O que é possuidor de má fé?

Perguntado por: Diego Hélder de Pinto  |  Última atualização: 21. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

Posse de má- – situação em que alguém sabe do vício que acomete a coisa, mas mesmo assim pretende exercer o domínio fático sobre esta. Neste caso, o possuidor nunca possui um justo título.

O que é posse de boa-fé e de má-fé?

47: “Possuidor de boa fé é aquele que está na convicção de que a coisa por ele possuída, de direito lhe pertence. Ao contrário, de má fé se diz o possuidor que sabe não lhe assistir direito para possuir a coisa”; e por GONÇALVES, Carlos Alberto. Direito civil brasileiro: direito das coisas.

Quem pode ser considerado possuidor?

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Qual o tipo de benfeitoria que o possuidor de má-fé deve ser indenizado?

O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando puder, sem detrimento da coisa.

Quais os poderes do possuidor?

Em regra, o simples possuidor só pode usar e fruir. O poder de disposição da coisa (alienar, gravar, consumir, destruir) é inerente ao titular do domínio. O possuidor pode ceder seus direi- tos sobre determinadas posses e comportar-se como dono (animo domini), usando e alteran- do livremente a coisa.

AULA 15 CLASSIFICAÇÃO DA POSSE - BOA-FÉ E MÁ-FÉ

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os direitos do possuidor?

O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Não obsta à manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.

Qual a diferença entre proprietário e possuidor?

Em primeiro lugar, portanto, possuidor é uma situação de fato, enquanto a propriedade é o direito. Isso porque, como você viu, o possuidor exerce funções semelhantes às do proprietário, apenas enquanto está na posse fática do imóvel.

Em que situações o possuidor pode ser obrigado a indenizar terceiros?

Quando mais de uma pessoa se disser possuidora, manter-se-á provisoriamente a que tiver a coisa, se não estiver manifesto que a obteve de alguma das outras por modo vicioso. O possuidor pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era.

Quais são os direitos que o possuidor de má-fé tem em relação as benfeitorias?

O Código Civil assegura ao possuidor de má-fé apenas o ressarcimento das benfeitorias necessárias, ou seja, aquelas que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.”

Quem pode pedir a restituição da posse?

Quem tem direito à reintegração de posse? O direito à reintegração de posse é reservado ao legítimo possuidor ou proprietário de um imóvel que foi privado de sua posse de forma indevida, seja por invasão, esbulho ou retenção. A ação visa restaurar o controle do bem ao seu detentor original.

Quais documentos comprovam a posse?

Introdução
  • Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
  • Pagamento de IPTU. ...
  • Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  • Comprovação de Residência. ...
  • Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  • Registro Fotográfico e Documental.

Quem tem a posse é dono?

Ou seja, a posse é a exteriorização da propriedade, é uma conduta de dono, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário.

O que interrompe a posse mansa e pacífica?

Posse 'mansa e pacífica' é justamente o oposto a posse violenta. “Mansa” é aquela que se obteve sem oposição do antigo possuidor, e “Pa- cífica” é aquela que se manteve sem contestação.

Quando a posse se torna de má-fé?

Sob a égide do Código Civil no artigo 1.201, onde salienta que a posse de má-fé se apresenta quando o possuidor conhece o vicio ou meio impeditivo que torne a aquisição da coisa.

É possível uma posse justa mas de má-fé?

É o que se vê em: “Em regra, a posse justa é uma posse de boa-fé, mas nada impede que haja uma posse justa qualificada pela má-fé” (PINTO, 2011, p. 505). E ainda: “Nem sempre se confundem os conceitos de posse justa e posse de boa-fé. Um possuidor de boa-fé pode ter posse injusta.

É possível que uma posse de má-fé seja uma posse justa?

Dessa forma, é possível que coexista a posse justa qualificada pela má-fé. Além disso, nada impede que a posse seja qualificada como injusta e de boa-fé (FARIAS; ROSENVALD, 2014).

É correto afirmar que o possuidor de má-fé?

responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, a partir do momento em que ingressou na posse do imóvel, mesmo se inicialmente de boa-fé.

Quem é o possuidor?

Enuncia tal comando legal: “Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”.

Como se dá a perda da posse?

Perde-se a posse quando se perdem os poderes fáticos sobre a coisa.

Como o possuidor pode defender sua posse?

O possuidor pode defender sua posse até mesmo sem a intervenção jurisdicional, mantendo-a ou restituindo-a por força própria, desde que utilize, de imediato, atos de defesa ou de desforço, que não extrapolem o indispensável à proteção da posse (arts. 1210, caput e § 1º, e 1224, do Código Civil).

Quanto tempo demora um processo de reintegração de posse?

Duração do processo

Se for o caso de uma medida liminar, para o juiz decidir sem ouvir a parte contrária, a decisão pode sair entre 24 a 48 horas da distribuição da ação, podendo ser proferida em questão de horas, dependendo do caso.

O que garante a posse do imóvel?

A posse de um imóvel é dada a alguém que tem o exercício ou não de alguns poderes inerentes à propriedade. Ou seja, é conferida a quem usufrui do imóvel de diferentes formas. E para que alguém, de fato, tenha direitos sobre um imóvel, é necessário entrar com um processo conhecido como usucapião.

Quem tem direito a posse de um imóvel?

A posse do imóvel é dada ao proprietário que possui um imóvel registrado em cartório, de forma legal. Para ter a posse de um imóvel é necessário que tudo esteja comprovado conforme às legislações vigentes.

Qual é a lei de posse?

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

O que é a posse injusta?

A posse justa é aquela que não tem vícios objetivos, sendo obtida de acordo com as previsões legais e sem nenhuma complicação jurídica. Já a posse injusta possui algum dos chamados "vícios objetivos", quais sejam: a violência, a clandestinidade e a precariedade.

Artigo anterior
Qual o salmo para aliviar o coração?
Artigo seguinte
Quem são os pretos velhos de Omulu?