Qual pneu e melhor Remoldado ou recapado?
Perguntado por: Cláudia Neuza Pacheco de Loureiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)
Atenção: não confunda pneu remold com pneu recauchutado ou pneu recapado. Os pneus recauchutados ou recapados têm apenas uma ou duas partes refeitas, enquanto os pneus remold, como vimos, têm praticamente toda a sua estrutura refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).
Qual é o melhor remold ou recapado?
A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes.
Qual pneu e melhor reformado ou remoldado?
Durabilidade. Ao comprar um pneu reformado, você precisa estar ciente do menor arco de durabilidade, que apresentará uma vida útil, aproximadamente, 30% inferior ao de um componente novo. Enquanto a durabilidade de pneus novos é estimada em 60 mil quilômetros, os remoldados “aguentam o tranco” por apenas 40 mil.
Qual a diferença do pneu recapado para o pneu remoldado?
Para fabricar um pneu remold, remove-se toda a camada de borracha e se aproveita apenas a carcaça do usado. Ao contrário do recapado ou recauchutado, no qual se aplica uma nova camada sobre a antiga.
Pode usar pneu recapado?
O CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.
Diferença Entre Pneus novos, remold e recapado
Qual o melhor pneu recapado a frio ou a quente?
Reforma de Pneus a Frio
O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.
É obrigatório o uso do estepe?
De acordo com o artigo 1º da Resolução Contran 14/98, a roda sobressalente (estepe) é classificada como equipamento obrigatório. Ou seja, a priori, a sua ausência poderia gerar uma multa, pelo enquadramento no inciso X do artigo 230º do Código Brasileiro de Trânsito.
O que é um pneu recapado?
Na recapagem, é substituída apenas a parte da borracha da banda de rodagem que está desgastada. Já um pneu recauchutado é aquele que teve substituição da borracha desgastada na banda de rodagem e nos ombros. O pneu remold precisa ter certificação do Inmetro?
Quantas vezes o pneu pode ser reformado?
Um pneu pode em média ser reformado de 2 a 3 vezes. O custo de reforma de pneus representa menos da metade de um pneu novo, o que garante uma economia substancial.
É seguro usar pneu remold?
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
Qual é o melhor pneu remold ou meia vida?
Pois é, os pneus remold são melhores do que os meia vida. A explicação se dá em virtude do tipo de material usado na fabricação do produto. Enquanto os pneus remold são feitos com materiais reaproveitados, não se sabe a origem dos pneus meia vida.
Quanto roda um pneu recapado?
Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km. “A economia de custo é enorme com a recapagem, pois se o cliente utilizar apenas o seu pneu novo, não recapando sua carcaça, ele está utilizando apenas 33% da vida útil do seu pneu”, alerta.
Qual o melhor pneu remold do Brasil?
Se o pneu escolhido tiver essas 4 características, você pode comprar tranquilamente que estará levando um pneu de qualidade e certificado para casa. Aqui na Gilson Pneus, nós trabalhamos com os pneus Remold da Minuano, que é a melhor marca de pneus Remold do país.
Qual a durabilidade de um pneu remold?
Como citado anteriormente, apesar de custar menos do que um pneu novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor. Ou seja, caso opte pela compra desse modelo, precisará trocá-lo antes do que seria necessário se escolhesse o outro tipo.
Quanto custa Reformar um pneu?
“Um pneu novo custa de 1200 a 1500 reais e a reforma sai em média 70% mais barata”, calcula Cézar Nascimento, do departamento de qualidade da SL Pneus & Autolins. “Segundo as normas do Inmetro, um pneu pode ser reformado durante sete anos.
Como é feita a reforma de pneus?
No processo à quente é utilizada a técnica de vulcanização, onde a banda de rodagem nova se unirá ao pneu reformado, por autoclavagem a uma temperatura de 150°C. No método a frio, a recapagem é feita a uma temperatura até 115°C, onde é utilizada uma banda de rodagem já moldada para ser sobreposta à carcaça do pneu.
Quanto custa para cobrir um pneu?
Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado). Um pneu de um caminhão zero km custa em média R$ 2 mil. Observação importante: se a carcaça estiver em um bom estado, a recapagem de pneus pode ser feita de duas a três vezes, no máximo.
O que é vulcanização de pneus?
A vulcanização é utilizada como forma de dar um reaproveitamento em pneus, que de certa forma, sofreram algum dano na sua estrutura original. Ela faz com que eles tenham uma “vida útil” mais prolongada, devido a maneira com a vulcanização é realizada.
Qual a diferença entre recapagem a frio e quente?
O processo pode ser realizado a quente ou a frio. Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu. Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C. Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.
Qual valor da multa por não ter estepe?
Apesar de estar previsto em outro inciso, a multa por estepe careca tem a mesma natureza que a multa por pneu careca, já que os dois se enquadram no artigo 230. Assim, a infração também é de natureza grave, e equivalente a cinco pontos na carteira e R$ 195,23.
O que acontece se Andar sem estepe?
A infração é grave, prevê multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização, além de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor que circular sem algum dos equipamentos obrigatórios.
É obrigatório ter estepe no reboque?
Vieira destaca que reboques não precisam trazer estepe de acordo com a legislação, embora seja recomendável que tenham um pneu sobressalente caso utilizem medidas diferentes daquelas empregadas no veículo tracionador.
Pode usar pneu recapado na dianteira caminhão?
Sim, por exemplo, onibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.
Quais são as marcas dos pneus remold?
- Remold(18)
- Federal(5)
- GP Premium(3)
- Technic(3)
- TCP(2)
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