Qual o sufixo usado na nomenclatura oficial do Enol?

Perguntado por: Irina Jesus Coelho  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

PREFIXO + INFIXO + OL
Lembrando que as únicas diferenças entre a nomenclatura dos alcanos e a dos enóis é que o infixo (tipo de ligação) dos enóis é “en”, pois possui uma dupla ligação, e o sufixo é “ol” indicando a presença da hidroxila.

Como nomear enol?

Para realizar a nomenclatura dos enóis, devemos utilizar a seguinte regra:
  1. Prefixo Infixo.
  2. do número + relacionado com a + ol.
  3. de carbonos dupla ligação (en)
  4. na cadeia principal.
  5. OBS.: É fundamental indicar a posição da ligação dupla antes do termo en e a posição do grupo OH antes do termo ol.
  6. Prop-1-en-2-ol.
  7. Pent-1-en-1-ol.

Como identificar o enol?

Com a fórmula em mente, está na hora de conhecer a nomenclatura do enol. Da mesma forma que os álcoois, os enóis devem ser precedidos pelo prefixo que tenha relação com o número de carbonos da cadeia em questão, pelo infixo que indica o tipo de ligação, sempre terminados em -ol.

Qual a estrutura do enol?

Em química orgânica, enol é uma função orgânica caracterizada por uma hidroxila ligada a um carbono com hibridação sp². É um alceno que possui um grupo hidroxila unido a um dos átomos de carbono insaturado, de cadeia alifática.

O que significa o sufixo ol?

A nomenclatura oficial dos álcoois segue as mesmas regras estabelecidas pela IUPAC para os hidrocarbonetos, com apenas uma diferença: como o grupo funcional é diferente, o sufixo é “ol” no lugar de “o”, que é o usado para os hidrocarbonetos.

Nomenclatura dos Enóis

27 questões relacionadas encontradas

Qual a função oxigenada cujo sufixo e Ol?

De acordo com a IUPAC, -oico é o seu sufixo, o qual indica a função orgânica dos ácidos carboxílicos.

Qual o nome do CH3 CH3?

- CH3CH3 - etano (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função hidrocarboneto); - CH2CH2 - eteno (2 átomos de carbono, ligação dupla na cadeia, função hidrocarboneto); - CHCH - etino (2 átomos de carbono, ligação tripla na cadeia, função hidrocarboneto);

Qual a diferença estrutural entre o álcool fenol é enol?

Álcoois: diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples. Fenóis: no caso dos fenóis, a hidroxila está ligada diretamente ao anel benzênico. Note que apesar de o carbono ser insaturado, nos enóis a cadeia tem que ser aberta.

Qual é a função do éter?

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

Quais compostos são álcoois?

Álcoois são compostos formados por hidroxilas ligadas a átomos de carbono saturados. Os principais álcoois são o etanol e o metanol.
...
Classificação
  • Primários quando ligados a apenas um átomo de carbono.
  • Secundários quando ligados a dois átomos de carbono.
  • Terciários quando ligados a três átomos de carbono.

Como identificar um Aldeido?

Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável.

O que é o Hidroxibenzeno?

O hidroxibenzeno, também conhecido como fenol, benzenol, ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico e mono-hidroxibenzeno, é um dos compostos aromáticos mais simples. ... Contudo, o fenol pode ser produzido da oxidação parcial do benzeno, pelo processo do cumeno (isopropilbenzeno) ou pelo processo Raschig-Hooker.

O que é a função álcool?

Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações.

Como fazer a nomenclatura dos hidrocarbonetos?

De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
  1. Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;
  2. Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;
  3. Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

O que é éter e exemplos?

álcool + álcool → éter + água

Exemplos: Os éteres mais simples, tais como o metoximetano e o metoxietano são gasosos, enquanto os demais são líquidos e, em geral, voláteis. Esses compostos são mais aplicados como solventes em reações orgânicas e para extrair essências, óleos e gorduras.

Porque o éter faz desmaiar?

Por que o éter, quando inalado, faz com que a pessoa desmaie? Porque ele é capaz de “desligar” as regiões do cérebro que mantêm a pessoa consciente. Graças a essa qualidade, o éter foi um dos primeiros anestésicos a ser usado no final do século passado.

Onde se encontra o éter?

O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utiizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas.

Como diferenciar álcool e fenol?

A grande diferença entre um fenol e um álcool é o carbono ao qual a hidroxila se encontra ligada. Nos fenóis, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono do anel aromático, enquanto que nos álcoois, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono saturado (que não apresenta dupla ou tripla ligação).

O que é h3c CH3?

Os alcadienos, também conhecidos como “dienos”, são classificações de hidrocarbonetos – elementos formados apenas por moléculas de carbono e hidrogênio, com estrutura de cadeia aberta, composta por duas ligações duplas de átomos de carbono.

Qual o nome do composto CH3 CH CH2 CH3 )- CH CH Oh pela IUPAC?

02 C O nome oficial do composto CH3 — CH2 — CH2 — C — OH O é ácido butanoico. e fórmula molecular C5H10O.

Quais são as funções oxigenada?

Esta subseção aborda as funções oxigenadas, que incluem álcoois, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres e éteres. As funções oxigenadas são formadas por compostos orgânicos que, além de apresentarem átomos de carbono e hidrogênio, possuem grupos funcionais com a presença do oxigênio.

Como saber a função oxigenada?

As funções oxigenadas englobam os compostos orgânicos que apresentam grupos funcionais com a presença de carbono, hidrogênio e oxigênio – o terceiro elemento mais abundante. Em consequência disso, são categorizadas como: álcool, fenol, enol, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico e éster.

Quais são as principais funções oxigenada?

As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster. As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Qual é o grupo funcional do álcool?

O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.

Artigo anterior
Quanto choveu em SP em janeiro 2022?
Artigo seguinte
Qual os peixes de água doce?