Qual o tema dos poemas Slam?

Perguntado por: Sara Pacheco Amorim  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (13 avaliações)

Homofobia, racismo, machismo e violência estão entre os temas abordados pelos poetas urbanos.

Quais os temas dos poemas do slam?

Os temas falam de questões políticas, econômicas e sociais relacionadas à periferia: racismo, feminismo, desemprego e violência contra a mulher são alguns deles. ;A gente cresce achando que a periferia é ruim, que é um espaço de criminalidade, de falta, de carência. Mas vai além disso.

Quais são as temáticas slam?

As batalhas de slam e seu circuito são também espaços de “gastação”, competição, troca e compartilhamento de experiências, “trampo”, “responsa”, possibilidade de ganho de dinheiro, “cura”, gestão das incertezas da vida cotidiana e, ainda, de produção futuros e de projetos de vida.

Qual é o objetivo principal do gênero poema slam?

A Slam Poetry é uma competição de poesia falada apresentada para o povo e traz questões da atualidade para debate. É um movimento social, cultural e artístico no mundo todo, em que poetas da periferia abordam criticamente temas como racismo, violência, drogas, entre outros.

Qual é o tema da poesia falada pelo Slammer?

“A oralidade é periférica”

Entre elas, questões que tratam de agressão e opressão a mulheres são constantes, bem como o racismo (no Brasil), a xenofobia (em Portugal) e a situação dos países africanos pós-independência e guerra civil.

SLAM- O que é? Como faz??

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da poesia slam?

Características do slam

Existem apenas três regras: as poesias devem ser autorais e não terem sido apresentadas em nenhuma outra batalha, devem durar no máximo três minutos e a performance deve contar apenas com a voz e/ou o corpo do poeta para se manifestar, sem usar adereços cênicos ou batidas musicais.

Qual é a linguagem utilizada no poema slam?

Na poesia Slam predomina a linguagem informal, pois essa é uma poesia falada, logo há mais espontaneidade e despreocupação com as normas gramaticais.

Qual é a diferença entre slam e poesia comum?

Qual é a diferença entre slam e poesia comum? Para o slam , nada disso é regra: a poesia é falada, e os artistas têm muito mais liberdade. Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop.

Qual a diferença entre o sarau é o slam?

“O slam é uma batalha também, mas é de poesia falada, que não precisa ser improvisada na hora. Pode até ser lida, inclusive, e tem suas regras bem específicas”. Ela conta que o sarau também é um espaço de poesia falada performada, mas sem competição ou nota.

Quem criou a poesia slam?

O slam é um molde de competição de poesias criada na década de 80 por Marc Smith em Chicago e que desembarcou no Brasil pelas mãos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop em 2008 (tendo como principal expoente a poeta, atriz, cantora e apresentadora Roberta Estrela D'Alva).

O que o slam retrata?

O disco, considerado um marco na história da música brasileira, retrata o cotidiano da periferia de São Paulo sob a perspectiva de temas como desigualdade social, racismo, encarceramento em massa, violência, desemprego e outros aspectos que fazem parte da crônica diária de territórios vulnerabilizados em todo o país.

Como funciona o slam?

Trata-se do Slam, um tipo de encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição. Nesses encontros, cada participante (também chamado de “slammer”) apresenta seus poemas autorais e um júri, escolhido entre o público presente, faz avaliações, dando notas que vão de 0 a 10.

O que é slam características?

Num slam são recitadas poesias de temas livres, mas verifica-se, ao longo do tempo, que grupos historicamente excluídos vêm se utilizando dessa expressão artística como forma de reivindicar seus lugares de direito, de dar visibilidade às suas lutas e se colocar como protagonistas de suas próprias histórias.

Qual é o significado da palavra slam?

De origem da língua inglesa, a palavra Slam que significa batida, uma onomatopeia do som do impacto – ou choque de superfícies, como por exemplo uma batida de porta – termo propício ao efeito que a expressão artística do Slam Poetry nos provoca.

Qual é a origem do termo slam?

Slam! A palavra é uma onomatopeia utilizada no inglês pra representar algo como um bater de palmas, e é o nome dado as batalhas de poesia que se espalham Brasil (e mundo) adentro. Adentro e abaixo, já que é nas periferias do hemisfério sul do mundo que essa ferramenta-comunidade-ação mais tem ganhado espaço.

O que é um sarau de poesia?

O Sarau de Poesias visa resgatar a cultura de recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, incentivar a produção de escrever poemas, desenvolvendo assim o interesse dos alunos pelos autores, escritores e, principalmente, motivar os alunos a conhecer a diversidade cultural presente na Língua Portuguesa.

Quem trouxe o slam para o Brasil?

Roberta Estrela D'Alva é atriz, MC, pesquisadora, cantora, apresentadora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e foi quem trouxe o slam para o Brasil.

Quanto tempo dura uma batalha de slam?

O slam tem algumas regras: autoria própria, duração máxima de até três minutos, não pode utilizar objetos cênicos e tampouco ter acompanhamento musical. No entanto, as performances corporal e de voz do poeta/poetisa são fundamentais.

O que diferencia o repente do slam?

Repentistas são poetas que, a partir de um mote (uma proposta), elaboram uma poesia de improviso. Slammers são os poetas que participam de desafios de slam com cantigas originais previamente preparadas ou elaboradas de improviso. São Paulo faz escola, 2020.

Quais são os principais poetas do slam?

Oito grandes participações de Slam no Manos e Minas
  1. Rafa Nunes. O poeta, escritor, slammer, roteirista e modelo de apenas 21 anos participou do programa em 2018.
  2. Sabrina Azevedo. ...
  3. Kuma França. ...
  4. Naruna. ...
  5. Lucas Koka. ...
  6. Bruno Negrão. ...
  7. Midria. ...
  8. Mel Duarte.

Como o slam pode impactar a vida dos jovens?

Segundo a historiadora e educadora popular Adenilde Petrina, de Juiz de Fora, os Slams se tornaram um importante espaço onde os jovens de periferia expressam sua visão de mundo, do cotidiano, ao mesmo tempo que é um grito de resistência e de denúncia.

Como o slam se espalhou pelo mundo?

Historicamente, essa modalidade de “batalhas” de poesia oral surgiu na década de 80 em Chicago, nos Estados Unidos. Espalhou-se pelas periferias de lá, conquistou países da Europa e se espraiou pelo mundo em competições nacionais e internacionais.

Por que o slam é conhecido como poesia de denúncia social?

Resposta: E uma forma de expressão. os temas falam que questões políticas econômicas e sociais relacionadas à periferia. racismo,feminismos desemprego e violência contra a mulher são alguns deles.

Quanto tempo os participantes têm para declamar um poema durante uma competição de slam?

Na disputa, inscrições são feitas na hora e cada participante tem três minutos para recitar sua poesia. Slam.

Como o slam pode impactar a vida das pessoas?

“O slam é um processo terapêutico, quase de cura mesmo. Os poetas são muito verdadeiros em relação às suas vivências. Tem gente falando sobre como foi violentada, sobre ter enfrentado a depressão, sobre opressões diárias. A gente cria um vínculo forte entre todos que estão ali”.

Artigo anterior
Qual é o feriado do Dia 3 de junho?
Artigo seguinte
Qual a maior atividade econômica de Alagoas?