O que colocar no sumário de um TCC?
Perguntado por: Rui Joaquim Figueiredo Machado | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)
O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.
O que deve constar no sumário do TCC?
Características do sumário
É o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.
Como montar sumário do TCC?
- Deve ficar como último elemento pré-textual. ...
- Quando o trabalho possui mais de um volume, todos os itens do sumário devem estar presentes em todos os volumes.
- A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.
Como se faz um sumário?
- Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
- Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
- Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.
O que se escreve no sumário?
Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, ...
DESCUBRA COMO FAZER SUMARIO AUTOMATICAMENTE - TCC
O que é sumário exemplo?
Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.
Como se faz o sumário na ABNT?
Na aba “Referências”, clique em Sumário; Depois, selecione o “Sumário Automático 1” e seu sumário será gerado automaticamente. Verifique se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo.
Qual a sequência do sumário?
O sumário ABNT deve estar contido logo depois dos seguintes itens: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas (de tabelas, figuras e abreviaturas); vindo antes do primeiro capítulo.
Como fazer um sumário de TCC nas normas da ABNT?
- Coloque o seu cursor na página onde irá inserir o sumário;
- Vá ao menu e selecione a aba “Referências” > escolha a opção “Sumário”;
- Clique em “Sumário Automático”.
Como fazer sumário para TCC normas ABNT?
- Clique onde você quer que o sumário inicie; preferencialmente em uma página vazia e no começo do documento;
- Entre em Referências > Sumário;
- Escolha uma opção de Sumário Automático.
Como fazer a formatação do sumário no Word?
- Vá para Referências > Sumário > Inserir Sumário.
- Selecionar Modificar. ...
- Na lista Estilos, clique no nível que você quer alterar e clique em Modificar.
- No painel Modificar Estilo faça suas alterações.
- Selecione OK para salvar as alterações.
O que vem antes do sumário?
Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.
O que vem primeiro resumo ou sumário?
Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário. Elementos pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos) aparecem no sumário mas não recebem numeração.
O que vem primeiro o índice ou a introdução?
Sumário: estrutura
A impressão das páginas deve ser feita apenas a partir da introdução. Apesar de algumas pessoas usarem o índice para fazer isso e confundir ambos, o índice é, na verdade, a lista de temas abordados no trabalho.
Como fazer um sumário manual?
Caso opte por fazer o sumário manualmente há um recurso de tabulação que facilita a inserção da linha pontilhada e o alinhamento da paginação. , vá até a página onde deseja inserir o sumário e digite a palavra Sumário na parte de cima da página. 1. Digite todos os títulos e subtítulos que deseja inserir no sumário.
Como fazer um sumário de dissertação?
...
Formatação do texto:
- O título deve ser centralizado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser alinhado à esquerda.
- Fonte Times New Roman ou Arial.
- Espaçamento entre linhas 1,5.
- Tamanho da fonte: 12.
Quais são os elementos pré-textuais?
- Capa. A capa é um item obrigatório. ...
- Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ...
- Errata. ...
- Folha de Aprovação. ...
- Dedicatória e agradecimentos. ...
- Epígrafe. ...
- Resumo. ...
- Listas.
Como se inicia uma introdução?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Quais são as partes de um artigo?
- Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
- Nome dos autores. ...
- Epígrafe (facultativa) ...
- Resumo e Abstract. ...
- Palavras-chave e Keyword. ...
- Conteúdo do artigo científico. ...
- Referências bibliográficas do artigo científico.
Quem vem primeiro sumário ou prefácio?
Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.
Quais são os elementos pós textuais opcionais?
Os elementos pós-textuais são compostos de referências, glossário (opcional), apêndice e ou anexos, índice (opcional). As referências são todos os textos, livros, periódicos, revistas, sites, utilizados quando da revisão bibliográfica para os escritos do texto da pesquisa.
O que vem primeiro o anexo ou apêndice?
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc. Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Como fazer apêndice e anexo?
Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices. Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele. Apêndice é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que foi elaborado pelo próprio autor.
Como numerar apêndice e anexo?
Nomeie-o com as letras do alfabeto maiúsculas e consecutivas. É muito comum numerar os anexos e apêndices, mas segundo a NBR 14724 esta não é a maneira certa. Passo 2. Dê um título para cada apêndice e/ou anexo, precedido por um travessão.
Como colocar anexo é apêndice no TCC?
Na hora de incluir apêndices na monografia, é essencial sinalizar o material com letras maiúsculas, travessão e uma letra. As margens não mudam, ou seja, devem seguir a mesma formatação do restante do relatório. Caso se esgotem as 23 letras do alfabeto, a ABNT recomenda usar letras dobradas.
Tem vírgula antes de travessão?
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