Qual a vantagem do capim Kurumi?
Perguntado por: Eva Melo Vaz | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)
A cultivar de capim elefante anão BRS Kurumi se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor de leite intensificar a produção animal com menor uso de concentrado.
Quais as vantagens do capim Kurumi?
Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Capim-elefante da Embrapa, a cultivar BRS Kurumi possui alto teor nutritivo e elevada produção de forragem, o que permite ao produtor intensificar a produção de leite a pasto com menor uso de concentrado, altas taxas de lotação e excelente desempenho por animal.
Quanto produz um hectare de BRS Kurumi?
O rendimento médio de mudas do capim-kurumi é quase a metade do capim-elefante Napier, ou seja, 1 hectare fornece colmos para o plantio de 3 a 4 hectares. Uma forma alternativa de plantio pode se feita em covas com estacas ou mudas.
Quantas toneladas de Kurumi por hectare?
Este material possui um potencial médio de produção de 100 toneladas de matéria verde por hectare a cada corte, sendo possível realizar de dois a cinco cortes por ano.
Qual a proteína do Kurumi?
Por exemplo, a BRS Kurumi, cultivar de porte baixo e entrenós curtos, apresenta alta relação folha/caule e teores de proteína variando entre 18 e 20%, e digestibilidade entre 68 e 70%. É importante ressaltar que, quanto mais nova a planta, melhor o valor nutritivo.
BRS CAPIAÇU BRS CANARÁ BRS KURUMI SAIBA TUDO SOBRE ELES E DIFERENCIA-LOS.
Qual é o capim que tem mais proteína?
Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).
Qual silagem tem mais proteína?
O coeficiente de digestibilidade aparente da proteína foi maior para a dieta com silagem de milho foi maior que para as dietas com cana-de-açúcar.
Quantas vacas por hectare de Kurumi?
20 vacas em 3 ha de capim elefante Kurumi.
Qual a produção do BRS Kurumi?
A cultivar de capim elefante anão BRS Kurumi se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor de leite intensificar a produção animal com menor uso de concentrado.
Qual a proteína do napier roxo?
Ressalta-se que os teores PB do capim-elefante cultivar Roxo observados neste experimento estão dentro dos limites reportados por Carvalho (1985), 2% a 18%, com média de 9,4%.
Qual o espaçamento para plantar capim-elefante?
Espaçamento 0,8 a 1,0 metro nas linhas. No caso de colheita mecânica, utilizar espaçamento de 1,0 a 1,2 metros Calagem e adubação de plantio Conforme análise do solo, visando alcançar 60% de saturação por bases.
Quantas mudas de Capiacu por hectare?
Em primeiro lugar, a cada um hectare, você precisará de 10 mil mudas.
O que é o capim BRS Kurumi?
é uma gramínea perene originária da África que apresenta elevada produção de forragem de ótimo valor nutritivo. ... A forrageira é utilizada principalmente como capineira e sob pastejo.
Qual o melhor capim para áreas de morro?
Sem falar que a Decumbens é a melhor gramínea para encosta de morro, para você plantar em áreas sujeitas a erosão, área de declividade. Ela fecha e protege muito bem o terreno. Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.
Qual o melhor pasto para gado de leite?
De acordo com o pesquisador, o capim elefante anão BRS Kurumi é o mais recomendado para o gado leiteiro.
Qual a proteína do capim Mombaça?
Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 300 e 500kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.
Qual a produtividade do capim Capiaçu?
A cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética.
Qual a profundidade da raiz do capim-elefante?
Densidade de comprimento de raízes (mm cm-2), na profundidade de 0 a 40 cm do perfil, em variedades de capim-elefante (BRS Capiaçu, Venezuela, Madeira e Pasto Panamá) e cana-de-açúcar RB 92579 cultivadas em vasos.
Como o produtor deverá realizar o plantio de capim-elefante?
ESCOLHA DA ÁREA: O capim-elefante deve ser plantado em áreas planas bem drenadas ou em meia-encosta mecanizável, de preferência próximo ao curral de manejo. Quando for utilizado para vacas em lactação, ele deve ficar próximo do curral. Solos muito argilosos ou rasos devem ser evitados.
Como calcular piquetes para bovinos?
O tamanho do piquete é calculado dividindo-se a área total pelo número de piquetes. No exemplo do capim-tanzânia, os 10 ha devem ser divididos por 33 piquetes. Assim, cada piquete deve ter 0,3 ha, ou 3.000 m2. Neste exemplo, cada vaca utilizará 60 m2 por dia.
Como funciona o pastejo rotacionado?
O que é o pastejo rotacionado? O sistema é baseado na divisão da área de pastejo em 3 ou mais piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. O tamanho dos lotes pode variar de acordo com o planejamento da propriedade.
O que é capim Vaquero?
O capim vaquero é da espécie Cynodon dactylon sendo indicado para bovinos, equinos, aves, suínos, caprinos e ovinos tanto em pastoreio intensivo, quanto para a fenação e produção de silagem. Para equinos é muito interessante a formação de piquetes e sistema SISCAL para suinocultura.
Quantos por cento de proteína tem a silagem de milho?
PROTEÍNA BRUTA (PB)
Os valores de proteína na silagem podem variar de 5 a 10% da MS. Contrário ao que muitos recomendam, a proteína não deve ser o principal fator ao se avaliar a qualidade da silagem. Antes de se pensar em proteína deve-se se preocupar com as frações que compõem os outros 90 a 95% da MS da silagem.
Qual o melhor tipo de silagem?
Em geral, o milho é o preferido na produção de volumoso ensilado pelo potencial produtivo e qualidade da silagem, além da tradição no cultivo, a ampla oferta de híbridos, a boa aceitação dos animais e a possibilidade de automação de várias etapas na silagem.
Quanto de proteína tem a silagem de cana?
Segundo dados da literatura, após o período de fermentação a cana passa a apresentar um teor de proteína bruta entre 11% e 16%, sendo que desta, cerca de 8,9% a 13,9%, respectivamente, é proteína verdadeira (Demarchi, 2001).
Quantas etapas tem a metodologia Masp?
Qual a cor dos fios dos alto falantes?