Quando a nutrição parenteral é contraindicada?

Perguntado por: Ivo Marcos Lima Magalhães  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

Entretanto, a nutrição parenteral é contraindicada nos casos descritos a seguir: Pacientes alérgicos a qualquer componente da dieta parenteral. Pacientes hemodinamicamente instáveis. Hipertrigliceridemia grave ( > 400 mg/dL)

Quando não é indicada a nutrição parenteral?

A nutrição parenteral não deve ser utilizada rotineiramente em pacientes com trato gastrintestinal intacto. Em comparação à nutrição enteral, tem as seguintes desvantagens: Causa mais complicações. Não preserva a estrutura e a função do trato gastrintestinal.

São situações clínicas em que a nutrição parenteral é indicada exceto?

CONTRAINDICAÇÕES
  • A nutrição parenteral não deve ser utilizada em nenhumas dessas situações: ...
  • Pacientes hemodinamicamente instáveis;
  • Fase aguda (“fase de refluxo”) durante as primeiras horas após o trauma, cirurgia ou o aparecimento de uma infecção grave;

Qual é a contraindicação absoluta de alimentação por via enteral?

Contraindicações da TNE

disabsorção grave; íleo paralítico grave; fístula intestinais de alto débito; sangramento maciço gastrointestinal; síndrome da má absorção grave; incapacidade de acessar o trato gastrointestinal.

Quando suspender a nutrição parenteral?

Em quais situações devemos suspender completamente a nutrição parenteral? Quando você tem uma insuficiência hepática já com sangramento incontrolável.

NUTRIÇÃO PARENTERAL (NP): Conheça as VIAS DE ADMINISTRAÇÃO e os Cuidados de Enfermagem!

44 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos da nutrição parenteral?

Quais são as complicações da alimentação parenteral?
  • Infecção de corrente sanguínea. ...
  • Hiperglicemia. ...
  • Síndrome de Realimentação. ...
  • Hipertrigliceridemia. ...
  • Sobrecarga de volume. ...
  • Disfunções do metabolismo ósseo.

Quais são os riscos da nutrição parenteral?

Possíveis complicações na Nutrição Parenteral

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

Quais as indicações e Contra-indicações da terapia nutricional enteral?

A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia. Em geral, deve ser indicada para indivíduos com IVO <60% da recomendação.

Quando pausar a dieta enteral?

Foram consideradas causas de interrupções da dieta enteral: jejum para exame, intolerância gastrintestinal (êmese), problemas no tubo de alimentação (exteriorização da sonda, obstrução), instabilidade hemodinâmica, parada inexplicável da dieta e erro de registro.

Pode instalar NPT gelada?

A NPT deve repousar à temperatura ambiente e protegida da luz, até que atinja a temperatura ideal para a administração. Não deve ser utilizado qualquer equipamento ou intervenção para este processo.

Para quem é indicado a nutrição parenteral?

A nutrição parenteral é indicada principalmente para as pessoas que, por algum motivo, não possuem o trato gastrointestinal não funcionante ou deve mantê-lo em repouso.

Qual a temperatura da nutrição parenteral?

A temperatura de transporte não deve exceder 20°C. O tempo de transporte não deve exceder 12 horas. O Armazenamento que antecede a admi- nistração da nutrição parenteral deve ser feito em refrigerador exclusivo para medicamentos e sua temperatura deve estar entre + 2°C a +8°C.

Qual a diferença entre a nutrição enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

O que é nutrição parenteral e quando ela é indicada?

Trata-se da administração de nutrientes pela via endovenosa. Dessa forma, busca garantir a homeostase e a nutrição adequada, em situações extremas, nas quais, além da desnutrição, o paciente não pode receber a forma enteral (por tubo ligado ao sistema digestivo).

Quais os dois tipos de nutrição parenteral?

Quais são os tipos de nutrição parenteral? Existem basicamente dois tipos: a nutrição parenteral total (NPT) e a nutrição parenteral periférica (NPP).

Quais são os cuidados de enfermagem com a nutrição parenteral?

A seguir, confira os 5 principais:
  1. Avaliar os indicadores de risco. ...
  2. Realizar uma avaliação em nutrição. ...
  3. Controlar a aceitação do método. ...
  4. Observar e prevenir complicações. ...
  5. Manter a funcionalidade do cateter.

Quanto tempo deve correr a dieta enteral?

Para evitar qualquer desconforto, como diarreia, gases, náuseas e vômito, controle o gotejamento através do regulador. Ex.: o volume de 200 ml deverá correr em aproximadamente 30 minutos.

Quantos ml de dieta enteral por dia?

Quando a infusão for contínua, deve-se iniciar a administração da dieta com 10 ml/hora a 40 ml/hora, com aumento de 10 ml a 20 ml a cada 8 a 12 horas, conforme tolerância do paciente. Assim, se no primeiro dia forem oferecidos 20ml por hora e o paciente receber dieta por 20h, serão oferecidos 400ml da dieta em 1 dia.

Como deve ser o gotejamento da dieta enteral?

Cada 1 mL de produto representam aproximadamente 20 gotas, dessa forma o cálculo do gotejamento deverá ser feito considerando o volume total de dieta e o tempo a ser administrado.

Quais são as complicações da terapia nutricional enteral?

Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da terapia nutricional enteral, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.

O que é a síndrome de realimentação?

Resumos. INTRODUÇÃO: A síndrome de realimentação caracteriza-se por alterações neurológicas, sintomas respiratórios, arritmias e falência cardíacas, poucos dias após a realimentação. Ocorre em consequência do suporte nutricional (oral, enteral ou parenteral) em pacientes severamente desnutridos.

Quais as indicações para nutrição enteral e parenteral?

Em adultos, as principais indicações para o uso incluem insuficiência intestinal decorrente de doenças ou tratamentos (como doenças inflamatórias intestinais e síndrome do intestino curto), obstrução intestinal grave, fístulas de alto débito ou inatividade do trato gastrointestinal.

Onde fica a via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

O que quer dizer a palavra parenteral?

O que é via parenteral? Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral.

Quais as vias de acesso da nutrição parenteral marque a opção correta?

A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) pode ser administrada por via periférica ou central conforme a osmolaridade da solução.

Artigo anterior
Quais são as técnicas de conservação dos alimentos?
Artigo seguinte
O que combinar com bermuda jeans?