Quando se deve usar os epis?

Perguntado por: Valentim Artur de Borges  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa ...

Quando devemos utilizar os EPIs?

Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. No caso de equipamentos perdidos ou danificados, é responsabilidade da empresa substituí-lo imediatamente.

Em quais situações os EPIs devem ser utilizados Marque as alternativas corretas?

Em que situação o empregador deve fornecer EPI ao trabalhador?
  • Quando medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção;
  • Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  • Para atender a situações de emergenciais.

Quem determina o uso de EPIs?

Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.

Porque devemos usar os EPIs durante toda jornada de trabalho?

O EPI protege o trabalhador de possíveis riscos que ameaçam sua saúde ou integridade física, evitando ou mitigando a magnitude de qualquer lesão que possa ocorrer durante a jornada de trabalho.

Como fazer a colocação e retirada dos EPI's

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância de utilizar os EPIs de forma correta?

Para garantir a saúde e proteção física do colaborador, o uso do EPI é fundamental, pois evita exposição a doenças ocupacionais e as consequências negativas geradas em caso de acidente do trabalho.

Quais as 4 melhores formas de motivar o uso do EPI e EPC pelos funcionários?

A seguir, listaremos algumas dicas para incentivar o uso do EPI:
  • Ofereça EPIs de qualidade. Distribua equipamentos de segurança de ótima qualidade e de fornecedores qualificados. ...
  • Faça treinamentos. ...
  • Defina procedimentos. ...
  • Realize palestras motivacionais. ...
  • Promova campanhas internas. ...
  • Comemore resultados positivos.

É obrigatório o funcionário usar EPIs na empresa?

EPI para a saúde e proteção do trabalhador

O uso de EPIs passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são considerados EPIs.

O que diz a CLT sobre o EPI?

A CLT também estipula que os EPIs devem ser fornecidos de forma adequada. Isso significa que os equipamentos devem ser compatíveis com os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Além disso, os EPIs devem ser de boa qualidade e estar em perfeito estado de conservação.

Quanto à utilização de EPIs podemos afirmar que?

EPI para garantir a saúde e proteção.

Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Qual é o EPI mais importante?

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

O que significa EPI e cite 5 Exemplos?

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.

Quando a empresa deve fornecer o EPI?

O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração.

Quais os cuidados que devemos ter com o uso dos EPIs?

Boas práticas na manutenção e conservação de EPIs
  1. Ventile os equipamentos na sombra;
  2. Garanta que sejam armazenados livres de suor;
  3. Utilize sabão ou detergente neutro para limpezas mais pesadas;
  4. Evite produtos corrosivos e abrasivos;
  5. Prefira deixar à sombra para secagem.

Qual a importância dos EPIs em urgência e emergência?

O EPI é necessário porque é um dos dispositivos de segurança que existem para a proteção individual diante de uma atividade de risco e sendo o último recurso a ser acionado diante de outras possibilidades de proteção coletiva que não se tem possibilidade em um determinado ambiente de trabalho.

O que acontece se o funcionário não utilizar o EPI?

Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa.

Pode dar advertência por não usar EPI?

Após este importante passo, se o empregador encontrar o empregado sem a devida utilização do EPI, pode de primeiro momento aplicar uma advertência de maneira verbal, apenas alertando o funcionário que em ações reiteradas será aplicada a advertência por escrito.

Qual norma determina a obrigatoriedade do uso de EPI?

A partir da Portaria SIT nº 107, de 25 de agosto de 2009, que inseriu a alínea h no item 6.6.1 da NR-06 (que trata das obrigações de empregadores), tornou-se obrigatório o registro do fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo para tanto ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Quais EPI são considerados básicos?

4 EPIs fundamentais para trabalhadores essenciais
  1. Máscaras e respiradores. ...
  2. Avental. ...
  3. Protetor ocular ou facial. ...
  4. Luvas.

O que quer dizer a sigla EPC?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

Quais são os tipos de EPIs?

Os EPIs podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger:
  • Proteção da cabeça. capacete.
  • Protecção auditiva. Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões.
  • Proteção respiratória. ...
  • Proteção ocular e facial. ...
  • Proteção de mãos e braços. ...
  • Proteção de pés e pernas. ...
  • Proteção contra quedas.

O que são EPIs e como posso Exemplificá lo?

Os EPIs incluem itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, abafadores de som, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, protetor solar entre outros acessórios de proteção.

Quais são os riscos de não usar o EPI?

Quando a falta de EPI não provoca tragédias graves, ela acaba prejudicando o organismo, principalmente em atividades de grande esforço físico e locomotor. Neste caso, o surgimento de lesões nos músculos, no sistema ósseo, na visão e na audição leva a afastamentos e rotatividade de funcionários.

Qual a importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletiva?

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA. Você sabe o que são os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)? Eles são fundamentais para garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores, reduzindo o risco de acidentes no ambiente de trabalho.

Quem define o tipo de EPI que deve ser usado em cada função?

Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.

Artigo anterior
Como acessar uma máquina pela VPN?
Artigo seguinte
Quais são os indicadores de qualidade para a educação infantil?