Qual alteração se refere à forma farmacêutica suspensão?

Perguntado por: Kevin Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

SUSPENSÃO. As suspensões são preparações em que as substâncias químicas não estão totalmente dissolvidas no meio líquido. Geralmente têm baixa capacidade de dissolução, por isso depositam-se no fundo do recipiente.

O que é uma suspensão farmacêutica?

SUSPENSÕES

São formas farmacêuticas líquidas constituídas de duas fases: uma interna sólida (descontinua ou dispersa) e outra externa, líquida (contínua ou dispersante). A fase dispersa é insolúvel na fase liquida, mas, através de agitação podem ser facilmente suspensas.

São características desejáveis numa suspensão farmacêutica?

4 CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS NUMA SUSPENSÃO FARMACÊUTICA

Deve sedimentar lentamente e voltar a dispersar-se com agitação suave do recipiente. As características da suspensão devem garantir que o tamanho das partículas dispersas permaneça constante. Deve escoar com rapidez e uniformidade do recipiente.

Quais os principais fatores relacionados à estabilidade de uma suspensão?

Os principais fatores são : temperatura, umidade, luz e pH.

Qual a importância da suspensão na farmacologia?

A forma farmacêutica líquida suspensão visa facilitar a deglutição e flexibilizar a administração de diferentes doses, principalmente em relação ao peso corpóreo do paci- ente pediátrico. As perspectivas para esta região e para o país são bastante relevantes no que se refere ao desenvolvimento racional de medicamentos.

Aspectos Teóricos da Forma Farmacêutica Suspensão

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características de uma suspensão?

Suspensões: as suspensões apresentam partículas de diâmetro maior que 1000 nm. Assim, elas podem ser vistas a olho nu ou por microscópio. É uma mistura heterogênea e suas partículas se sedimentam, sendo facilmente filtradas.

O que caracteriza uma suspensão?

Uma suspensão descreve uma mistura heterogênea de substâncias, de um sólido finamente distribuído em um líquido. O sólido não pode se dissolver no líquido, como é o caso em uma mistura de substâncias de sal e água.

Quais fatores que influenciam na estabilidade de uma mistura intravenosa?

Para determinação da estabilidade de um medicamento são avaliados fatores interferentes de caráter extrínseco, como temperatura, umidade ou luz, ou intrínsecos, como as propriedades físico-químicas do fármaco e excipientes, o processo de obtenção e a forma farmacêutica.

Quais os tipos de Estabilidade devemos garantir ao produto farmacêutico?

Os tipo de estabilidade são: física, química , microbiológica , terapêutica e toxicológica.

O que é a estabilidade de um medicamento?

Abstract: A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica ou mesmo a matéria prima considerada isoladamente mantém, dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem, transporte e uso, as mesmas características que possuía no momento da sua produção.

Quais parâmetros devem ser controlados no preparo de suspensões para que elas mantenham a estabilidade física e química?

Entre os principais fatores extrínsecos estão temperatura, pH, luz, e umidade, que podem afetar a estabilidade física dos medicamentos e acelerar a processo de decomposição química do fármaco.

Quais as funções do agente suspensor?

Agente Suspensor

Agente que aumenta a viscosidade, usado para reduzir a velocidade de sedimentação das partículas(do fármaco) dispersas em um veículo no qual nao sao solúveis. As suspensões resultantes podem ser formuladas para uso oral, parenteral, oftálmico, tópico ou por outras vias.

Qual a função do Aerosil na suspensão?

O Aerosil é utilizado como dessecante, anti-aderente e viscosificante para as seguintes preparações: ✓ Cápsulas e comprimidos (atua na fluidez e compactação do pó); ✓ Supositórios e produtos transdérmicos (controlador da viscosidade); ✓ Géis, cremes e suspensões (estabilizante e controlador da viscosidade).

O que é uma suspensão exemplos?

*Suspensões: são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Alguns exemplos são: areia na água, argila na água, leite de magnésia e calamina.

Quais são as formas farmacêuticas líquidas?

As formas líquidas são as soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, injetáveis, tinturas e extratos.

Quais são os medicamentos sólidos?

Os medicamentos disponíveis na forma sólida são divididos em comprimidos, drágeas, pós, granulados, cápsulas, pílulas, supositórios e óvulos. Os medicamentos na forma líquida são as soluções, os xaropes, os elixires, as suspensões, as emulsões e os injetáveis.

Qual é a forma farmacêutica com maior estabilidade?

As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica. As principais vantagens das suspensões são a possibilidade de empregar princípios ativos insolúveis em veículos mais comuns, além da maior estabilidade se comparadas às soluções, bem como melhor odor e sabor.

Como são realizados os estudos de estabilidade de medicamentos?

No Estudo de Estabilidade do medicamento, devem ser testados todos os atributos de qualidade que tenham impacto potencial na qualidade, eficácia e segurança, e que possam sofrer mudança por influência de tempo, temperatura, umidade ou qualquer outro fator de exposição.

O que é estudo de estabilidade por que é realizado?

O Estudo de Estabilidade serve ao propósito de avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto. Por meio dele determinamos o prazo de validade do medicamento para sabermos se ele está agindo em nosso organismo de forma segura e eficaz.

Como o pH influência na estabilidade de uma forma farmacêutica?

O pH é um dos fatores de maior importância na determinação da estabilidade de um produto farmacêutico. A degradação de várias drogas, principalmente por hidrólise, está relacionada diretamente às concentrações de íons hidroxila e íons hidrogênio.

O que são fatores intrínsecos que podem afetar os efeitos dos medicamentos?

Os fatores intrínsecos são aqueles relacionados ao processo de fabricação do medicamento, tais como: procedimentos, métodos, técnicas, equipamentos, embalagens, princípios ativos e inativos (excipiente, conservantes, corantes e aromatizantes), pH do meio, entre outros.

O que é estudo de estabilidade acelerada?

O estudo de estabilidade acelerado é um processo cujo objetivo é analisar a qualidade de um IFA (insumo farmacêutico ativo) em relação à sua degradação, relacionado a aspectos como temperatura, luz e umidade, conforme o passar do tempo.

Quando um funcionário pode ser suspenso?

A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta de maior relevância. Esta falta terá que ser bastante grave, pois haverá prejuízo ao empregado e ao empregador.

Como funciona uma suspensão no trabalho?

Como funciona a suspensão do contrato de trabalho? Após a suspensão do contrato de trabalho, a empresa deixa temporariamente de pagar o salário aos seus colaboradores. Durante esse tempo, o trabalhador receberá um benefício do governo com base no montante a que teria direito se tivesse recebido seguro-desemprego.

Quais materiais são considerados suspensão *?

São misturas heterogêneas nas quais o material em menor quantidade (disperso) só pode ser visto em um ultramicroscópio, ou seja, a olho nu, a sensação é a de que temos uma mistura homogênea.
...
Exemplos de suspensões são:
  • Água com areia;
  • Pólvora;
  • Granito;
  • Madeira.

Artigo anterior
Qual pneu e melhor Remoldado ou recapado?
Artigo seguinte
O que é fls em um processo?