Quem tem pedra na vesícula sente dor de cabeça?

Perguntado por: Gustavo Eduardo de Fonseca  |  Última atualização: 11. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

Calculo na vesícula pode causar dores de cabeça ? Indiretamente sim, devido ao desconforto ocasionado pela inflamação da vesícula. Mas deve-se afastar outros causa de dores de cabeça. Procure uma avaliação médica para melhor definição do seu quadro.

Como é a dor de cabeça da vesícula?

É conhecida como cólica biliar, que é caracterizada por dor intensa e constante, que se inicia do lado direito da barriga, logo abaixo das costelas. Geralmente, ocorre depois de uma refeição. Caso o alimento ingerido seja gorduroso, a dor pode ser percebida de maneira mais intensa.

Quais os sintomas que a gente sente quando está com pedra na vesícula?

Sintomas de pedra na vesícula
  • Dor no andar superior do abdômen (em cima do umbigo) que muitas vezes vem acompanhada com má digestão e sensação de estufamento;
  • Náusea: em alguns casos quando se ingere alimentos ricos em gordura e frituras;
  • Vômito;
  • Febre.

Quem tem pedra na vesícula sente tontura?

Enjoo e tontura

Se houver algum problema com a vesícula, isso não vai acontecer e o corpo ficará debilitado. Portanto, fique atento se sentir tonturas, enjoos, fraqueza e má digestão logo após ter feito a sua principal refeição do dia.

Como saber se a pedra na vesícula estourou?

Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.

Pedra na vesícula - Quais são os principais sintomas?

28 questões relacionadas encontradas

Quando a cirurgia de vesícula é urgente?

Há casos também que a cirurgia é realizada com urgência, quando o paciente está apresentando crises recorrentes com dores intensas. Isso pode ser um sinal de que a vesícula está inflamada ou até apresentar uma infecção. Por isso, a cirurgia é realizada o mais breve possível para prevenir complicações.

Qual o tamanho da pedra na vesícula que precisa de cirurgia?

Aos pacientes imunossuprimidos (transplantados, diabéticos), portadores de doença hemolítica, vesícula em porcelana (achado ultrassonográfico), muito jovens, com pedras > 2,5 cm ou < 0,5 cm ou cálculos associados a pólipos ≥ 1 cm, ou com antecedentes familiares de neoplasia do trato digestivo, recomenda-se ...

Qual o sintoma mais grave de pedra na vesícula?

A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago.

Quem tem pedra na vesícula tem enxaqueca?

Cálculos de vesícula não causam dores de cabeça.

Qual o perigo da vesícula inflamada?

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

O que acontece se eu não operar a vesícula?

Quais são os riscos se não operar a vesícula e passar muitos anos com ela? Os principais riscos são inflamação na vesícula, Colecistite aguda ou crônica, pancreatite biliar e coledocolitiase. Cálculos na vesícula são fatores de risco para desenvolvimento de tumor na vesícula.

Quando a pedra na vesícula é preocupante?

Pele e olhos amarelados – Icterícia

Assim como as fezes pálidas e a urina escura, a icterícia é um sintoma que indica quadros mais graves, provavelmente com uma complicação causada pelas pedras na vesícula. Esta condição é preocupante e requer atendimento médico.

Quem tem pedra na vesícula sente fraqueza?

As crises agudas, náuseas/vômitos e cólicas por conta das pedras na vesícula podem levar ao que se chama de "reflexo vagal" com tonturas, queda da pressão, sensação de desmaio, etc.

Como saber quando a vesícula está inflamada?

Colecistite aguda: inflamação súbita da vesícula biliar que causa sintomas como dor abdominal forte, náuseas, vómitos, febre. Este tipo de doença é potencialmente grave devido ao elevado risco de complicações que podem surgir. Os casos de colecistite aguda requerem tratamento imediato de urgência.

O que o limão faz na vesícula?

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

Qual exame detecta inflamação na vesícula?

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

Onde dói a cabeça por causa do fígado?

Muitos pacientes relatam que sentem como se tivessem uma faixa de pressão na cabeça, ocupando a região frontal, das têmporas ou a occipital (na base do crânio). Além disso, nesse tipo específico, a dor é em geral de intensidade leve a moderada e não acompanha outros sintomas.

Como saber se a dor de cabeça é por causa do fígado?

Principais sintomas de problemas no fígados

“É comum que os pacientes com suspeita de doença hepática também sofram com tonturas e enjoos, além de dor de cabeça frequente e uma sensação de cansaço que não tem motivo.

Qual emoção afeta a vesícula?

Raiva, ressentimento e irritação. Sentimentos corriqueiros, mas que podem afetar, e muito, a vesícula, víscera que tem um papel importante para a tradicional medicina chinesa. É o que explica a terapeuta e especialista Olga Mendonça, com inúmeros trabalhos publicados sobre o assunto.

Qual o tamanho da pedra na vesícula que é perigoso?

Boa tarde, cálculos na vesícula biliar são perigosos quando são pequenos. Pois eles podem migrar pelo canal causando uma inflamação no pâncreas (pancreatite). O canal mede normalmente até 6 mm, portanto muito difícil sua pedra migrar, porem a chance de formação de novos cálculos e uma dilatação no canal pode acontecer.

Quais são as crises de quem tem pedra na vesícula?

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

É possível conviver com pedra na vesícula?

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

É possível tirar a pedra da vesícula sem tirar a vesícula?

Não existe nenhum procedimento para eliminar os cálculos da vesícula biliar. Isso porque os cálculos simplesmente formariam novamente.

Como acabar com pedra na vesícula sem cirurgia?

Alguns remédios naturais como o chá de dente-de-leão, o chá de cúrcuma e a tintura de alcachofra, possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a eliminar a pedra na vesícula, principalmente quando a pedra ainda é pequena.

Quanto tempo fica no hospital depois da cirurgia de vesícula?

De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas. Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.

Artigo anterior
O leite materno protege de quais doenças?
Artigo seguinte
Como é produzido o lixo doméstico?