Qual o papel do professor no processo de alfabetização Segundo a Bncc?

Perguntado por: Daniel Valentim Rodrigues Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (30 avaliações)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Qual o papel do professor no processo de alfabetização BNCC?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Qual o papel do professor no processo de alfabetização?

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.

Qual é o papel do professor no processo de alfabetização e letramento citado por Freire?

Esse modelo é baseado na visão de que o professor é o centro do processo e detentor do conhecimento das matérias, sendo o responsável por depositar aquilo que sabe em seus alunos.

Como deve ser o processo de alfabetização Segundo a BNCC?

Os alunos devem ser alfabetizados até o 2º ano – A BNCC indica que os estudantes devem ser alfabetizados entre o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o que significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.

O papel do professor no processo de Ensino e Aprendizagem

34 questões relacionadas encontradas

Como se dá o processo de alfabetização?

É o processo em que a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Ou seja, o desenvolvimento de competências quanto à memorização do alfabeto, ao reconhecimento das letras, à ligação entre sílabas e à formação de palavras, utilizando-as na leitura e na escrita.

Como se dá o processo de alfabetização na educação infantil?

Na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção ...

Como o professor deve alfabetizar na perspectiva do letramento?

A alfabetização na perspectiva do letramento consiste em ensinar a ler e escrever no contexto de práticas sociais de leitura e escrita. Em tal contexto “é falso o pressuposto de que a criança vai aprender a ler e escrever só pelo convívio com textos” (SOARES, 2003, p. 18).

Como o professor pode contribuir para tornar o processo de alfabetização mais significativo para os seus alunos?

A utilização do texto para a alfabetização em sala de aula é algo muito importante, onde o professor deve criar estratégias para ensinar de acordo com as características individuais de seus alunos, isso envolve leitura, produção de textos promovendo a alfabetização e também o letramento.

Qual a relação da proposta de Paulo Freire com o processo de alfabetização dos sujeitos?

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

O que deve fazer o professor alfabetizador?

Quais são as características de um bom alfabetizador? Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.

Quais são os saberes que um professor necessita ter para favorecer o processo de alfabetização segundo Magda Soares?

O alfabetizador é um profissional do ensino de línguas e, como tal, além do domínio e das técnicas pedagógicas deve possuir sólidos conhecimentos lingüísticos tanto da língua, enquanto meio de comunicação, quanto sobre a língua, enquanto objeto de análise.

Quais os saberes necessários ao professor alfabetizador?

Alfabetizar é tarefa complexa, envolve conhecimentos sobre o aluno, seu desenvolvimento e aprendizagem, sobre o objeto de ensino, a escrita, e também, sobre os procedimentos mais adequados para ensinar, visto que o cotidiano escolar é marcado por singularidades.

Qual é o papel do professor nos anos iniciais?

Nos dados empíricos o papel do professor dos anos iniciais é a formação integral da criança, com a ênfase para ensinar a ler, a escrever e a contar. A maior alegria consiste na interação com a criança, no constatar seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.

Qual deve ser o papel do professor?

Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.

Qual a importância do professor conhecer a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Qual a importância da mediação do professor no processo de alfabetização?

O professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” que leva seus alunos e constituir, inicialmente, e ampliar, dentro do possível para a faixa de escolarização, os conhecimentos registrados pela escrita. Quanto mais conhecimentos escritos eles dominam, maior seu grau de letramento.

Quais intervenções o professor pode usar para fazer uma criança avançar em suas hipóteses de leitura e escrita?

A discussão coletiva, depois das escritas individuais, em duplas ou outros agrupamentos, é outro tipo de intervenção interessante para o professor colocar em cena algum aspecto ou conteúdo relacionado à situação de leitura ou escrita.

Quais os principais desafios para que o professor alfabetizador promova práticas que contemplem uma alfabetização na perspectiva do letramento?

E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento:
  • Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula.
  • Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.

Como podemos definir alfabetização e letramento?

Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita. São processos complexos mas que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores.

Qual é o conceito de alfabetização e letramento?

Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Segundo Soares (2003), não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la.

Qual a importância do processo de alfabetização e letramento?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Quando se inicia o processo de alfabetização?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Quais são os saberes do professor?

Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.

O que é letramento docente?

Neste horizonte de entendimento, a idéia de letramento docente passa a significar uma condição necessária aos professores (sempre em formação), que se coloca como uma condição de realizar uma leitura de mundo e uma leitura da escola, como uma relação entre texto e contexto fundamental para a transformação da educação.

Artigo anterior
Porque o touchpad parou de funcionar?
Artigo seguinte
Quais personalidades mais raras?