O que é um cimento pozolânico?

Perguntado por: Letícia Neuza Vicente de Vicente  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

O Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos, como por exemplo ataque por sulfatos.

O que é um material pozolânico?

São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido a suas propriedades. Definição: Page 5 CONCEITUAÇÃO Page 6 POZOLANAS Os materiais pozolânicos são os mais utilizados como adições minerais. concreto.

Para que serve a pozolana no cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

O que é o efeito pozolânico?

O fato de a cinza apresentar efeito pozolânico significa que o material tem a capacidade de reduzir o calor de hidratação do cimento, de inibir a reação álcali-agregado, elevar a resistência ao ataque por cloretos e sulfatos, ou seja, resumindo, a pozolana é uma adição que eleva a durabilidade do concreto com relação a ...

Como se comporta a pozolana?

Pozolanas são substâncias naturais ou artifi- ciais, de composição silicosa ou sílico-aluminosa, que, não sendo por si sós cimentícias, reagem, po- rém, com hidróxido de cálcio à temperatura ambiente resultando em compostos com propriedades cimentícias.

COMO FUNCIONA O CIMENTO POZOLÂNICO EM ARGAMASSAS E CONCRETOS. (CP-II-Z E CP-IV)

31 questões relacionadas encontradas

O que é um material Silicoso?

Materiais silicosos ou sílico-aluminosos que têm pouco ou nenhum valor cimentíceo, mas, quando finamente subdivididos e na presença de umidade, reagem quimicamente com o hidróxido de cálcio à temperatura ambiente formando compostos com propriedades cimentíceas.

O que é pozolana material utilizado nas construções romanas?

Pozolana é o nome dado a todo tipo de material que desenvolve características de cimento na presença de cal. ... Misturadas e moídas com cal, elas se transformam em um material cimentício e foram utilizadas pelos romanos em grandes obras como o Coliseu, a partir de 65 depois de Cristo.

Quais efeitos as cinzas volantes trazem ao concreto?

Concretos com cinza volante tiveram menor resistência à abrasão superficial. O ensaio de ataque de sulfato evidenciou o primeiro estágio da penetração dos agentes expansivos nas amostras, mostrando a menor absorção de água após a exposição à substância.

O que é reação ou atividade Pozolânica quais seus efeitos sobre as propriedades do cimento?

7. O que é reação ou atividade pozolânica? Quais seus efeitos sobre as propriedades do cimento? É a reação dos materiais pozolânicos (quando moído finamente), com a cal hidratada liberada na hidratação do cimento, formando compostos cimentantes.

Qual a função do gesso na fabricação do cimento?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Para que serve o cimento cp4?

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.

Para que serve o cimento cp3?

Já o cimento CP III possui um uso diferenciado e um tanto quanto mais específico, este tipo de cimento pode e deve ser usada tanto na execução de obras de grande porte e agressividade como barragens, esgotos, pavimentação de estradas, pistas de aeroporto, quanto nas aplicações mais comuns de argamassas de assentamento ...

O que é CP II F 32?

Assim como os demais cimentos portland compostos, o CP II F é um tipo de cimento para uso e aplicação em geral . O CP II F-32 tem adição de fíler calcário, em teor entre 6 e 10% e não é o mais indicado para aplicação em meios muito agressivos. ...

O que é material Cimentante?

Ligante ou cimentante é um material pulverizado, que misturado com água ou exposto ao ar é capaz de endurecer por secagem ou por reações químicas específicas, aderindo-se às superfícies dos materiais colocados em contato como tijolos, brita, areia e armadura.

O que é um material Carbonatico?

Os materiais carbonáticos são rochas moídas, que apresentam carbonato de cálcio em sua constituição tais como o próprio calcário.

Qual é a composição do cimento?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Em que fase da produção do cimento é adicionada gipsita qual a sua função?

Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.

Qual a resistência do cimento cp4?

Devido às suas características, o CP IV, é indicado na concretagem de grandes volumes. Da mesma forma, por também ser pouco poroso, pode ser utilizado em locais expostos a água corrente. A sua resistência é de: 25 e 32 MPa.

Em que fase da fabricação do cimento é adicionado à gipsita?

A forma natural da gipsita é amplamente utilizada na fabricação de cimento Portland e na agricultura. Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 3 a 5 %, para retardar o tempo de pega do cimento.

O que significa cinza volante?

Cinzas volantes, ou cinzas de combustível pulverizadas, é a designação dada ao material obtido pela precipitação electrostática, ou captação mecânica em filtros de saco ou dispositivos semelhantes, das poeiras contidas no fumo produzido pela queima de combustível nas centrais termoeléctricas a carvão.

Quais os tipos de cimento existentes no mercado?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Qual tipo de cimento é ideal para se usar em estruturas com grande dimensão?

Nesse contexto, o Cimento Portland de Alto Forno CP III tem alta impermeabilidade, resistência à expansão e durabilidade. Ele pode ser utilizado em aplicações gerais, mas é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, obras submersas, entre outras.

Quais os tipos de adições minerais?

As adições minerais têm sido utilizadas como insumo para a construção civil de forma cada vez mais intensa nas últimas décadas, sendo grande parte delas composta por resíduos provenientes de siderúrgicas, usinas termelétricas, indústrias e mineradoras como a sílica ativa, cinzas volantes, escórias de alto-forno e ...

O que é uma adições minerais?

As adições minerais são materiais silicosos ou sílico alu- minosos, finamente moídos, que podem ser adicionados ao concreto em grande quantidades, na faixa de 20 a 100% da massa do cimento Portland, com o objetivo de melhorar as suas propriedades (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

O que é a Etringita como ela se forma?

A etringita forma-se nos primeiros momentos da hidratação do cimento, pela combinação de sulfatos disponíveis em solução aquosa e o aluminato cálcico (C3A) ou ferroaluminato cálcico (C4AF), sendo a sua reação de formação, uma das responsáveis pela pega e endurecimento do cimento.

Artigo anterior
Qual é a cor oposta do rosa?
Artigo seguinte
Qual grau de parentesco pode ser testemunha?