁRIO (OU CONCENTRAÇÃO DO PADRÃO SECUNDÁRIO) UTILIZADOS, É POSSÍVEL CALCULAR A CONCENTRAÇÃO MOLAR EXATA DA SOLUÇÃO.

Quais os cuidados que se deve ter na preparação e armazenamento de uma solução padrão de permanganato?

A solução deve ser filtrada para remoção do dióxido de manganês; 2. Estocagem em frasco escuro; 3. Repradronização periódica (5 a 7 dias).

Por que e recomendável a conservação de soluções fortemente alcalinas em frascos de polietileno?

( )soluções fortemente alcalinas, quando conservadas em frascos de vidros, também sofre contaminação devido à formação de silicatos, em ataque ao vidro. É recomendável a conservação desse tipo de solução em frascos de polietileno.

Por que ácidos são guardados em frascos de vidro?

Outro fator que torna o vidro resistente ao ácido é o fato de ele não ser poroso, isso dificulta a penetração de qualquer líquido e, consequentemente, a interação entre suas moléculas e as do vidro. Pelo mesmo motivo, o vidro é considerado um material praticamente à prova de qualquer tipo de corrosão.

Como e feito o NaOH?

O hidróxido de sódio não existe na natureza, ele é produzido industrialmente por meio de reações de eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl – salmoura), conforme pode ser visto abaixo: Não pare agora...

O que a padronização permite?

A padronização permite ainda maior visibilidade sobre o processo de ponta a ponta e em cada etapa, possibilitando um maior controle sobre o geral. O processo será feito da mesma forma e com a mesma excelência todas as vezes.

Como padronizar NaOH com Biftalato de potássio?

Este cálculo também pode ser feito considerando-se que 1,000 mL de solução de NaOH exatamente 0,1 mol/litro reage completamente com 0,0204g de biftalato de potássio. Assim, uma determinada massa do padrão irá reagir com "x" mililitros da solução a ser padronizada.

Porque a fenolftaleína fica rosa em meio básico?

A solução de amônia é básica e, por isso, quando ela entra em contato com a fenolftaleína, a solução fica rosa. Como o meio fica ácido, há um deslocamento do equilíbrio químico da fenolftaleína e a coloração rosa vai clareando até ficar incolor.

O que acontece se cair NaOH na pele?

O contato direto com a pele produz irritação e queimaduras, com cicatrizes; nos casos mais graves: irritação e queimaduras nos olhos, podendo resultar em danos permanentes à visão, inclusive cegueira.

Para que serve o NaOH?

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.

Como medir a concentração de uma solução?

Porcentagem
  1. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  2. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  3. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%

Como calcular a Molaridade de NaOH?

Calcule os moles de NaOH necessários:
  1. Moles de NaOH = Molaridade × Volume da Solução em Litros.
  2. Moles de NaOH = 0,1 M × 0,5 L = 0,05 moles.

Artigo anterior
Como calcular valor diamante?
Artigo seguinte
Quando a pessoa precisa tomar sangue?